Nada como não ter limites para sonhar. Esse deve ter sido o pensamento dos engenheiros da Mercedes AMG para revelar o conceito — que pode ser de produção — Projetc One, primeiro carro equipado com motor de Fórmula 1 e que tem propulsão híbrida de 1.006 cv.
O motor principal e a combustão interna é o W08, atualmente presente nos carros da equipe Mercedes de F1, o V6 1.6 turbo, que gera 670 cv. Em conjunto, existem quatro propulsores elétricos, cada um com 160 cv.
São capazes de girar até 50.000 rpm, o que maioria consegue regime de até 20.000 rpm. Os elétricos estão localizados um em cada roda dianteira, um na turbina, para que não ocorra o “lag” — tempo em que o caracol demora para entregar a força e, por fim, o último gerador de energia limpa está alocado no motor a combustão.
Sendo assim, todos os 1.006 cv podem ser entregues, caso o condutor opte, para as rodas dianteiras, pois estes motores dianteiros são independentes. A aceleração aos 200 km/h do AMG Project One demora seis segundos e a velocidade máxima supera os 350 km/h.
O câmbio é automático de oito velocidades feito especificamente para este projeto. Caso o motorista opte, pode trocá-las de forma manual por aletas localizadas atrás do volante.
O interior traz pormenores que remetem — não ao acaso — a acessórios presentes nos modelos F1, como o volante e seus inúmeros botões e visual livre do desnecessário.
A Alcântara e a fibra de carbono são presentes na cabine e os bancos são em formato concha. Dois monitores de dez polegadas com alta resolução trazem todas as informações ao piloto.
A AMG planeja produzir 275 exemplares por € 2,27 milhões (R$ 8,47 milhões, na cotação do dia e sem imposto) cada um, para fazer frente a Porsche 918 Spyder, Ferrari LaFerrari e McLaren P1.