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Industria AutomobilisticaVolkswagen

Avaliação: Volkswagen Golf GTI chega a quase R$ 175 mil

por Lucas Henk 05/10/2017
por Lucas Henk 05/10/2017
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Lendário hatch é referência em desempenho e dirigibilidade. No entanto, vale a compra?

Fotos: Lucas Henk e divulgação

Quando pensamos em um esportivo nacional, o Volkswagen Golf é um dos primeiros que nos passa pela cabeça. Desde a sua chega ao Brasil, em 1995, logo após a descontinuação do Gol GTI, o hatch mexicano logo caiu na graça dos brasileiros muito pelo legado deixado pelo irmão menor, um sucesso que causa nostalgia de quem o lembra.

O modelo, que está atualmente na sétima geração (mk7), foi apresentado em 2013 à imprensa mundial. Mas, o que a VW não contava, no entanto, era a queda na demanda por hatches, principalmente os médios, que só diminuem e que são motivadas pelo aumento na procura pelos SUVs e pelos crossovers.

Desde a sua estreia no mercado mundial, em 1976, a sigla GTI — Gran Turismo Injektion —, remete a uma receita de baixo peso, potência e, grosso modo, tração dianteira. De lá para cá, o Golf GTI recebeu atualizações, desde a adoção do turbo — na quarta geração — até diversas tecnologias empregadas. Mas tudo isso tem o seu preço, certo?

Como padrão, as rodas são de 17 polegadas. Como opcional, podem ser de 18 pol.

No configurador da VW, o GTI parte de R$ 132.250. O próximo passo é a escolha da cor e do acabamento. Optei pela perolizada Preto Mystic, a mais cara, que acrescenta R$ 1.539 ao Golf. A parte mais interessante é a seção dos opcionais. Confesso que, quando entrei pela primeira vez, fiquei assustado.

Por R$ 4.618 você adiciona teto solar panorâmico ao hatch. Depois vem a parte que a marca nomeou como funcionais, os pacotes disponíveis: o Exclusive custa R$ 17.606 e traz itens de segurança e conforto — todos descriminados ao final desta matéria. Depois vem o Premium, por R$ 30.182, e, por fim, o Sport, que acrescenta R$ 5.711. Tudo somado, o seu VW Golf GTI 2017/2018 sai por R$ 174.300, somando só com opcionais R$ 42.050, mais do que um Renault Kwid zero quilômetro e topo de linha.

Como é guiar?

O Golf GTI que o Site do Carsughi avaliou não contava com o pacote Sport, então o seu preço final ficou em R$ 168.589. Longe de ser acessível, o hatch se vale da tradição e da notória dirigibilidade e comprometimento com o desempenho.

Adereços esportivos, como as siglas GTI e detalhes, o diferenciam das outras versões

O motor 2.0 TSI de 220 cavalos e torque máximo de 35,7 kgf.m entrega diversão já a 1 mil 500 rpm. A injeção direta e indireta de gasolina, com dois bicos por cilindro, ajuda equilibrar a quantidade de ar e combustível dentro da câmera de combustão de forma mais precisa. Em outras palavras, melhora a eficiência e, de quebra, aumenta a potência.

A aceleração aos 100 km/h é cumprida em 6,5 segundos, enquanto que a máxima fica em 244 km/h, segundo informa a fabricante. O câmbio é de dupla embreagem — enquanto uma cuida das marchas ímpares, a outra se encarrega das pares — e a direção, elétrica, necessita de 2,1 voltas para o esterçamento completo, extremamente precisa.

Capô possui amortecedores que seguram a tampa aberta, sem a necessidade do encaixe padrão

Mas, apesar de todos os predicados, as vendas do segmento dos hatches no Brasil estão cada vez piores. Dados da Fenabrave informam que em setembro a participação do segmento dos hatches médios é de apenas 1,16%, contra 2,18% em 2016. Isso só enaltece a tese sobre o ganho de terreno que os SUVs e os crossovers têm em detrimento dos outros.

