Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Combustíveis sintéticos X Carros elétricos – Qual vale mais a pena?

por Claudio Carsughi 03/10/2019
por Claudio Carsughi 03/10/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Foto: Divulgação/Bosch

A Bosch aposta nos combustíveis sintéticos, seja diesel ou gasolina, como uma alternativa aos motores elétricos, com emissões de poluentes quase nulas. Na verdade, isto não constitui uma novidade, tanto que em 1939 na Alemanha eram produzidas centenas de milhares de toneladas por ano destes combustíveis.
Diesel e gasolina sintéticos podem ser produzidos usando apenas energia elétrica fornecida por fontes renováveis e os motores dos carros atualmente circulando poderiam usá-los sem necessitar de qualquer modificação.
Como se percebe, trata-se uma tecnologia muito interessante mas que, por enquanto, esbarra em custos demasiadamente altos. Um litro de gasolina sintética custaria em 2030 1,2 euro (cerca de 5,4 reais) e poderia descer, em 2050, para 1 euro (cerca de 4,5 reais).
A empresa criou uma forma de produção de combustível que permite aos motores gerarem zero carbono, pegando o “gás do efeito estufa” e o transformando em em matéria-prima para a gasolina, diesel ou gás natural.
Pensando nos atuais carros híbridos, se eles usarem esse combustível sintético, o custo de propriedade dele passa a ser mais barato que do carro elétrico.
A Bosch aposta num progresso da tecnologia que, somando ao aumento da produção e a leis favoráveis, poderiam tornar competitivo o combustível sintético. E lembra que os motores elétricos não serão usados nem aviação e nem na navegação.

boschcombustíveis sintéticos
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
VAR, muita conversa e nada definido
Próximo
Ford Ka 1.0 ou 1.5: qual gasta menos ?

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência