Max Verstappen se isola cada vez mais na liderança do campeonato de 2023 da Fórmula 1! Com a vitória nesse Grande Prêmio da Hungria, sendo sua 9ª da temporada, o holandês aumenta sua vantagem para 281 pontos contra 171 de Pérez. Antes, 99 pontos separavam os companheiros de equipe, mas agora são 110.
A Red Bull também quebra um recorde que anteriormente pertencia à McLaren em 1988. São 12 corridas seguidas sendo vencidas pela equipe austríaca.
A corrida foi disputada em 70 voltas e a temperatura média da pista estava em 50ºC na largada. Mesmo assim, apenas dois pilotos largaram de pneus duros, os que deviam uma corrida de recuperação após uma classificação frustrante: Russell, que largou em P18 e Pérez, que largou em P9.
Hamilton, que havia conseguido a pole position no sábado após superar Verstappen por 3 milésimos, não largou bem. Ele saiu na frente na largada, mas não resistiu ao ataque de Verstappen na curva 1 e acabou perdendo posições para as McLarens de Piastri e Norris também. Aliás, ótima largada do australiano, que subiu duas posições ainda na volta 1 e se colocou em P2.
Verstappen supera Hamilton na largada do GP da Hungria. Piastri e Norris também superam britânico da Mercedes. #F1naBand pic.twitter.com/mbmT5yBotz
— Esporte Na Band (@esportenaband) July 23, 2023
Enquanto isso, um strike acontecia no fundo do grid. Zhou havia se classificado em P5 mas não fez uma boa largada, caindo para o meio do pelotão. Na freada da curva 1, ele atingiu a traseira de Ricciardo, que acabou tocando no carro de Ocon. O francês, por consequência, atingiu seu companheiro de equipe Gasly e o resultado foi o abandono precoce dos dois pilotos da Alpine, assim como havia acontecido na corrida passada, no GP da Grã-Bretanha.
Replay da largada mostra confusão criada por Zhou, que bateu em Ricciardo, que bateu nos carros da Alpine… que abandonaram#F1naBand pic.twitter.com/QERiG6Tryz
— Esporte Na Band (@esportenaband) July 23, 2023
A janela dos pit stops foi inaugurada por Albon logo na volta 9, trocando de pneus médios para duros. Logo em seguida, Stroll, Tsunoda e Bottas foram pela mesma estratégia, sendo que os dois primeiros haviam largado com os compostos macios.
Na volta 14, Verstappen já havia aberto 5.2 segundos de vantagem sobre Piastri.
A partir da volta 16, os pilotos do top 10 começaram suas paradas. Com Pérez chegando próximo dele para disputar o P6, Sainz disse no rádio “se eu ver que Checo vai me ultrapassar, eu vou pro box”. E assim fez com o aval da equipe, trocando o jogo de macios por pneus duros. Hamilton seguiu a mesma linha, assim como Leclerc, Norris e Piastri.
Agora, com uma boa distância do segundo colocado, foi a vez de Verstappen fazer sua parada. Eram quase 23 segundos à frente de Pérez, o P2 naquele momento. A vantagem era tanta que deu tempo de trocar seus pneus médios para duros e ainda voltar na mesma posição com um gap de 2.8 segundos. O mexicano, que vinha com outra estratégia, parou na volta seguinte e optou por pneus médios.
LAP 24/70
Verstappen pits for hard tyres. It's a slick stop by Red Bull and the Dutchman retains the lead #HungarianGP #F1 pic.twitter.com/3pnXdIO4Qj
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
Russell levou o quanto conseguiu seu composto duro para frente e alcançando a 6ª colocação, era a hora de fazer sua parada já que era o único piloto que ainda não havia trocado os pneus. Na mesma estratégia de Pérez, seu W14 calçou os pneus médios a partir da volta 29.
