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Industria AutomobilisticaToyota

Em teste, Toyota Hilux GR-Sport dá show e mostra toda a esportividade

por Paulo Rogério 06/05/2023
por Paulo Rogério 06/05/2023
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Toyota Hilux GR-Sport

Foto: Paulo Rogério

A Toyota não poderia encontrar uma maneira mais adequada para oferecer à imprensa especializada o primeiro contato com a recém-lançada Hilux GR-Sport.

A pista off-road construída no complexo do Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP), mostrou-se o local mais adequado para que a picape fosse colocada à prova, ainda que a atividade não reservasse qualquer tipo de disputa. De qualquer modo, a novíssima Hilux foi para o embate. E venceu.

A picape, que vem do Rally-Road pela GAZOO Racing, divisão de automobilismo da marca nipônica, foi lançada há pouco mais de um mês e chegou com números que impressionaram já no momento em que foram divulgados. O que se viu após um rápido teste com o mais novo produto da marca foi que esses mesmos algarismos aparecem na prática.

Toyota Hilux GR-Sport

Foto: Paulo Rogério

Para efeito comparativo (e, ao mesmo tempo, entender as diferenças implementadas na GR-Sport), a Toyota colocou um produto seu no mesmo teste. Uma Hilux versão SRX foi a primeira picape à qual os jornalistas tiveram acesso para uma volta na pista off-road. A configuração do motor turbo com 204 cv de potência (a 3,4 mil rpm) e 50,9 kgfm de torque (a 2,8 mil rpm) foi suficiente para a Hilux vencer a sinuosa pista sem qualquer susto, porém dentro da normalidade de uma picape 4×4 com suspensão dianteira de braços sobrepostos e com eixo rígido na traseira. Na prática resultou em uma atividade sem sustos, porém com um forte balançar da cabine. Normal para um fora de estrada. A primeira volta serviu mais um reconhecimento de pista do que propriamente um teste com o carro.

Toyota Hilux GR-Sport

Foto: Paulo Rogério

Na segunda parte da atividade, a mesma volta seria dada com a Hilux GR-Sport. E então a configuração já mudou por completo. A começar pelo motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, que tem turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD). Com isso, entrega 224 cv de potência e 55 kgfm de torque. A transmissão é a automática de seis velocidades e a picape conta com paddle shifts. Os pneus são de 17”, ou seja, menores que os da versão SRX (são 18”), porém mais largos. Assim, “prendem” mais a picape no chão e a auxiliam em curvas mais fechadas, evitando qualquer possibilidade do carro “patinar”. A suspensão é rigorosamente igual à da versão testada anteriormente.

Na pista, a diferença foi mais que perceptível. Se a Hilux SRX andou sem problemas, embora balançasse, a GR-Sport deu um show. E sem sacudir. O trecho mais plano da pista, embora sendo de terra, foi percorrido em alta velocidade e total segurança. Os pneus mais largos mostraram sua importância nas curvas fechadas, transmitindo confiança aos ocupantes. A suspensão trabalhou tão bem que os impactos nos trechos mais sinuosos tiveram bem menos intensidade na cabine em um comparativo com a versão SRX da picape. Com 29 graus de ângulo de ataque e 26 para a saída, a Hilux GR-Sport passou sem o menor problema sobre desníveis (constantes, por sinal), mesmo em velocidade.

Toyota Hilux GR-Sport

Foto: Paulo Rogério

Na picape destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”. Tem, também, monitor com sistema de visão 360°. Conta ainda com assistente de partida em rampa, controle ativo de tração, bloqueio do diferencial traseiro e modos de condução ECO e Power (a configuração na qual andamos).

A nova Hilux GR-SPORT ainda possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de: Sistema de Pré-Colisão Frontal, Sistema de Alerta de Mudança de Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo.

Toyota Hilux GR-Sport

Foto: Paulo Rogério

A picape chama a atenção também por suas características. Por fora, a grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar. Na dianteira está a inscrição Toyota no lugar do logotipo. É exclusiva das versões GR. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo têm o objetivo de proporcionar melhores recursos para desempenho off-road. Na parte interna, os bancos dianteiros são revestidos com couro. O painel e console central são na cor preto brilhante.

No lançamento, o valor anunciado para a picape foi de R$ 367.390,00.

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Paulo Rogério

Paulo Rogério é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e atua no setor automotivo desde 2013. Foi repórter das radios Atlântica e Cacique, de Santos, além dos jornais Expresso Popular e A Tribuna. Foi repórter e editor do Jornal Motor, suplemento automotivo de A Tribuna. É editor-chefe da Revista Auto Aventura, apresentador do podcast homônimo e autor de sete livros.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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