Mesmo sabendo disso, a VW aposta neste segmento. Prova disso foi a apresentação do novo Polo, no final de setembro. Sou obrigado a apoiar a decisão da marca, simplesmente porque, assim como os sedãs, os hatches possuem excelente dirigibilidade e dose de conforto.

Há especulação sobre a apresentação da linha 2018 do hatch no ano que vem

Montado em São José dos Pinhais, no Paraná, o GTI , uma vez nacionalizado em 2015, perdeu o freio de estacionamento eletrônico quando comparado ao que vinha da Alemanha, mas, diferentemente do Golf nacional, manteve o câmbio DSG, como foi acima mencionado, e a suspensão independente McPherson na frente e multibraço atrás.

Na cor Vermelho Tornado, o carro chamava tanta a atenção que comecei a ficar constrangido — mentira, paguei mesmo é de playboy em todos os lugares em que passei. E quem tem um GTI, sabe do que estou falando. As costuras do banco em xadrez, exclusivas do modelo, são conhecidas como Clark e oferecem uma breve lembrança ao passado, principalmente as pessoas com mais de 35 anos.

Acabamento “Clark”, em xadrez, pode ser substituído pelo em couro

Outro ponto do GTI é a chave presencial que traz as siglas da versão em alumínio, assim como as pedaleiras com o mesmo tipo de material. Já o volante, com desenho diferenciado, tem costuras vermelhas na parte de dentro do arco, aço escovado e base achatada.

A central multimídia do Golf não é padrão. Ou seja, ela vem de série com a Composition Media com tela de 6,5 polegadas. Mas, como opcional, pode ser a Discover Pro com 8 polegadas com GPS, obviamente com inúmeras funções, dentre elas o recirculador automático do ar-condicionado. Esta função, de acordo com o clima externo e o interno, consegue controlar a circulação do fluxo para tornar mais agradável o ambiente na cabine.

Muitos itens cromados enaltecem o apelo esportivo do GTI

Mais por dentro

Na região da alavanca do câmbio existem seis botões, com funções de ligar e desligar o carro, modos de condução disponíveis — Eco, Sport, Normal e Individual, cada um com a sua peculiaridade, como o nome já diz. Vale frisar que no modo Sport todo o comportamento do carro, como tempo de reação do acelerador, volante, suspensão, ronco (este com pipocos nas trocas de marchas) e câmbio alteram o tempo de reação e o comportamento do carro.

Abaixo do modo de condução existe o botão que pode controlar a função que desliga e liga o motor em paradas no trânsito, depois vem o controle de tração, o Park Assist — que ajuda a realizar manobras na vertical ou na perpendicular. Por fim, há o acionamento dos sensores de aproximação dianteiro e traseiro. Todas elas são funções didáticas e dedutíveis, sem causar problemas na compreensão de cada uma.

Atrás, os cintos são de três pontos para os ocupantes, além de fixação ISOFIX para a cadeirinha de crianças e razoável espaço para quem tem até 1.85 m. Mas, com o elevado túnel central, fica ruim para quem viajar no assento do meio, mesmo a marca apostando em saídas de ar-condicionado para minimizar o desconforto. Uma coisa uma coisa, outra coisa é outra coisa. O porta-malas tem 313 litros, com capacidade expansão para até 330 l com o reposicionamento da tampa mais para baixo.

Este item redondo no meio do estepe é o subwoofer

Ah, caso aconteça de furar o pneu, para encontrar o triângulo de emergência, basta olhar para cima quando o porta-malas estiver aberto. Curioso é que o subwoofer (presente com o pacote Premium) está localizado no centro do estepe que, por sua vez, fica dentro do compartimento de bagagem — e não fora, como alguns modelos — e as ferramentas também estão bem visíveis.