Após as primeiras paradas, a corrida amornou. Só 10 voltas depois os espectadores puderam ter um motivo plausível para levantar os olhos para a TV. Era Pérez chegando em Hamilton com o DRS aberto, mas o mexicano só conseguiu uma chance de ataque volta 42 e não teve sucesso. Dessa forma, o piloto da Red Bull decidiu ir para sua segunda parada, que acabou sendo a mais rápida da corrida: 1.9 segundos. Ele e Piastri, que também parou, voltaram para a pista de pneus médios em P7 e P6, respectivamente.
Algumas voltas mais tarde, foi a vez de Hamilton ir para seu segundo pit stop, trocando do composto duro para o médio. Ele voltou em P5, logo atrás de Piastri e pronto para atacá-lo em algumas voltas. Esse último stint foi onde o heptacampeão teve mais ritmo de corrida. Foram algumas voltas para ele conseguir se aproximar do australiano, mas quando acelerou, em apenas 3 voltas tirou 4.6 segundos de Piastri e ganhou sua posição: P4.
LAP 69/70
Hamilton is rapidly closing in on Perez! Can the Mercedes driver snatch a podium? #HungarianGP #F1 pic.twitter.com/NXttClF3up
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
A partir daí, ele tinha Pérez 12 segundos à sua frente. A busca pelo pódio era difícil para o inglês, mas nas dez voltas finais, Hamilton conseguiu tirar cerca de 1 segundo por volta de Pérez. Ele não conseguiu passar o mexicano, mas cruzou a linha de chegada com um gap de apenas 1.5 segundos.
Já Verstappen recebeu a bandeirada com uma vantagem enorme sobre o segundo colocado, Norris: 33 segundos. Liderou o GP da Hungria de ponta a ponta, com dois pit stops que não o tiraram do primeiro lugar em nenhum momento. “Hoje o carro estava muito rápido”, disse o atual campeão mundial. “Para apenas uma volta, foi um pouco difícil durante esse fim de semana. Mas provavelmente isso foi bom para hoje. O carro estava bom com qualquer pneu, pudemos gerenciar o desgaste de pneus e é basicamente por isso que conseguimos abrir uma vantagem tão grande.”
Norris, no rádio, comemorou como se fosse uma vitória. E com razão, dado o grande crescimento da McLaren no campeonato desde que trouxeram suas atualizações nos GPs da Áustria e Grã-Bretanha. “Corrida difícil, essa não foi fácil, especialmente com Checo chegando perto no final. Mas ele não teve ritmo o suficiente para chegar, então estou feliz. Tive que brigar um pouco no início, me ferrei um pouco na curva 1. Mas é mais um pódio para nós, para a McLaren, o que é incrível”, ressaltou o inglês.
Vale aqui um espaço para uma curiosidade pós-corrida: Norris, ao estourar o champanhe batendo-o no chão como normalmente faz, derrubou e quebrou o troféu de Verstappen. Ao final, os dois só riram e o holandês saiu com as peças quebradas mesmo!
It's bwoken! 😮😂#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/nTtgdfWX3o
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
Confira o resultado completo do Grande Prêmio da Hungria:
1- Max Verstappen
2- Lando Norris (+33.731s)
3- Sergio Perez (+37.603s)
4- Lewis Hamilton (+39.134s)
5- Oscar Piastri (+62.572s)
6- George Russell (+65.825s)
7- Charles Leclerc (+70.317s)
8- Carlos Sainz (+71.073s)
9- Fernando Alonso (+75.709s)
10- Lance Stroll (+1 volta)
11- Alexander Albon (+1 volta)
12- Valtteri Bottas (+1 volta)
13- Daniel Ricciardo (+1 volta)
14- Nico Hulkenberg (+1 volta)
15- Yuki Tsunoda (+1 volta)
16- Zhou Guanyu (+1 volta)
17- Kevin Magnussen (+1 volta)
18- Logan Sargeant (DNF)
NC- Esteban Ocon (DNF)
NC- Pierre Gasly (DNF)