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Industria AutomobilisticaRam

Ram Dakota tem personalidade própria e câmera 540º

por Fernando Calmon 01/12/2025
por Fernando Calmon 01/12/2025
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RAM Dakota Laramie

RAM Dakota Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)

Prevista para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2026, a Ram Dakota resgata o nome já utilizado nesta picape média entre 1998 e 2001. Apesar de compartilhar chassi, conjunto motor/câmbio e suspensões com a Fiat Titano, mantém conceitos dos produtos Ram a exemplo de capô, para-choques, sistema de iluminação e grade reformulados, além do interior exclusivo.

Dimensões: comprimento, 5.357 mm; entre-eixos, 3.180 mm; altura, 1.823 mm; largura, 1.889 mm; ângulo de entrada, 28°, ângulo de saída, 27°; ângulo central, 24°; vão livre, 228 mm. Capacidade de carga, 1.020 kg. Motor diesel, 2,2 L, 4 cilindros, 200 cv, 45,9 kgf·m. Câmbio automático, oito marchas, modos 4×2, 4×4 Auto, 4×4 Low e diferencial traseiro autobloqueante. Freios a disco nas quatro rodas.

No interior, tela multimídia de 12,3 pol., carregador de celular por indução com resfriamento, câmera 540° (enxerga ao redor em 360° e carroceria transparente em mais 180°), bons materiais de acabamento, comando de câmbio por joystick, freio de estacionamento eletromecânico (contudo sem autoimobilização nas paradas) e pacote de segurança ativa Adas.

RAM Dakota Laramie

Interior da Ram Dakota Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)

Primeiro contato foi apenas em fora de estrada e mostrou boa capacidade de tração, mesmo no modo “4×4 Auto”. Bloqueio do diferencial traseiro bastante funcional e resposta rápida em todos os acionamentos. Controle eletrônico de tração não conseguiu distribuir adequadamente a tração entre as rodas de menor e maior aderência, sendo necessário acionar o bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão traseira do tipo eixo rígido e molas helicoidais de ótimo curso. Motor mostrou boa entrega de torque em baixas rotações.

dakotaPicaperam
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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