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Industria AutomobilisticaMercedes

Salão de Frankfurt: Mercedes AMG Project One, com 1.006 cv, é um hipercarro com dotes de F1

por Lucas Henk 13/09/2017
por Lucas Henk 13/09/2017
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O piloto de F1 Lewis Hamilton ajudou no projeto de construção do Project One

Nada como não ter limites para sonhar. Esse deve ter sido o pensamento dos engenheiros da Mercedes AMG para revelar o conceito — que pode ser de produção — Projetc One, primeiro carro equipado com motor de Fórmula 1 e que tem propulsão híbrida de 1.006 cv.

O motor principal e a combustão interna é o W08, atualmente presente nos carros da equipe Mercedes de F1, o V6 1.6 turbo, que gera 670 cv. Em conjunto, existem quatro propulsores elétricos, cada um com 160 cv.

Difusor traseiro e sistema de escape central. Por este ângulo, lembra o Lamborghini Aventador

São capazes de girar até 50.000 rpm, o que maioria consegue regime de até 20.000 rpm. Os elétricos estão localizados um em cada roda dianteira, um na turbina, para que não ocorra o “lag” — tempo em que o caracol demora para entregar a força e, por fim, o último gerador de energia limpa está alocado no motor a combustão.

Sendo assim, todos os 1.006 cv podem ser entregues, caso o condutor opte, para as rodas dianteiras, pois estes motores dianteiros são independentes. A aceleração aos 200 km/h do AMG Project One demora seis segundos e a velocidade máxima supera os 350 km/h.

Minimalista, o interior traz Alcântara e fibra de carbono

O câmbio é automático de oito velocidades feito especificamente para este projeto. Caso o motorista opte, pode trocá-las de forma manual por aletas localizadas atrás do volante.

O interior traz pormenores que remetem — não ao acaso — a acessórios presentes nos modelos F1, como o volante e seus inúmeros botões e visual livre do desnecessário.

A Alcântara e a fibra de carbono são presentes na cabine e os bancos são em formato concha. Dois monitores de dez polegadas com alta resolução trazem todas as informações ao piloto.

A AMG planeja produzir 275 exemplares por € 2,27 milhões (R$ 8,47 milhões, na cotação do dia e sem imposto) cada um, para fazer frente a Porsche 918 Spyder, Ferrari LaFerrari e McLaren P1.

1.006 cvamgLewis HamiltonMercedes AMG Projetc One
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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