A partir do mês que vem, abril, a Toyota do Brasil encerrará as vendas do Etios hachtback e sedã para todo o território nacional. No entanto, a demanda do Paraguai, Argentina, Peru e Uruguai continua sendo atendida.
A decisão foi tomada em função da chegada de um novo modelo, o Corolla Cross, que será comercializado em breve no mercado nacional e produzido na fábrica de Sorocaba (SP).
O mix de produção está cada vez mais adequado ao gosto dos clientes brasileiros, oferecendo o Yaris como opção para quem quer um carro compacto.
+ Leia também:
Toyota mostra novo Corolla 2022; veja o que mudou e preços
Avaliação: Toyota Yaris tem ótimo custo-benefício e versão PCD
“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Os proprietários de Etios podem ficar despreocupados, pois a Toyota vai manter normalmente os serviços para toda a gama, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil.
Desde setembro de 2012 até hoje, a Toyota do Brasil produziu cerca de 620 mil modelos Etios em todo o Brasil, nas versões hatch e sedã e desde 2013, quando começou a ser exportado, a Toyota do Brasil comercializou mais de 180 mil unidades do compacto para os países da região.
Exportações serão mantidas
Com crescimento estimado em 30% na produção deste ano, frente ao cenário de 2020, a Toyota do Brasil estima encerrar 2021 com 170.000 unidades produzidas. Destas, quase 30% deverá chegar aos outros mercados da região latino-americana. O Etios está entre os modelos que colabora para a expressiva marca.
“No contexto regional, temos um portfólio amplo que oferece ao nosso consumidor várias possibilidades produzidas em solo latino-americano, indo desde automóveis de passeio, como o próprio Etios, Yaris e Corolla, até os utilitários, Hilux e SW4, feitos em solo argentino. O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe.