Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

GP da Bélgica: Verstappen vence após largar em 6º e Pérez completa dobradinha da Red Bull

por Gabriella Carsughi 30/07/2023
por Gabriella Carsughi 30/07/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Verstappen e Perez no GP da Belgica

Verstappen e Pérez fazem dobradinha da Red Bull na Bélgica (Foto: Getty Images/RBCP)

O último Grande Prêmio antes da pausa para as férias de verão da Fórmula 1 teve como grande vencedor Max Verstappen. Largando da 6ª posição – pagando punição de 5 posições no grid por troca da caixa de câmbio -, o piloto pôde comemorar sua sua 8ª vitória seguida na temporada (ou 10ª, se levar em consideração as Sprint Races) nesse GP da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps.

Antes da largada, o Race Control havia soltado uma previsão de 40% de chance de chuva durante a corrida, que tinha 44 voltas programadas. Isso até se efetivou, mas foi muito leve comparado ao clima nos dias anteriores.

Quem largou da pole foi Leclerc, posição herdada pela punição de Verstappen. O monegasco conseguiu segurar sua colocação na largada, com um tempo de reação de 0.13s contra 0.15s de Pérez, que também largou da primeira fileira. O piloto da Ferrari assegurou a liderança até a curva 4, quando o mexicano da Red Bull pegou velocidade e o ultrapassou na reta.

Já na volta 2, Verstappen era 4º após um incidente na largada envolvendo os dois pilotos à sua frente. Sainz espremeu Piastri no muro e ambos tiveram danos no carro, sendo que o australiano logo abandonou em pista, causando uma rápida bandeira amarela, enquanto o espanhol foi mais longe e trouxe o carro de volta à garagem da equipe na volta 25.

Drama at the start ?

Perez powers past Leclerc while Piastri and Sainz tangle at Turn 1 #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/sXBKlr5H6Z

— Formula 1 (@F1) July 30, 2023

Demorou um pouco mais que o previsto para Verstappen assumir a liderança da corrida, o que só aconteceu na volta 14 quando Pérez fez sua primeira parada, trocando do composto macio para o médio. Na volta seguinte, foi a vez do holandês ir com a mesma estratégia. Ele voltou em P2, mas ultrapassou Pérez já na volta 17 e foi traçando seu caminho rumo à mais uma vitória.

Na metade da corrida, com a chuva já sendo reportada na pista, alguns pilotos tomaram uma estratégia que parecia arriscada aos olhos dos espectadores: Stroll e Russell foram para o box para colocar pneus macios. Mas chuva foi leve e logo passou, vendo-se que as previsões das equipes estavam certas e a pista não molhou o suficiente para colocar pneus intermediários.

A partir da 28ª volta, os pilotos do top 5 começaram a ir para seus segundos pit stops. Hamilton, o primeiro a parar, era P4 e voltou em P5 após colocar pneus macios, mas na mesma volta conseguiu ultrapassar Alonso e retomar sua colocação; Leclerc também colocou o composto macio e voltou na mesma posição de antes, P3; o mesmo para Pérez, Verstappen e Alonso, que seguiram em suas respectivas posições até cruzarem a linha de chegada.

Verstappen e seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, começaram a trocar algumas farpas no rádio. Tudo começou na volta 15, quando o holandês questionou se ele e Pérez iriam com a mesma estratégia de pneus, recebendo a resposta de Lambiase para apenas seguir as instruções dele e usar a cabeça. Após o segundo pit stop do atual campeão, a mensagem do engenheiro no rádio se repete: “esses pneus tiveram muita degradação no primeiro stint, eu pediria que você usasse um pouco mais sua cabeça”.

