A versão hatch do Honda Civic 2022 foi revelada nos Estados Unidos. Como já era sabido, o novato tem a mesma cara do irmão sedã. Porém, é na parte traseira que tudo muda completamente – e fica mais interessante. Para tornar a opção ainda mais interessante para quem gosta de uma pontinha de esportividade, mas não quer esperar pelas variantes Si e Type R, o modelo tem versão com câmbio manual.
No design, o hatchback – cuja produção começa ainda neste ano – é idêntico à 11ª geração do Civic sedã, apresentada em abril. Tem 12 centímetros a menos que o irmão três-volumes. São 4,55 metros de comprimento, 1,41 m de altura e 1,80 m de largura. O entre-eixos foi mantido em 2,73 m. A capacidade do porta-malas (que parece grande) não foi revelada pela Honda.
No design, o destaque já começa na lateral, com teto caído em direção à traseira. É lá que o modelo inova. Tem lanternas interligadas por uma barra iluminada por LEDs, spoiler e a tampa do porta-malas abriga a placa de identificação do veículo. No para-choque, que não abusa de vincos, apenas aplique em plástico no canto inferior e dois refletores nas extremidades.
Motorização
O novo Civic hatch, em síntese, tem duas opções de motorização. No LX e no Sport, conta com o 2.0 de quatro cilindros aspirado de 160 cv e 19 kgfm de torque. Já no EX-L e no Sport Touring, por fim, encontra-se sob o capô o 1.5 quatro cilindros turbo de 180 cv e 24,5 kgfm. Ambos são combinados com um câmbio CVT (continuamente variável). Já os acabamentos Sport e Sport Touring podem ter câmbio manual de seis marchas. Diferentes modos de direção (econômica, normal e esportivo) podem ser selecionados pelo motorista.
De acordo com a Honda, o conjunto de suspensões independentes, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro, foi desenvolvido na Europa e ajustado ao gosto dos norte-americanos.
Por dentro – como é de se esperar – nada muda em relação ao sedã. Dependendo da versão, pode ser equipado com tela de 7″ ou 9″ e painel de instrumentos com 7″ ou 10,2″. Na lista, Apple CarPlay e Android Auto (sem fio), carregamento de smartphone por indução, sistema de som Bose com 12 alto-falantes e assistência de direção. O modelo – produzido na fábrica da Honda em Greensburg (EUA) e, posteriormente, no Japão – ainda não tem preço definido e não deve chegar ao Brasil.