RPoint, na zona norte de São Paulo, conta com 15 colaboradoras da recepção à área de vendas e até na oficina
Você já entrou em uma concessionária e encontrou apenas homens, em todos os setores? Provavelmente já. E uma equipe apenas de mulheres? Certamente não.
O grupo RPoint, que conta com 4 concessionárias Renault em São Paulo, acaba de quebrar esse paradigma. Colocar numa de suas unidades um time 100% feminino, até mesmo na oficina, é um gesto de inclusão e também uma forma de incentivar outras mulheres a enfrentarem preconceitos e a inspirarem o setor.
De acordo com o estudo Diversidade no Setor Automotivo, do portal Automotive Business, nos últimos dois anos, quase metade das empresas do setor acelerou estratégias em diversidade e inclusão, embora os resultados ainda sejam tímidos.
A presença feminina no setor automotivo está estacionada em 20% desde 2017, segundo a pesquisa.
A Renault, por sua vez, incentiva a prática. A montadora desenvolve estratégias, principalmente internas, para aumentar a representatividade e a inclusão de pessoas nas mais diversas áreas e níveis hierárquicos da organização. Para isso, tem como objetivo principal atingir 30% de mulheres na liderança até 2030 e de 50% até 2050.
A diretora comercial da RPoint, Milene Sipas, começou no grupo entregando veículos, num ambiente predominantemente masculino, com mulheres em cargos de pouca visibilidade. Ela teve a oportunidade de crescer, junto com a liderança do grupo e apoio da montadora, e a partir desse sonho, enfrentar preconceitos, formar as profissionais e treiná-las. Ela levou um ano para amadurecer e colocar o projeto em prática.
Coincidência ou não, a unidade Braz Leme da RPoint é a que entrega a maior taxa de rentabilidade por veículo vendido, a maior taxa de conversão de leads recebidos na área comercial e um dos maiores tickets médios do grupo. “Nós mulheres temos que ocupar nosso espaço, mas com capacitação. Não é ‘quero’. É ‘posso’, porque tenho competência para exercer”, afirmou.
Profissional não tem gênero
Milene diz que a ideia era antiga, porque já fazia tempo que pensava em ter uma mecânica na concessionária. “Começou com um desafio, uma ideia minha, gosto de quebrar paradigmas. Eu trabalho muito forte o ESG, o social, faço palestras. Muitas mulheres me falavam que não tinham oportunidade. Por isso iniciei esse projeto, é um movimento que acredito”, conta. Tinha também o lado das clientes, que preferiam ser atendidas por mulheres.
A diretora comercial observa que não há diferença entre o trabalho de um mecânico e das mulheres contratadas recentemente: para ela, o profissional não tem gênero. Se o profissional está mais capacitado e tem mais habilidade, ele vai exercer melhor a função e em um menor tempo.
“Eles executam a mesma função. Mas a mulher, por natureza, é mais multifocal. Ela consegue ter uma sensibilidade e se aproximar mais do cliente que está disposto a ouvir, e explicar mais. Essa transparência leva ao melhor entendimento. Claro que há mecânicos que fazem isso. Mas a conversa delas é mais natural”, explica.
Iniciativas ESG
A RPoint foi bicampeã (2021 e 2022), entre toda a rede da marca, no Prêmio ESG Renault, principalmente por suas iniciativas socioambientais. Além de ações de reflorestamento – por exemplo, plantação de mudas de ipê para cada carro vendido num determinado período –, a concessionária ainda apoia instituições e faz frequentes campanhas voltadas às mulheres. “Não é só vender carros. Toda essa energia traz para dentro do business uma vontade de fazer dar certo, que entrega o resultado”, comemora Milene.
Chamada de Women@RPoint, a concessionária é enxuta, com pouco mais de 500 m², conta com showroom, área de entrega de veículos e oficina.
Todas as colaboradoras são mulheres, formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, e as mecânicas Paloma dos Santos e Janaina Alexandrino foram capacitadas pelo Senai. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda.
Como parte da preparação desta concessionária o Grupo RPoint também aderiu aos WEPs (Women’s Empowerment Principles – ONU), os princípios de empoderamento feminino, em novembro de 2022.
“A Renault acredita que a diversidade gera mais criatividade e inovação, e isso contribui diretamente para o negócio. A unidade Women@RPoint nos mostra que há espaço para aprender e evoluir constantemente neste tema. A equipe está pronta para receber nossos clientes”, destacou Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.