
Foto: Divulgação/Chevrolet
A Chevrolet lançou um serviço exclusivo de emergência para pets. Em vista do tamanho do mercado – são mais de 160 milhões de animais de estimação no Brasil, equivalente a 1,6 pet por residência -, a marca enxergou esse nicho e através do OnStar, oferece coordenação de socorro veterinário. O serviço está presente em modelos como Onix, Tracker, S10, Montana, Equinox e Blazer EV.
Funciona assim: em caso de emergência, o motorista aciona o botão vermelho de SOS no interior do veículo ou utiliza o aplicativo myChevrolet. Será atendido por uma central, que conta com atendentes especializados que coordenam o acionamento de socorro veterinário, orientam o usuário e permanecem em contato até que o atendimento adequado seja garantido.
Esse serviço está disponível para o atendimento de cães e gatos, 24 horas por dia, sete dias por semana para assinantes dos planos Protect & Connect em veículos da marca equipados com módulo compatível.
Outra opção de acesso é pelo aplicativo myChevrolet, que também tem funções como controle remoto do ar-condicionado, localização do veículo em tempo real e travamento ou destravamento de portas à distância, oferecendo mais tranquilidade ao tutor em situações rápidas e imprevistas. E ainda, se o motorista precisar se ausentar por alguns minutos para entrar em algum local que proíba a entrada de animais, o sistema ajuda a manter o carro climatizado e trancado, garantindo a segurança e o conforto dos pets.
Um dos casos mais emblemáticos do uso do sistema é o do cão Snickers, que foi atacado por um animal selvagem enquanto brincava em uma zona rural dos Estados Unidos. Ao encontrá-lo ferido, o dono recorreu ao OnStar para localizar um veterinário de plantão o mais rápido possível e receber orientações de primeiros socorros durante o trajeto. De acordo com o tutor, a intermediação da central foi crucial naquele momento para garantir atendimento imediato e aumentar as chances de recuperação do animal.
Transporte responsável
Para reforçar a conscientização sobre o transporte seguro de animais, a Chevrolet relembra algumas boas práticas:
・ Nunca transporte o pet no colo ou solto no interior do veículo, pois a infração é passível de multa e pontos na CNH;
・ Utilize caixas de transporte, cadeirinhas ou cintos específicos para pets;
・ Prefira o banco traseiro; caso precise transportar o pet no banco dianteiro, certifique-se de que o airbag do passageiro esteja desativado;
・ Faça paradas frequentes em viagens longas para hidratação e descanso;
・ Evite deixar o pet sozinho no carro por longos períodos, especialmente em dias quentes ou se o animal apresentar ansiedade, medo ou problemas respiratórios. Mesmo com o ar-condicionado ligado, o tutor deve permanecer por perto e acompanhar as condições pelo aplicativo, priorizando sempre o bem-estar do animal.
De acordo com especialistas em comportamento animal, acostumar o pet gradualmente ao ambiente do carro ajuda a reduzir o estresse e contribui para uma experiência mais segura e tranquila durante o transporte.
A recomendação é fazer viagens curtas de adaptação, usar reforços positivos e garantir que o animal se sinta confortável com o equipamento de transporte adequado. Essas práticas favorecem o bem-estar e facilitam eventuais deslocamentos mais longos com o tutor.
