
Novo Audi A5 Sedan (Foto: Divulgação/Audi)
Sem se descuidar de desenvolver motores a combustão, a Audi também evolui em aperfeiçoamentos de chassi e visual. O novo sedã médio A5 Performance S (substitui o A4) tem alterações nos faróis, grade mais larga e de proporção mais baixa, novos vincos no capô, rodas de 20 pol., tampa do porta-malas com vidro traseiro, novas lanternas e saídas de escapamento retangulares. Maçanetas embutidas ajudam no coeficiente aerodinâmico de 0,27.
Dimensões ampliadas: comprimento, 4.829 mm; entre-eixos, 2.892 mm; largura, 1.860 mm (2.029 mm com espelhos); altura, 1.410 mm; porta-malas, 445 litros e tanque 56 litros. Novo motor de quatro cilindros, 2-L turbo agora entrega 272 cv e 40,8 kgf·m graças, entre outras mudanças, à turbina com válvulas de palhetas e pressão de injeção elevada para 500 bar. Câmbio automatizado de duas embreagens, sete marchas e tração 4×4. No interior, destaque para a nova central multimídia de 14,5 pol., mas a terceira tela para o passageiro da frente não está disponível aqui.
Pormenor interessante é o teto solar que pode formar faixas longitudinais. Em um primeiro contato, destacou-se pelo silêncio a bordo e o equilíbrio em curvas com leve tendência ao subesterço (sair de frente), se muito exigido. Continua um carro que agrada pelo conjunto, transmite solidez e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s.
Preço: R$ 379.990.