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FiatIndustria Automobilistica

Fiat Pulse terá potência máxima de 130 cv e torque de T-Cross

por Vagner Aquino 14/10/2021
por Vagner Aquino 14/10/2021
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Fiat Pulse

Foto: Divulgação/Stellantis

Os lançamentos a conta-gotas viraram moda no setor automotivo. Ao invés de esconder as informações ao máximo e revelar tudo apenas na data de lançamento, as montadoras têm preferido divulgar as informações aos poucos. Nesse sentido, assim como foi com o último modelo inédito da Stellantis – o Commander -, a Fiat vem fazendo com o Pulse. Finalmente, a potência do novíssimo motor Turbo 200 Flex foi revelada. O lançamento do novato será no dia 19.

O novato da Fiat mergulhou na onda do downsizing e fará uso de um propulsor de última geração com foco em performance e eficiência. Com 1,0 litro turbo e injeção direta de combustível, gera potência máxima de 130 cv (125 cv com gasolina).

Mesmo torque do VW T-Cross

Nesse sentido, trata-se do 1.0 turbo mais potente da categoria no Brasil. O torque máximo, no entanto, é exatamente o mesmo que o oferecido pelo rival Volkswagen T-Cross 200 TSI, de até 128 cv. São 20,4 kgfm. Todavia, no Fiat, a força é entregue mais cedo, aos 1.750 rpm (tanto com etanol quanto com gasolina). No VW, os números aparecem entre 2.000 giros e 3.500 rotações. Ou seja, o Pulse é mais esperto, na prática.

VW T-Cross

Foto: Divulgação/VW

De acordo com a Fiat, o exclusivo sistema MultiAir III é um dos responsáveis pelos bons números do Pulse. Em síntese, a tecnologia possibilita controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

Em números, o 0 a 100 km/h é feito pelo SUV em 9,4 segundos. Para comparação, são 2 décimos a menos que no T-Cross (9,6 s). Quem ajuda nessa missão é o câmbio automático CVT que simula sete marchas. São, no total, três modos de funcionamento (do mais esportivo ao mais econômico) e há permissão de trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante.

Em relação a consumo, a marca italiana alega 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Os dados com etanol no tanque não foram divulgados.

Abaixo, você confere a avaliação do VW Nivus, que também usa o motor 1.0 TSI do T-Cross:

 

combustíveldownsizingeficiênciaetanolFiatFlexgasolinainjeção diretalançamentomotorperformancepotênciapulsetorqueturbo
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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