Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Um Civic interessante

por Claudio Carsughi 20/04/2017
por Claudio Carsughi 20/04/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Honda-civic-sport-2017 (2)
Testar um carro que marca o primeiro degrau de determinada categoria nem sempre é fácil, já que todas as montadoras (quem mais, quem menos) tendem sempre a entregar à imprensa seus modelos de tope. Foi assim que fiquei muito contente quando recebi da Honda um Civic com câmbio mecânico que, denominado impropriamente “Sport” (pois tem o mesmo motor e demais características das demais versões), constitui a versão mais barata. Isso numa categoria, o de sedans médios, em que o Civic ocupa tradicionalmente o segundo lugar, atrás do campeonissimo Toyota Corolla.
Este Civic, que custa R$ 87.900 reais, se constituiu numa agradável surpresa. Ao lado de um lugar para o motorista em que é fácil encontrar a melhor posição para dirigir, fiquei impressionado com a perfeita ergonomia do câmbio. Ao deixar a mão do volante, ela cai automaticamente no topo da alavanca de câmbio e este, por sua vez, mostra um funcionamento perfeito. Engates secos e precisos, curso da alavanca curto, relações bem escolhidas e nada menos que 6 marchas : enfim tudo o que um motorista que goste de pilotar almeja encontrar num carro !
Naturalmente isto faz logo pensar o que poderia ser este Civic se a montadora lhe adicionasse um turbo, levando o motor 2.0 a uns 200 cv. Mas entende-se que seria necessário acompanhar esta maior potência por retoques no sistema de freios e na calibragem da suspensão, entre outros detalhes, o que elevaria seu preço final.

Honda Civic 2018 x 1998

Honda Civic 2018 x 1998

Dito isto, o Civic atual, se comparado, por exemplo, à versão de duas décadas atrás, mostra ter crescido, em todos os sentidos. Seu motor passou de 1.6 para 2.0 (de 127 cv para 150 cv, com gasolina), seu torque de 14,8 kgfm para 19,3 kgfm, (sempre com gasolina, com álcool o atual tem números algo melhores).
Mas a maior mudança foi no tamanho. Seu comprimento aumentou de 4450 mm para 4637 mm, sua largura de 1705 mm para 1799 mm e seu entre-eixos passou de 2620 mm para 2700 mm. E, para não perder espaço no mercado, agora a Honda tem o City, cuja configuração geral (sobretudo medidas. mas também mecânica) é muito semelhante àquele antigo Civic.

19982018CivicHonda
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Barcelona, para ser canonizado
Próximo
Corinthians, um time que se complica bastante – Parte II

Você também pode gostar...

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger