Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

O eterno Gol

por Claudio Carsughi 07/07/2017
por Claudio Carsughi 07/07/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Gol, que já tinha chegado à era da eletrônica e da modernidade, continua sendo a grande aposta da VW para alcançar bons níveis de vendas. E o modelo equipado com o motor 3 cilindros é talvez o mais indicado para ser um “best-seller”.

Este Gol, na sua versão 1.0 (existe também a versão com o clássico motor 1.6) apresenta o já conhecido motor 3 cilindros que a montadora utiliza em vários de seus produtos, cada qual com uma programação eletrônica que faz variar – e bastante – sua potência.

Neste Gol 1.0 atende perfeitamente ao que dele é lícito esperar. Sua tarefa é auxiliada por um bom câmbio mecânico de 5 marchas (teria sido interessante ter uma 6.a mais longa, para uso em rodovias, mas aí claramente é uma questão de custos), com engates precisos e um sistema de freios misto (disco na frente tambor atrás) que atende bem às necessidades e não provoca desvios de trajetória quando exigido a fundo.
A direção tem peso adequado ao que desse carro de entrada pode se esperar, e a suspensão é um dos pontos altos do veículo. Com efeito combina muito bem conforto e estabilidade, duas características antagônicas em pisos irregulares como todos os que temos por aqui. Naturalmente em rodovias, ao se superar os 120 km/h, percebe-se a necessidade de uma suspensão mais dura mas como esse é o limite legal de velocidade existente no Brasil (e não em todas as estradas, muitas tem limites ainda mais baixos) o problema não se põe.
Finalmente quanto ao design, eu gosto, mas claramente se trata de uma opinião absolutamente pessoal, da mesma forma como a definição de que se trata, como todos seus concorrentes, de um veículo para 4 pessoas, o eventual quinto ocupante (que sentaria no meio do banco traseiro) não tendo um conforto aceitável, mesmo em trajetos curtos.
Tudo somado, então, trata-se de um carro de entrada devidamente repaginado e modernizado que pode aspirar a uma considerável fatia de nosso mercado.

golMotor 1.0VolkswagenVW
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Rogério Ceni fez a escolha certa ?
Próximo
Abeifa: vendas de veículos importados fecham primeiro semestre com queda de 27%

Você também pode gostar...

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue