Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

F1: Leclerc herda pole de Verstappen e largará na frente no GP da Bélgica

por Gabriella Carsughi 28/07/2023
por Gabriella Carsughi 28/07/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Quali - GP da Belgica

Verstappen faz a pole, mas Leclerc herda já que o holandês tem punição a pagar no domingo (Foto: Reprodução/Twitter @F1)

Uma manhã chuvosa no circuito de Spa-Francorchamps não trazia previsões otimistas para o fãs da F1. Guarda-chuvas abertos, pista molhada e muito spray não permitiram muitas ações em pista no TL1.

Até mesmo a classificação dessa sexta-feira, já que se trata de um fim de semana com corrida Sprint (clique aqui para saber como funciona o formato), estava em jogo caso as condições continuassem assim. A FIA chegou a informar às equipes que, caso não fosse possível a realização do quali, a ordem do campeonato de pilotos definiria o grid de largada de domingo – e não o TL1, para que não se tornasse uma sessão competitiva.

Mesmo assim, alguns pilotos arriscaram fazer algumas voltas na pista, sempre com pneus de chuva. Após 30 minutos de classificação, uma bandeira vermelha foi acionada por uma aquaplanagem e batida leve de Sargeant contra as barreiras. Os próximos minutos foram de chuva intensa, então só próximo ao final do cronômetro alguns pilotos voltaram para uma última volta e alguns nem conseguiram marcar tempo.

FP1 CLASSIFICATION

Sainz tops a sodden first practice in Spa #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/PQU5Wb0iQM

— Formula 1 (@F1) July 28, 2023

Contrariando as prognósticos, a classificação tomou conta do circuito na tarde de hoje. O início sofreu um atraso de 10 minutos e apesar do spray e pista molhada continuarem a ser um fator, o Sol raiou!

Q1

Os pneus intermediários foram a escolha para o Q1, que se iniciou sem chuva. Com a pista ainda molhada, os pneus slick não eram uma opção.

Após as primeiras voltas, quem ocupou o topo da tabela foi Russell. O piloto fez uma ótima corrida de recuperação na Hungria após se classificar em P18 e buscava um resultado melhor na classificação de hoje.

Com pouco mais de 10 minutos restantes, Norris escapou e foi parar na brita. Só não teve maiores danos porque existe uma área de escape asfaltada no final da curva 15, o que o permitiu voltar imediatamente para a pista.

Norris runs off into the gravel!

He manages to steer his way back onto the track#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/zBMVo6vE17

— Formula 1 (@F1) July 28, 2023

Quando o cronômetro já estava zerado, os pilotos ainda vinham finalizando suas voltas. Leclerc estava na zona de eliminação, mas conseguiu fazer o melhor tempo com 1:58.300, assegurando seu lugar no Q2 em P1, seguido de Verstappen em P2 e Hamilton em P3.

Ricciardo, que fez sua reestreia na Fórmula 1 no GP passado, substituindo De Vries que foi demitido da AlphaTauri, teria passado para a próxima sessão se sua volta não tivesse sido deletada por ultrapassar os limites de pista na curva 4.

Os eliminados do Q1 foram: Albon (+0.294s do P15), Zhou (+0.812s), Sargeant (+1.515s), Ricciardo (+2.139s) e Hulkenberg (+3.146s).

Q2

Com apenas 2 minutos passados do início do Q2, Piastri informa no rádio que o momento de colocar os pneus slick estava próximo, já que as condições da pista tinham evoluído bastante.

Pouco tempo depois, Bottas é o primeiro a colocar isso em prática, escolhendo os pneus macios. A partir daí, os demais pilotos também seguem a mesma linha e começou-se uma nova “fase” para aquela sessão.

Na entrada da curva 9, Ocon perdeu o controle do carro e bateu nas barreiras, ficando com um pedaço da asa dianteira pendurado. Pouco tempo depois, foi a vez de Magnussen estampar o carro no mesmo local. Com a pista ainda úmida, colocar os pneus slick e sair qualquer centímetro da linha seca pode custar caro aos pilotos.

