A Formula 1 chegou à metade de seu caminho deste ano, e domingo teremos o início do que podemos chamar de segunda fase, com a disputa do GP da Hungria.
A situação, analisando sobretudo os últimos 4 GPs, vê uma Mercedes que resolveu seus problemas de excessivo desgaste dos pneus, além de incrementar sua unidade de potência. E isto se observa sobretudo no treino oficial, válido para a formação do grid de largada. Aí o motor Mercedes fala mais alto e acaba permitindo tanto a Hamilton como a Bottas de lutar com sucesso pelas primeiras posições.
Do outro lado temos a Ferrari que, embora apresentando, à exemplo da rival, um pacote de modificações, não conseguiu o mesmo aumento de potência E se vê obrigada a apostar na estratégia de corrida para tentar ficar à frente da rival.
Do ponto de vista psicológico isto mostra uma Mercedes em fase ascendente e uma Ferrari obrigada a persegui-la, sobretudo após ter perdido em Silverstone nada menos que 19 dos 20 pontos de vantagem que tinha no mundial.
Aliás o mundial de pilotos, onde Vettel e Hamilton disputam o título, com Botttas como terceiro, pronto a desfrutar qualquer falha dos dois, é o único que mantém viva a dúvida quanto a seu desfecho.
A Copa dos Construtores poderia desde já ser entregue à Mercedes, que tem em Hamilton e Bottas dois pilotos que quase sempre se classificam bem, ao passo que a Ferrari, neste sentido, só conta com Vettel. Raikkonen não tem a continuidade dos rivais e só de vez em quando (como em Silverstone) consegue destacar-se.
Neste circuito do Hungaroring largar na frente é muito importante, um pouco como em Monaco, e portanto a Mercedes tem certo favoritismo. Embora o fato de ter muitas curvas e poucas retas possa constituir certa vantagem de carros, como Ferrari e também Red Bull.
A necessidade de se ter uma forte pressão aerodinâmica, para poder acelerar já no meio da curva, leva os técnicos a soluções interessantes. Pois devem levar em consideração também o desgaste dos pneus e o previsível forte calor. Isto tudo somado torna o GP muito interessante, desde o treino oficial até a bandeirada de chegada.