Ford Ka 1.0 ou 1.5: qual gasta menos ? A pergunta do título, feita a um bom número de motoristas de ambos os sexos, recebeu sempre a mesma resposta : o motor menor gasta menos.
Isto tem até mesmo um sentido objetivo. Pois se o motor é menor, ele aspira menos gasolina, e então deve gastar menos.
Na prática, porém, não é isso que acontece e que verificamos, uma vez mais, com um teste comparativo entre carros que oferecem a opção entre dois motores de diferente cilindrada.
A escolha desta feita recaiu sobre um Ka, modelo bastante difundido e que pode utilizar, à escolha do interessado, tanto o motor 1.0 como o 1.5, ambos três cilindros.
As duas versões, por sinal, tem o mesmo câmbio de 5 marchas, só mudando a relação de coroa/pinhão que, como é lógico, é mais longa quando acoplada ao motor de maior cilindrada. E também é idêntica a taxa de compressão, de 12:1 em ambos.
O motor 1.0 tem 80 cv de potência (85 com etanol) contra 128 cv (136 com etanol) do 1.5 mas a grande diferença está no torque que, no motor 1.5, é exatamente 50% maior do que no irmão menor. Isto faz com que, no uso normal, o motorista do 1.0 ande, por exemplo, em segunda enquanto o do 1.5 já engatou a terceira. E é isto que faz a diferença em termos de consumo.
No mesmo percurso urbano, e naturalmente dirigindo da mesma forma, com o Ka 1.0 obtivemos a marca de 9,8 km/litro enquanto com o Ka 1.5 alcançamos 10,6 km/litro, uma diferença considerável e que deve ser levada em conta na hora da escolha.