An abrupt end to Esteban Ocon's qualifying after this moment with the barriers ?#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/X9JuevdLA3

— Formula 1 (@F1) July 28, 2023

Por pouco Verstappen não fica fora, já que finalizou o Q2 em P10. O holandês não fez uma boa volta final e chegou a reclamar no rádio que a estratégia deveria ter sido de duas voltas rápidas seguidas, como ele havia sugerido. Ele recebeu uma resposta direta de seu engenheiro, que disse: “ok, e então, quando a pista estivesse dois segundos mais rápida para a sua última volta e você não tivesse mais energia sobrando, como teria sido?”

GP ?: "Slowly getting used to it, Max" ?

GP versus Max on the radio in stressful situations will never get old ?

We're glad to see they found a happy understanding in the end! ?#BelgianGP #F1 @redbullracing pic.twitter.com/Sz8aP727El

— Formula 1 (@F1) July 28, 2023

Os eliminados do Q2 foram: Tsunoda (+0.364s do P10), Gasly (+0.887s), Magnussen (+1.376s), Bottas (+1.910s) e Ocon (+3.588s).

Q3

O início da última parte da classificação foi atrasado em alguns minutos para a limpeza dos detritos deixados na pista pelas batidas de Ocon e Magnussen.

Para a sessão final, curiosamente só haviam duplas da mesma equipe. Os dois carros da Red Bull, Mercedes, McLaren, Ferrari e Aston Martin foram os que disputaram o Q3.

As duas Aston Martin não mostraram – e não vem mostrando nas últimas corridas – um ritmo animador no quali de hoje, se contentando com Alonso em P9 e Stroll em P10. Comparado ao início de temporada muito forte que tiveram, chegando a ser a segunda força do campeonato, não é um resultado a se comemorar.

Verstappen - Quali GP Belgica

Foto: Reprodução/Twitter @F1

Leclerc fez uma classificação forte, chegando a ficar com a pole provisória. Mas Verstappen claramente não estava contente com a performance no Q2 e deu uma cartada final: 1:46.168 foi o seu último tempo marcado, alcançando o P1 e colocando-se a 8 décimos de vantagem do P2, o monegasco da Ferrari, e conquistando mais uma pole.

Como o atual campeão mundial fez a sua 5ª troca da caixa de câmbio da temporada, ele sofrerá uma punição de 5 posições no grid de largada de domingo e, portanto, partirá de P6. Com isso, Leclerc herdou a pole position e larga na primeira colocação, com Pérez fechando a primeira fileira.

Leclerc - Quali GP da Belgica

Foto: Reprodução/Twitter @ScuderiaFerrari

Já Hamilton, que havia cravado a pole no GP da Hungria, se classificou em 4º mas sairá da 3ª colocação, logo à frente de Sainz.

Vale lembrar que o resultado da classificação de hoje é para a corrida de domingo. A partir das 7h da manhã desse sábado acontece a Sprint Shootout, o quali da Corrida Sprint, que tem sua largada programada para as 11h30 do mesmo dia.

Confira o resultado completo da classificação para o GP da Bélgica:

? QUALIFYING CLASSIFICATION ?

Charles Leclerc inherits pole position from Max Verstappen due to a 5-place grid penalty #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/TQ3xuxvNz9

— Formula 1 (@F1) July 28, 2023

Já o grid de largada, com as devidas punições já aplicadas para Verstappen e Magnussen (que foi penalizado em 3 posições por atrapalhar Leclerc no Q2), ficará assim:

The starting line-up for Sunday! ?

Max Verstappen qualified fastest, but a gearbox change means he takes a five-place grid penalty and starts from P6

Kevin Magnussen has received a three-place grid penalty for impeding Charles Leclerc during qualifying#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/v3m7QVSfFe

— Formula 1 (@F1) July 28, 2023

F1FerrariFórmula 1GP da BélgicaLeclercPerezRed Bullspa FrancorchampsVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Seres 3: SUV elétrico estreia no Brasil a partir de R$ 220 mil
Próximo
Dia do motorista: assistências e comandos podem gerar distrações

Você também pode gostar...

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

F1: Verstappen e Pérez participam de bate-papo com o público no Heineken Village

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Novo motor mostra evolução do Jeep Commander

    07/05/2025
  • 2

    Carros da China dominam México com ajuda da GM

    08/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China