Polivalente, diesel, 4×4, confortável, tecnológico e seguro por 153 mil, parece até propaganda enganosa, não é mesmo? Mas não, acreditem, não existe nenhuma outra opção que supere o Renegade Moab no custo benefício da categoria e para comprovar isso, fiz um comparativo bem interessante para mostrar para vocês.
Ele também é econômico, eficiente e “ainda pode te levar além dos shoppings centers” com sua tração 4×4 e suspensão elevada, a mesma que equipa a versão mais cara, Trailhawk. A Jeep não concederia a nomenclatura Moab se não tivesse a capacidade off road que ele tem. Moab é o nome do deserto no estado de Utah, nos EUA, onde a Jeep costuma levar seus modelos Trail Rated para testes e aprovado, leva o selo que você já deve ter visto em vários modelos da marca como por exemplo no Wrangler.
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A cor Verde Recon sólida é grátis na configuração do carro que ainda oferece outras 4 cores: Branco Ambiente sólida, Preto Carbon, Cinza Antique e Prata Billet todas metálicas, mas com acréscimo. Como o Renegade Moab não tem concorrente de outras marcas com especificação técnica similar, vou compará-lo com o Suzuki Jimny Sierra AT que pode passar dos 140 mil na versão mais completa, ou seja, diferença de preço não tão grande, mas dois carros muito diferentes, como pode ver na tabela comparativa abaixo:
Comparativo Moab x Sierra
Jeep Renegade Moab | Suzuki Jimny Sierra | |
---|---|---|
Preço | R$153.500 | R$129.000 |
Motor | 2.0 Turbo | 1.5 16v multiponto |
Combustível | Diesel | Gasolina |
Potência | 170 cv | 108 cv |
Torque máximo | 35,69 kgfm | 14,1 kgfm |
Transmissão automática | AT9 Velocidades | 5 marchas |
Tração | 4x4 com 4 seleções de terreno e bloqueio | 4x4 com reduzida |
0-100 km/h | 9,9 segundos | 13,5 segundos |
Velocidade máxima | 190 km/h | 155 km/h |
Capacidade do porta-malas | 320 litros | 85 litros (sem rebater os bancos) |
Altura do solo | 1714 mm | 1725 mm |
Distância entre eixos | 2570 mm | 2250 mm |
Capacidade do tanque | 60 litros | 40 litros |
Autonomia do tanque | 780 km | 350 km |
Podemos comparar também com o Troller AT que é muito mais “parrudo”, porém menos confortável, seguro e tecnológico, mas analisem as diferenças listadas:
Comparativo Moab x Troller AT
Jeep Renegade Moab | Troller Automático | |
---|---|---|
Preço | R$153.500 | R$168.000 |
Motor | 2.0 Turbo | 3.2 Turbo |
Combustível | Diesel | Diesel |
Potência | 170 cv | 200 cv |
Torque máximo | 35,69 kgfm | 47 kgfm |
Transmissão automática | AT9 Velocidades | 6 marchas |
Tração | 4x4 com 4 seleções de terreno e bloqueio | 4x4 com reduzida |
0-100 km/h | 9,9 segundos | 12,3 segundos |
Velocidade máxima | 190 km/h | 180 km/h |
Capacidade do porta-malas | 320 litros | 134 litros (sem rebater os bancos) |
Altura do solo | 1714 mm | 1966 mm |
Distância entre eixos | 2570 mm | 2585 mm |
Capacidade do tanque | 60 litros | 62 litros |
Autonomia do tanque | 780 km | 700 km |
Nos dois comparativos, listei alguns itens mais importantes, mas se formos comparar a lista de itens de série, o Renegade Moab ganha com sobra dos dois modelos acima, então vejamos estes itens da versão Moab:
Abs, Air bags dianteiros (que não existe no Troller), alertas de limite de velocidade e manutenção programada, controle de estabilidade para trailer, controle eletrônico anti capotamento, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freio de estacionamento eletrônico, controle eletrônico de velocidade em descida, controle de saída em rampa, Panic Break Assist, piloto automático. Ajuste do volante não só em altura, mas também em profundidade com comandos do áudio e bluetooth. Sistema de áudio com tela touch de 7″ integrado ao painel TFT, com comando de voz, Apple CarPlay e Android Auto, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, câmera de ré com linhas dinâmicas, entradas USB na dianteira e na traseira, direção elétrica, alarme, apoio de braço central com porta objetos, ar condicionado dual zone, regulagem de altura no banco do motorista e porta objetos embaixo do assento dianteiro do passageiro, bolsa porta objetos atrás do banco do motorista, chave canivete com telecomando, freios a disco nas 4 rodas, ganchos de carga no porta malas, luzes diurnas DRL, rack de teto, rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas em preto com pneus de uso misto 215/60, retrovisores, travas, vidros elétricos nas 4 portas com sistema one touch, malas e tampa de combustível com acionamento automático a 20 km/h e indicador de portas abertas.
