A VW apresentou a mais nova versão da Saveiro, onde após 33 anos de vida ela ganha total independência do design do Gol e Voyage.
O capô está mais elevado do que o anterior e todo o recorte que margeia os faróis é novo. Com a grade maior e mais alta, o logotipo da Volkswagen fica totalmente fora do capô.outra novidade é a traseira totalmente nova, com lanternas tridimensionais e abertura do porta-malas através do logo VW.
A grande novidade vem na conectividade,sendo ela a primeira picape pequena a oferecer esse recurso, o sistema App-Connect, que permite o espelhamento do celular, usando os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.a tela é colorida e tem 6,33″, facilitando a visualização de todas as funções do smartphone. É possível ainda ler e mandar mensagens de voz por meio dos auto-falantes e o sistema, infotainment como é chamado pela VW, permite o pareamento simultâneo de dois celulares.
A motorização é 1.6 de 120 cv, da família EA211, um dos mais modernos fabricados pela Volkswagen no Brasil. As versões Robust, Trendline e Highline são equipadas com o motor 1.6 Total Flex, de 104 cv (etanol).
Outra mudança foi na suspensão, que agora mais elevada, permite maior desempenho no uso off-road e transporte de carga.
Em termos de segurança a Saveiro é a primeira de sua categoria com controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road, controle de partida em rampa (hill hold) e freio a disco nas quatro rodas
Fizemos um exercício na pista da Bridgestone para sentir como funcionam esses sistemas, freando na pista molhada, fazendo o famoso slalom e acelerando até o fundo numa curva e pudemos sentir o computador funcionando, na medida em que ele limita automaticamente essa aceleração, segurando o carro na curva, não permitindo sua derrapagem.
Fizemos também um belo trecho de terra molhada, pois havia chovido e o comportamento dela não decepcionou.
Versões e preços:
– Saveiro Robust 1.6 8V cabine simples (R$ 43.530), trazendo apoio lateral para acesso a caçamba; banco do motorista com ajuste de altura; barra de apoio para carga no teto; estepe sob a caçamba na cor prata Sírius; faróis simples com máscara escurecida; freio a disco nas quatro rodas; protetor da caçamba.
– Saveiro Trendline 1.6 8V cabine simples (R$ 47.970) / cabine estendida (R$ 52.730), com todos os itens da Robust, mais direção hidráulica; indicador de troca de marcha; para-choques na cor do veículo; regulagem de altura para os cintos de segurança (somente para cabine estendida); grade protetora da janela traseira; travamento elétrico das portas e vidros elétricos.
– Saveiro Trendline 1.6 8V cabine dupla (R$ 56.270), com todos os itens anteriores, mais!” I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo; banco traseiro para três passageiros com três apoios de cabeça; desembaçador do vidro traseiro; lanterna de freio elevada (break-light) e iluminação da caçamba; janelas laterais traseiras basculantes e tomada na parte traseira da cabine.
– Saveiro Highline 1.6 8V cabine dupla (R$ 63.070), com todos os itens da Trendline e acrescenta ar-condicionado; Chave tipo “canivete com controle remoto; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; retrovisores com ajustes elétricos, capa na cor do veículo e repetidores de setas; faróis e lanterna de neblina; som Media Plus” com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN e v”olante multifuncional com comando de sistema de som e ‘I-System’.
– Saveiro Cross 1.6 16V cabine estendida (R$ 66.110) / cabine dupla (R$ 69.250), com E-Flex” – sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina; “ESC” – controle eletrônico de estabilidade; “ESS” – alerta de frenagem de emergência; “HSA” – assistente para partida em subida; “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo com dicas de economia de combustível; Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro; capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba; rodas de liga leve aro 15; central multimídia Composition Touch e volante multifuncional em couro.