Testar um carro que marca o primeiro degrau de determinada categoria nem sempre é fácil, já que todas as montadoras (quem mais, quem menos) tendem sempre a entregar à imprensa seus modelos de tope. Foi assim que fiquei muito contente quando recebi da Honda um Civic com câmbio mecânico que, denominado impropriamente “Sport” (pois tem o mesmo motor e demais características das demais versões), constitui a versão mais barata. Isso numa categoria, o de sedans médios, em que o Civic ocupa tradicionalmente o segundo lugar, atrás do campeonissimo Toyota Corolla.
Este Civic, que custa R$ 87.900 reais, se constituiu numa agradável surpresa. Ao lado de um lugar para o motorista em que é fácil encontrar a melhor posição para dirigir, fiquei impressionado com a perfeita ergonomia do câmbio. Ao deixar a mão do volante, ela cai automaticamente no topo da alavanca de câmbio e este, por sua vez, mostra um funcionamento perfeito. Engates secos e precisos, curso da alavanca curto, relações bem escolhidas e nada menos que 6 marchas : enfim tudo o que um motorista que goste de pilotar almeja encontrar num carro !
Naturalmente isto faz logo pensar o que poderia ser este Civic se a montadora lhe adicionasse um turbo, levando o motor 2.0 a uns 200 cv. Mas entende-se que seria necessário acompanhar esta maior potência por retoques no sistema de freios e na calibragem da suspensão, entre outros detalhes, o que elevaria seu preço final.
Dito isto, o Civic atual, se comparado, por exemplo, à versão de duas décadas atrás, mostra ter crescido, em todos os sentidos. Seu motor passou de 1.6 para 2.0 (de 127 cv para 150 cv, com gasolina), seu torque de 14,8 kgfm para 19,3 kgfm, (sempre com gasolina, com álcool o atual tem números algo melhores).
Mas a maior mudança foi no tamanho. Seu comprimento aumentou de 4450 mm para 4637 mm, sua largura de 1705 mm para 1799 mm e seu entre-eixos passou de 2620 mm para 2700 mm. E, para não perder espaço no mercado, agora a Honda tem o City, cuja configuração geral (sobretudo medidas. mas também mecânica) é muito semelhante àquele antigo Civic.