Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

F1: Verstappen domina o sábado de Sprint no Circuito das Américas com pole e vitória

por Gabriella Carsughi 21/10/2023
por Gabriella Carsughi 21/10/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
F1 Sprint - GP dos Estados Unidos

Verstappen vence a corrida Sprint dos Estados Unidos. (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

O sábado no COTA (Circuito das Américas) foi todo de Max Verstappen! O tricampeão mundial conquistou, nessa tarde, a pole position para a Sprint Race e ainda somou ao seu currículo uma sexta vitória em corridas curtas.

Durante a Sprint Shootout, Verstappen liderou todas as três sessões. Viu seu companheiro de equipe, Pérez, sempre bastante distante. Cometeu um erro no SQ2 que o fez rodar, algo incomum para o piloto. Teve como única ameaça Leclerc, piloto que conquistou na sexta-feira a pole position para a “corrida principal”, o GP de domingo.

Ainda na classificação que aconteceu hoje pela tarde, pode-se notar que o ritmo das Aston Martin continua mais fraco do que aquilo que vimos no início da temporada. Enquanto isso, as equipes Ferrari, Mercedes e McLaren cresceram significativamente. Isso se comprovou mais uma vez hoje, com Leclerc se classificando em P2, Hamilton em P3 e Norris em P4 a apenas 1 décimo de Verstappen.

Por atrapalhar o piloto monegasco da Ferrari, Russell levou punição de 3 posições no grid de largada da corrida Sprint e saiu da 11ª colocação. A partir daí, teria que mostrar seu talento para poder somar pontos para a sua equipe e abrir vantagem em cima da Ferrari no Campeonato de Construtores.

Corrida Sprint

Todos os pilotos largaram de pneus médios, com exceção de Sainz que estava com um jogo de macios e partia em P6.

Já na largada aconteceu uma briga interessante entre Leclerc e Verstappen. Procurando defender sua posição, o holandês empurrou o piloto da Ferrari até o limite (ou um pouco mais, já que ele foi parar fora das linhas da pista) e quem levou a melhor nessa foi Hamilton, que aproveitou esse embate para ultrapassar por fora após a curva 1 e ganhar o P2.

F1 Sprint - GP dos Estados Unidos

Largada da corrida Sprint de sábado do GP dos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/Twitter @ScuderiaFerrari)

O heptacampeão conseguiu se aproximar bastante de Verstappen e chegou a virar as 6 primeiras voltas com um tempo muito próximo, mas pouco tempo depois, mesmo com o holandês mantendo o mesmo ritmo, o gap foi aumentando ao que parecia Hamilton fazendo o gerenciamento de seus pneus.

Mas as disputas lá nas posições subsequentes é que prenderam um pouco a atenção do telespectador, já que o resto da corrida foi morno. Primeiro, a disputa entre Sainz e Norris pelo P4, onde o piloto da McLaren triunfou. A escolha dos pneus macios para o espanhol não pareceu a certa, porque apesar de ter sido uma corrida de apenas 19 voltas, na metade ele já vinha sofrendo com o desgaste e virando tempos cerca de 1 segundo mais lentos que seu companheiro de equipe, Leclerc. Logo perdeu também a posição para Pérez e caiu para P6.

LAP 10/19

Lando Norris's persistence pays off. He's up to P4 ?

Next up the road, Charles Leclerc…#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/Sj9qIKw3QR

— Formula 1 (@F1) October 21, 2023

Sainz também teve que se proteger dos ataques de Russell, que chegou a ultrapassá-lo na volta 14 mas o espanhol rapidamente retomou sua 6ª colocação já na próxima curva.

Como Russell tinha uma punição de 5 segundos a pagar (por ultrapassar Piastri por fora da pista e ganhar vantagem) e o pit stop não é obrigatório na corrida Sprint, ele teve de se manter o mais próximo possível de Sainz e torcer para que Albon, que estava em P9, não se aproximar de Gasly, que era o P8 naquele momento. Dessa forma, Russell poderia ainda finalizar a corrida na 7ª colocação, receber a punição, cair para P8 e ainda somar 1 ponto para ele e a equipe. E assim foi!

E assim Verstappen garantiu mais uma vitória para a conta, recebendo a bandeirada com mais de 9 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Hamilton. Completaram esse top 8 – que são os carros que pontuam na Sprint – Leclerc, Norris, Pérez, Sainz, Gasly e Russell.

Nesse domingo, a largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos está programada para às 16h (BRT) com Leclerc na pole position, Norris ao seu lado, Hamilton em P3 e Verstappen em P6.

Confira o resultado completo da corrida Sprint do GP dos EUA:

#F1SPRINT CLASSIFICATION

Verstappen romps to a third Sprint win of the season

Norris wasn't far off catching Leclerc for third ?#F1 #USGP pic.twitter.com/ALs0pU5p7k

— Formula 1 (@F1) October 21, 2023

circuito das americascorrida sprintcotaF1FerrariFórmula 1GP dos Estados UnidosHamiltonLeclercMcLarenMercedesNorrisRed BullrussellSainzsprintsprint shootoutVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Pista estreita, desafio gigante: 5 curiosidades do GP de Mônaco
Próximo
Mustang Mach-E acelera de verdade e como poucos

Você também pode gostar...

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

F1: Verstappen e Pérez participam de bate-papo com o público no Heineken Village

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Novo motor mostra evolução do Jeep Commander

    07/05/2025
  • 2

    Carros da China dominam México com ajuda da GM

    08/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China