Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

A festa está chegando em Abu Dhabi

por Claudio Carsughi 24/11/2017
por Claudio Carsughi 24/11/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Campeonato Mundial de F1 já tem sua festa de encerramento preparada : será domingo no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi.
A corrida apresenta várias características próprias, a começar pelo fato da largada ocorrer ao final da tarde e a chegada à noite, o que faz mudar as condições da pista, pois sua temperatura vai progressivamente diminuindo. E isto altera a aderência, coisa que deve ser levada na devida conta pelos técnicos ao escolherem o acerto aerodinâmico. Um acerto que não pode privilegiar nem a aderência em curva nem a velocidade máxima nas retas, mas deve obedecer a um compromisso entre as duas opostas necessidades.
Para isso os técnicos deverão ainda levar em conta o reduzido desgaste dos pneus, pois a superfície é bem lisa, e o fato da Pirelli disponibilizar seus compostos mais macios (macios, supermacios e ultramacios). Se somarmos a isso tudo a dificuldade em ultrapassar, é fácil deduzir que os treinos, notadamente o último, válido para a formação do grid de largada, serão muito importantes para definir o desfecho da corrida.
Naturalmente Hamilton e sua Mercedes serão os alvos a serem batidos por todos os demais concorrentes, notadamente Ferrari e Red Bull, mas não se pode deixar de dar, ao atual campeão, certo favoritismo antecipado. De toda forma teremos muitas disputas e o espetáculo não deve decepcionar ninguém.
Cabe ainda lembrar que neste mesmo circuito teremos, terça e quarta-feira, duas sessões de testes de pneus quando todas as equipes finalmente conhecerão os pneus que poderão utilizar em 2018. Uma oportunidade que, no caso da McLaren, estava prevista para logo após o GP do Brasil, numa sessão que foi cancelada pela Pirelli pela falta de segurança na cidade de São Paulo, sobretudo nas imediações de Interlagos. O que, convenhamos, não constitui novidade alguma, pois os assaltos a mão armada às equipes de F1 são – infelizmente – uma constante do GP do Brasil.

FerrariGP Abu DhabiHamiltonMercedesRed Bulltestes pneusYas Marina
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
E-PACE, o novo SUV da Jaguar
Próximo
Um dilema chamado Alex Muralha

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?