Agora, o último comparativo que será entre a versão off-road mais cara do modelo, a Trailhawk, assim podemos destacar tudo que foi tirado ou melhor, não colocado no carro para ter um custo beneficio atrativo ao cliente que dispensa algumas perfumarias, principalmente se for prepará-lo para um offroad mais pesado, vejamos:
Comparativo Moab x Trailhawk
Jeep Renegade Moab | Jeep Renegade Trailhawk | |
---|---|---|
Preço | R$153.000 | R$174.000 |
Tração | 4x4 com 4 seleções de terreno e bloqueio | 4x4 com 5 seleções de terreno e bloqueio |
Airbags laterais | Não | Sim |
Airbags de cortina | Não | Sim |
Airbag de joelho (motorista) | Não | Sim |
Maçanetas externas na cor do veículo | Não | Sim |
Monitoramento dos pneus | Não | Sim |
Aletas para trocas de marcha no volante | Não | Sim |
Volante e manopla do câmbio em couro | Não | Sim |
Retrovisor interno fotocrômico | Não | Sim |
Sensor crepuscular e de chuva | Não | Sim |
Bancos em couro | Não | Sim |
Acendimento automático dos faróis | Não | Sim |
Faróis e lanternas traseiras em LED | Não | Sim |
Faróis Full LED | Não | Sim |
Botão de partida com chave presencial | Não | Sim |
Sistema de áudio com tela touch | 7" com comando de voz, Android Auto e Apple CarPlay | 8.4" com comando de voz, Android Auto, Apple CarPlay e 6 auto-falantes |
Keyless Entry'n'go | Não | Sim |
Proteção inferior (assoalho/tanque, comb/transm. e cárter) | Não | Sim |
Teto na cor preta | Não | Sim |
Tapetes em borracha | Não | Sim |
Estepe full size | Não | Sim |
Estepe de uso emergencial | Sim | Não |
A Jeep fez economia certeira na configuração deste modelo que tem tudo que um Renegade merece, tornando o modelo uma excelente opção para quem não quer investir quase 20 mil a mais na versão Trailhawk. Mas é fato que, com a mesma diferença de 20 mil, só que menor, se compra a versão topo de linha Limited 4×2 flex, porém, é para uma proposta 99% urbana.
Importante mencionar que na linha 2022 a Jeep irá oferecer novos motores flex e uma nova calibragem no motor diesel que passará de 170cv para 203cv de potencia, ou seja, se já entrega força suficiente atualmente, no futuro ficará ainda mais forte e com grande possibilidade de manter ou até mesmo melhorar o resultado do consumo médio. Aguardarmos este lançamento para este ano ainda.
Dica do especialista: No caso do Renegade e Compass 4×4 a tração é entregue automaticamente conforme necessidade identificada pelo carro “on-demand”. Mas o condutor pode e deve ajudar o sistema para vencer algum desafio mais severo, como um atoleiro, piso com areia fofa e funda ou até mesmo piso com muitas pedras soltas como na travessia de um riacho por exemplo. Acionar o seletor de terrenos antes de adentrar pode ser crucial para seu sucesso, por isso, se não souber usar corretamente, aprenda antes de encarar os desafios que só um 4×4 com piloto consciente pode vencer e curta a vitória de chegar lá.