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HondaIndustria Automobilistica

Civic hatch 2022 é revelado nos EUA

por Vagner Aquino 25/06/2021
por Vagner Aquino 25/06/2021
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Civic

Foto: Divulgação/Honda

A versão hatch do Honda Civic 2022 foi revelada nos Estados Unidos. Como já era sabido, o novato tem a mesma cara do irmão sedã. Porém, é na parte traseira que tudo muda completamente – e fica mais interessante. Para tornar a opção ainda mais interessante para quem gosta de uma pontinha de esportividade, mas não quer esperar pelas variantes Si e Type R, o modelo tem versão com câmbio manual.

No design, o hatchback – cuja produção começa ainda neste ano – é idêntico à 11ª geração do Civic sedã, apresentada em abril. Tem 12 centímetros a menos que o irmão três-volumes. São 4,55 metros de comprimento, 1,41 m de altura e 1,80 m de largura. O entre-eixos foi mantido em 2,73 m. A capacidade do porta-malas (que parece grande) não foi revelada pela Honda.

No design, o destaque já começa na lateral, com teto caído em direção à traseira. É lá que o modelo inova. Tem lanternas interligadas por uma barra iluminada por LEDs, spoiler e a tampa do porta-malas abriga a placa de identificação do veículo. No para-choque, que não abusa de vincos, apenas aplique em plástico no canto inferior e dois refletores nas extremidades.

Civic

Foto: Divulgação/Honda

Motorização

O novo Civic hatch, em síntese, tem duas opções de motorização. No LX e no Sport, conta com o 2.0 de quatro cilindros aspirado de 160 cv e 19 kgfm de torque. Já no EX-L e no Sport Touring, por fim, encontra-se sob o capô o 1.5 quatro cilindros turbo de 180 cv e 24,5 kgfm. Ambos são combinados com um câmbio CVT (continuamente variável). Já os acabamentos Sport e Sport Touring podem ter câmbio manual de seis marchas. Diferentes modos de direção (econômica, normal e esportivo) podem ser selecionados pelo motorista.

De acordo com a Honda, o conjunto de suspensões independentes, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro, foi desenvolvido na Europa e ajustado ao gosto dos norte-americanos.

Por dentro – como é de se esperar – nada muda em relação ao sedã. Dependendo da versão, pode ser equipado com tela de 7″ ou 9″ e painel de instrumentos com 7″ ou 10,2″. Na lista, Apple CarPlay e Android Auto (sem fio), carregamento de smartphone por indução, sistema de som Bose com 12 alto-falantes e assistência de direção. O modelo – produzido na fábrica da Honda em Greensburg (EUA) e, posteriormente, no Japão – ainda não tem preço definido e não deve chegar ao Brasil.

2022CivicEstados UnidoshatchHondaseda
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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