Foto: Freepik/senivpetro
Uma grande preocupação que aumenta em momentos em que o mercado de compra e venda de carros usados está aquecido é com relação à confiabilidade do veículo em questão. Surgem inúmeras dúvidas e alguns cuidados devem ser tomados pra minimizar a chance de entrar numa fria.
Tanto pro comprador como pra quem vende, a boa manutenção é fundamental pra realizar um bom negócio, sem desvalorizar o bem e alguns itens devem ser vistos com muito cuidado. Um deles é o sistema de ignição, que, se não funcionar da maneira correta pode trazer problemas como infiltração de água na câmara de combustão, queima de óleo lubrificante que pode indicar desgaste do motor ou no sistema de sobrealimentação (turbo) e também uso de combustível de má qualidade.
Outro item importante são as velas de ignição que são responsáveis pela queima da mistura ar/combustível. Quando estão desgastadas, o carro consome mais combustível, pode falhar, além de aumentar a emissão de poluentes e tornar a partida a frio mais difícil. Especialistas, como Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra, indicam o uso de velas especiais, como de iridium e platina para uma melhor queima.
Os cabos das velas, que são responsáveis por conduzir a corrente elétrica da bobina até as velas não podem estar oxidados ou com fuga de corrente. Pra isso, use cabos de boa qualidade.
A bobina, peça responsável por fazer chegar alta tensão e gerar a centelha na vela, tem que estar em bom estado, pois uma bobina ruim vai gerar falhas na partida e o carro vai perder desempenho.
Outro ponto super importante é o sistema de injeção de combustível que é bem complexo, cheio de sensores e atuadores que trabalham junto ao módulo de controle eletrônico. Uma falha nele afeta o desempenho e pode ocasionar falha na queima do combustível.
O sistema de arrefecimento faz parte também desse pacote de sugestões de pontos a serem verificados, pois se tiver vazamento no sistema, o motor pode super aquecer e a transmissão automática também, gerando um prejuízo enorme.
Se o motor de seu carro for turbo, esteja atento à troca de óleo do motor e uso de lubrificante correto, o que impacta positivamente no preço do veículo.
Essas são algumas dicas para um bom negócio. Lembre, eu recomendo sempre que seja feita uma vistoria cautelar, pois só ela vai indicar o real estado do carro. Muitos defeitos podem estar obscuros e na vistoria vão aparecer e você vai poder julgar se é um defeito grave ou se dá pra arrumar sem prejuízo.