Itens de série

Como padrão no Golf GTI, há: freios ABS e EBD com distribuição eletrônica de frenagem, ESC e EBD — controles eletrônico de estabilidade e de tração; Keyless, alarme que traz controle remoto; Park Pilot; sete airbags; ar-condicionado digital com duas zonas; bancos dianteiros com apoio de lombar e adereços GTI; bloqueio eletrônico do diferencial; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; espelhos retrovisores externos rebatíveis e com aquecimento; rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17; sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem e transmissão automática DSG com seis velocidades.

Opcionais

O comprador pode optar pelo teto solar panorâmico por R$ 4.618;

Pacote Elegance traz, por R$ 17.606: ACC – controle automático de distância e velocidade com limitador de velocidade “Speed Limiter” e função “Stop & Go”; FLA – Assistente de luz para farol alto; Front Assist e City Emergency Brake – monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito; Kessy – sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
“Mode” – modo de condução (Normal/Sport/Eco/Individual); faróis bixenônio com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica; sistema infotainment Discover Media com tela de 6,5 pol., Bluetooth, sensor de aproximação, navegação e App-Connect.

Pacote Premium, por R$ 30.182: tem todos os acessórios acima, mais: Park Assist 2.0 – assistente de estacionamento automático;
Pro-Active – sistema de proteção proativa dos ocupantes; câmera para manobras em marcha à ré com acionamento automático
detector de fadiga; sistema de som Fender; sistema infotainment Discover Pro com tela de 8 pol.

Pacote Sport, por R$ 5.711: ajuste elétrico de altura do banco do motorista; ajuste elétrico do apoio lombar do banco do motorista; revestimento dos bancos em couro Vienna Black (Preto); rodas de liga leve aro 18 pol. Austin com pneus 225/40 R18 e sem gaveta sob o banco do motorista.

O novo Golf pode chega em 2018

Alguns veículos de comunicação já informaram sobre o flagra do novo modelo, que ganhará retoques na dianteira e na traseira. O interior também receberá alterações. Em relação ao motor, não existirá mais a versão 1.6 aspirada, tornando o hatch configurável apenas com propulsores sobrealimentados — 1.0 TSI, 1.4 TSI e 2.0 TSI.

Vale a compra?

Particularmente, eu não pagaria. Pelo valor de R$ 30.182 do Pacote Premium do GTI, dá para adquirir um Renault Kwid Life 0km, que custa R$ 29.990. Claro, são dois mundos opostos. Dadas as circunstâncias, fica evidente que a Volkswagen cobra alto pela dirigibilidade, um dos seus pontos fortes.

Com todos os opcionais, o valor beira os R$ 175 mil. Agora, pense que com esse valor, um Volvo V40 R-Design pode ser seu e que, além de mais potente e visual moderno, é superior em tecnologia, como, por exemplo, a condução semiautônoma. Outra opção é o MINI John Cooper Works pela mesma faixa de preço e que anda mais do que os dois. Em suma, é aquela coisa, você é fidelizado a Volkswagen? Depende da sua resposta.

Ficha técnica — VW Golf GTI, R$ 168.589

Motor: 1.984 cc, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, gasolina e injeção direta e indireta;

Potência: 220 cavalos;

Torque: 35,7 kgf.m a 1.500 rpm;

Aceleração até 100 km/h: 6,5 segundos;

Velocidade máxima: 237 km/h;

Câmbio: automático de dupla embreagem de 6 marchas;

Consumo: 10,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada;

Direção: elétrica progressiva;

Suspensão: independente, McPherson na dianteira e multibraço com barra estabilizadora atrás;

Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás;

Pneus: 225/45 R17;

Tração: dianteira;

Comprimento: 4268 mm;

Largura: 2027 mm;

Altura: 1456 mm;

Entre os eixos: 2631 mm;

Tanque: 50 litros;

Peso: 1.317 kg;

Porta-malas: 338 litros

esportivohatcheshot hatchVolksagen Golf GTIVolkswagen
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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