A Ford apresentou recentemente à imprensa especializada, no interior do estado de São Paulo, seus dois novos modelos : a versão com transmissão automática Powershift de seis marchas, com várias opções de acabamento, e a versão 4WD com transmissão manual, que terá sua comercialização iniciada no mês de janeiro de 2013.
Desde seu lançamento há dois meses e meio atrás, a Ford já vendeu mais de 12 mil unidades do novo EcoSport, justificando a continuidade de apresentações de novas opções para o comprador.
A grande novidade do Ecosport com transmissão automática é que ele apresenta um sistema de dupla embreagem, onde uma parte do câmbio faz a troca da 1a, 3a e 5a marchas e a outra faz a troca da 2a, 4a, 6a e ré. Dessa forma é eliminado aquele “tranco” que as transmissões automáticas podem gerar quando se deseja tornar mais rápidas as mudanças de marcha. Aliás com este sistema, já utilizado em muitos carros de apelo esportivo, a troca é até 1/3 mais rápida que a tradicional. O câmbio dispõe ainda de uma opção esportiva, ativando a tecla “S”, e existe também a opção de troca de marchas sequencial.
Esta nova versão do Ecosport conseguiu reduzir em 20 kg seu peso, e portanto proporciona uma pequena economia de combustível em relação à anterior.
Finalmente cabe destacar que a versão 4WD tem transmissão manual e tração permanente nas quatro rodas.
Avaliamos as duas versões em situações de trânsito na cidade, na estrada e na terra e pudemos constatar a suavidade do novo câmbio automático especialmente no momento em que ele reduz a marcha nas ultrapassagens. Na terra ele se comporta muito bem, até com baixo nível de ruído interno, passando por situações de lama, água e irregularidades do solo.
Os preços iniciam em R$63.390,00 para a versão 2.0 16v SE Powershift e vão até R$74.590,00 para a versão 2.0 Titanium.