Lewis Hamilton - GP da Belgica

Hamilton fez a volta mais rápida da corrida e acumulou um ponto extra (Foto: Jiri Krenek)

Na penúltima volta, Hamilton, sem ter muito a perder, decide fazer um movimento muito inteligente e que faria a diferença na sua classificação no campeonato, já que está de olho na 3ª colocação de Alonso: parar para colocar pneus médios e buscar o ponto extra da volta mais rápida. Dito e feito, o heptacampeão voltou na mesma colocação e cravou sua última volta em 1:47.305. Com isso, ele está a apenas 1 ponto de Alonso no mundial.

Alguns destaques dessa corrida foram Alonso, que foi parar na brita durante a Sprint Race de sábado e abandonou a corrida, mas hoje finalizou em P5; Ocon, que vem de dois DNFs seguidos, mas terminou na zona de pontuação hoje e Tsunoda, que vem fazendo o possível com o carro fraquíssimo que tem (lembrando que a AlphaTauri ocupa o último lugar no campeonato de construtores) e acumulou mais um ponto para a equipe hoje.

Podio do GP da Belgica 2023

Leclerc completa o pódio do Grande Prêmio da Bélgica (Foto: Getty Images/RBCP)

Confira o resultado completo do GP da Bélgica:

1- Max Verstappen
2- Sergio Perez (+22.305s)
3- Charles Leclerc (+32.259s)
4- Lewis Hamilton (+49.671s)
5- Fernando Alonso (+56.184s)
6- George Russell (+63.101s)
7- Lando Norris (+73.719s)
8- Esteban Ocon (+74.719s)
9- Lance Stroll (+79.340s)
10- Yuki Tsunoda (+80.221s)
11- Pierre Gasly (+83.084s)
12- Valtteri Bottas (+85.191s)
13- Zhou Guanyu (+95.441s)
14- Alexander Albon (+96.184s)
15- Kevin Magnussen (+101.754s)
16- Daniel Ricciardo (+103.071s)
17- Logan Sargeant (+104.476s)
18- Nico Hulkenberg (+110.450s)
NC- Carlos Sainz (DNF)
NC- Oscar Piastri (DNF)

A Fórmula 1 estará de volta em 27 de agosto para o Grande Prêmio da Holanda, que será disputado no circuito de Zandvoort após as férias de verão da categoria!

Confira como está a tabela do Campeonato Mundial antes da pausa da Fórmula 1:

1- Max Verstappen (Red Bull Racing) – 314 pontos
2- Sergio Perez (Red Bull Racing) – 189 pontos
3- Fernando Alonso (Aston Martin) – 149 pontos
4- Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) – 148 pontos
5- Charles Leclerc (Scuderia Ferrari) – 99 pontos
6- George Russell (Mercedes-AMG) – 99 pontos
7- Carlos Sainz (Scuderia Ferrari) – 92 pontos
8- Lando Norris (McLaren) – 69 pontos
9- Lance Stroll (Aston Martin) – 47 pontos
10- Esteban Ocon (Alpine) – 35 pontos
11- Oscar Piastri (McLaren) – 34 pontos
12- Pierre Gasly (Alpine) – 22 pontos
13- Alexander Albon (Williams) – 11 pontos
14- Nico Hulkenberg (Haas) – 9 pontos
15- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 5 pontos
16- Zhou Guanyu (Alfa Romeo) – 4 pontos
17- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 3 pontos
18- Kevin Magnussen (Haas) – 2 pontos
19- Logan Sargeant (Williams) – 0 pontos
20- Nyck De Vries (AlphaTauri) – 0 pontos
21- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – 0 pontos

AlonsoF1FerrariFórmula 1GP da BélgicaHamiltonLeclercMcLarenOconPerezpiastriRed BullSainzSpaspa FrancorchampstsunodaVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Mitsubishi L200 Triton vem mais potente e com novo visual
Próximo
Ford F-150 Lariat é enorme, mas boa de guiar

Você também pode gostar...

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

F1: Verstappen e Pérez participam de bate-papo com o público no Heineken Village

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Carros da China dominam México com ajuda da GM

    08/05/2025
  • 2

    Novo motor mostra evolução do Jeep Commander

    07/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China