Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Renault inaugura concessionária com time 100% feminino

por Lucia Camargo Nunes 08/05/2023
por Lucia Camargo Nunes 08/05/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Concessionária Renault RPoint

Time RPoint (Foto: Divulgação/Renault)

RPoint, na zona norte de São Paulo, conta com 15 colaboradoras da recepção à área de vendas e até na oficina

Você já entrou em uma concessionária e encontrou apenas homens, em todos os setores? Provavelmente já. E uma equipe apenas de mulheres? Certamente não.

O grupo RPoint, que conta com 4 concessionárias Renault em São Paulo, acaba de quebrar esse paradigma. Colocar numa de suas unidades um time 100% feminino, até mesmo na oficina, é um gesto de inclusão e também uma forma de incentivar outras mulheres a enfrentarem preconceitos e a inspirarem o setor.

De acordo com o estudo Diversidade no Setor Automotivo, do portal Automotive Business, nos últimos dois anos, quase metade das empresas do setor acelerou estratégias em diversidade e inclusão, embora os resultados ainda sejam tímidos.

A presença feminina no setor automotivo está estacionada em 20% desde 2017, segundo a pesquisa.

A Renault, por sua vez, incentiva a prática. A montadora desenvolve estratégias, principalmente internas, para aumentar a representatividade e a inclusão de pessoas nas mais diversas áreas e níveis hierárquicos da organização. Para isso, tem como objetivo principal atingir 30% de mulheres na liderança até 2030 e de 50% até 2050.

A diretora comercial da RPoint, Milene Sipas, começou no grupo entregando veículos, num ambiente predominantemente masculino, com mulheres em cargos de pouca visibilidade. Ela teve a oportunidade de crescer, junto com a liderança do grupo e apoio da montadora, e a partir desse sonho, enfrentar preconceitos, formar as profissionais e treiná-las. Ela levou um ano para amadurecer e colocar o projeto em prática.

Concessionária Women@RPoint Renault

Concessionária Women@RPoint (Foto: Divulgação/Renault)

Coincidência ou não, a unidade Braz Leme da RPoint é a que entrega a maior taxa de rentabilidade por veículo vendido, a maior taxa de conversão de leads recebidos na área comercial e um dos maiores tickets médios do grupo. “Nós mulheres temos que ocupar nosso espaço, mas com capacitação. Não é ‘quero’. É ‘posso’, porque tenho competência para exercer”, afirmou.

Profissional não tem gênero

Milene diz que a ideia era antiga, porque já fazia tempo que pensava em ter uma mecânica na concessionária. “Começou com um desafio, uma ideia minha, gosto de quebrar paradigmas. Eu trabalho muito forte o ESG, o social, faço palestras. Muitas mulheres me falavam que não tinham oportunidade. Por isso iniciei esse projeto, é um movimento que acredito”, conta. Tinha também o lado das clientes, que preferiam ser atendidas por mulheres.

A diretora comercial observa que não há diferença entre o trabalho de um mecânico e das mulheres contratadas recentemente: para ela, o profissional não tem gênero. Se o profissional está mais capacitado e tem mais habilidade, ele vai exercer melhor a função e em um menor tempo.

Milene Sipas - Renault RPoint

Milene Sipas, diretora comercial RPoint (Foto: Lucia Camargo Nunes/Via Digital)

“Eles executam a mesma função. Mas a mulher, por natureza, é mais multifocal. Ela consegue ter uma sensibilidade e se aproximar mais do cliente que está disposto a ouvir, e explicar mais. Essa transparência leva ao melhor entendimento. Claro que há mecânicos que fazem isso. Mas a conversa delas é mais natural”, explica.

Iniciativas ESG

A RPoint foi bicampeã (2021 e 2022), entre toda a rede da marca, no Prêmio ESG Renault, principalmente por suas iniciativas socioambientais. Além de ações de reflorestamento – por exemplo, plantação de mudas de ipê para cada carro vendido num determinado período –, a concessionária ainda apoia instituições e faz frequentes campanhas voltadas às mulheres. “Não é só vender carros. Toda essa energia traz para dentro do business uma vontade de fazer dar certo, que entrega o resultado”, comemora Milene.

Chamada de Women@RPoint, a concessionária é enxuta, com pouco mais de 500 m², conta com showroom, área de entrega de veículos e oficina.

Mecânicas Renault RPoint

As mecânicas da RPoint, Paloma dos Santos e Janaina Alexandrino (Foto: Lucia Camargo Nunes/Via Digital)

Todas as colaboradoras são mulheres, formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, e as mecânicas Paloma dos Santos e Janaina Alexandrino foram capacitadas pelo Senai. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda.

Como parte da preparação desta concessionária o Grupo RPoint também aderiu aos WEPs (Women’s Empowerment Principles – ONU), os princípios de empoderamento feminino, em novembro de 2022.

“A Renault acredita que a diversidade gera mais criatividade e inovação, e isso contribui diretamente para o negócio. A unidade Women@RPoint nos mostra que há espaço para aprender e evoluir constantemente neste tema. A equipe está pronta para receber nossos clientes”, destacou Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.

concessionariaRenaultrpointwomen@rpoint
Lucia Camargo Nunes

Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal Via Digital e do canal @viadigitalmotors no YouTube.

Anterior
Em teste, Toyota Hilux GR-Sport dá show e mostra toda a esportividade
Próximo
Novo C3 é o responsável pelo crescimento da Citroën em 2023

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência