Foi apresentado recentemente o novo SUV da Jaguar, denominado Jaguar E-PACE, ratificando a implantação, em escala mundial, de uma nova categoria de veículos. Exatamente os SUV, carros que, a partir de uma maior altura do solo, vem de encontro aos desejos de muitos motoristas, notadamente mulheres (mas também muitos homens apreciam este detalhe). O de sentar em posição mais alta e ter assim certo domínio do trânsito, em qualquer situação, além de poderem trafegar em pisos esburacados, ou quanto menos irregulares, sem maiores preocupações.
Naturalmente cada montadora tem escolhido, dentro da variedade de projetos possíveis, aqueles que mais se adaptam a seus critérios e aspectos distintivos de sua marca. Assim a Jaguar tem se especializado em produzir SUV com comportamente dinâmico e respostas esportivas, como a tradição da marca recomendava.
O primeiro foi o F-PACE, apresentado em 2015, e agora surge o E-PACE, mais compacto e mais acessível quanto ao preço, mas conservando todas as qualidades de seu irmão maior.
Assim o motorista pode personalizar as configurações de resposta ao volante, aceleração e mudança de marchas de acordo com suas preferências. E isso, aliado à presença de uma eficiente tração nas quatro rodas, permite, através da “Active Driveline”, atuar apenas com tração traseira em condições normais enquanto em apenas 3 décimos de segundo aciona a tração nas quatro rodas quando as condições de piso assim exigirem.
Por outro lado, o torque atuante no eixo traseiro é distribuído para as rodas de forma independente, de acordo com a aderência disponível. Isso é obtido pela ação das duas embreagens multidiscos banhadas a óleo que atuam sobre os dois eixos transmissão traseira e são controladas de forma separada.
Além desses aspectos técnicos, o E-PACE tem vários interessantes itens de segurança e conforto, como um painel que permite a projeção a laser, no para-brisa, de 66% mais informações do que ocorria nas versões precedentes. Ou uma câmara integrada no sistema de frenagem automática de emergência, que tanto detecta a presença de pedestres como mantém o veículo trafegando na mesma faixa.
Interessante, ainda, o sistema de chave inteligente, denominado “Activity Key”. Trata-se de um sistema, já presente no F-PACE, em que uma pulseira, totalmente à prova de água e choque, permite deixar o carro trancado, com a chave dentro. E mesmo que o carro seja arrombado, ele ficará travado, somente poderá ser destravado com a presença da pulseira. Uma solução interessante para quem vai à praia, faz trilha ou anda de bicicleta mas não quer carregar consigo a chave do carro. E vale ainda lembrar que o E-PACE tem uma capacidade de reboque de até 1.800 kg. ideal para quem deseja transportar uma carreta com animais grandes ou até mesmo pequenos barcos.
Este E-PACE, que pode ser altamente personalizado, será vendido em quatro versões :
E-PACE 249 cv R$ 222.330
E-PACE R Dynamic S 249 cv R$ 246.750
E-PACE Fisrt Editon 249 cv R$ 275.900
E-PACE R Dynamic SE 300 cv R$ 278.080
de uma ótima transmissão ZF de 8 marchas (como nos demais modelos da Jaguar)