
Mustang MT (Foto: Divulgação/Ford)
Serão apenas 200 unidades do superesportivo, com fila prioritária a clientes Ford. Conheça as novidades e diferenças do muscle car que vai virar peça de colecionador
A Ford celebra os 60 anos do icônico Mustang com o lançamento no Brasil do Mustang GT Performance Manual, uma edição limitada que evoca a mais pura esportividade através da sua transmissão manual de seis marchas.
A chegada desta versão, impulsionada pelo sucesso da sétima geração do Mustang GT que registrou um crescimento de 95% nas vendas no país em 2024, atende aos entusiastas que valorizam a conexão visceral com o carro e o controle preciso da máquina.
Com apenas 200 unidades disponíveis no mercado brasileiro, cada Mustang GT Performance Manual será uma peça de colecionador, ostentando uma placa numerada fixada junto ao câmbio, que realça sua exclusividade. O preço de cada unidade é de R$ 600 mil.
Bronze domina

Traseira do Mustang MT (Foto: Divulgação/Ford)
O visual desta edição especial recebeu toques distintos da designer da Ford, Andrea Sagiorato. Detalhes em bronze adornam o veículo, incluindo o emblemático Mustang, o badge 5.0 e o logo GT, além de um emblema exclusivo de 60 anos.
Faixas decorativas exclusivas, rodas de liga leve 19×9” na dianteira e 19×9,5” na traseira com acabamento em bronze e pinças de freio vermelhas completam a aparência imponente e diferenciada do muscle car. Os pneus são 255/40 R19 frontais e 275/40 R19 traseiros.
Os clientes poderão escolher entre três cores para a carroceria: o elegante cinza Torres, o clássico preto Astúrias e o atemporal branco Oxford.
Ainda mais potente
Sob o capô, o lendário motor Coyote V8 de 5 litros foi aprimorado para entregar uma performance ainda mais emocionante.
Agora, ele desenvolve 492 cv de potência a 7.250 rpm e um torque de 58 kgfm a 4.900 rpm, com 80% desta força disponível já em baixas rotações (até 2.000 rpm). Essa melhoria é resultado da adoção de dois corpos de borboleta eletrônicos e um sistema de indução e escapamento menos restritivo.
Com isso, o Mustang manual entrega um desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos.
A transmissão manual de seis marchas não apenas proporciona um controle superior e um engajamento maior com a condução, mas também oferece a funcionalidade Flat Shift, que permite trocas de marcha sem a necessidade de aliviar o acelerador, otimizando a performance em condução esportiva.
Cinco modos de condução
Interior do Mustang MT (Foto: Divulgação/Ford)
Para se adaptar a diferentes estilos de condução e condições de pista, o Mustang GT Performance Manual oferece cinco modos de condução distintos: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Cada modo ajusta diversos parâmetros do veículo para otimizar a experiência.
No modo Esportivo, as respostas do acelerador se tornam mais rápidas, a suspensão adaptativa ganha maior rigidez, o ruído do escapamento se intensifica em altas rotações e a direção adota um ajuste mais esportivo.
O modo Pista eleva a performance ao máximo, com respostas do acelerador ainda mais diretas, menor intervenção dos sistemas ABS, ESC e controle de tração, suspensão adaptativa mais rígida, escapamento com menor restrição e mais alto, e ajuste de direção esportivo.
Para arrancadas otimizadas, o modo Pista Drag oferece respostas de acelerador ultrarrápidas, suspensão adaptativa calibrada para máxima aceleração, escapamento com mínima restrição e o ajuste de direção esportivo.
Em condições de baixa aderência, o modo Escorregadio prioriza a segurança com uma resposta do acelerador mais gradual, maior atuação dos sistemas de controle de estabilidade e tração, suspensão adaptativa mais macia, ruído do escapamento normal e ajuste de direção padrão.
Perfis selecionáveis: você no comando
Adicionalmente, o Mustang GT Performance Manual permite aos motoristas refinar ainda mais a experiência através de seis perfis personalizáveis. Estes perfis permitem ajustar a assistência da direção elétrica, o modo do escapamento, a rigidez da suspensão, a sensibilidade do acelerador, o controle de estabilidade e tração, o som do motor na cabine e as características do painel de instrumentos digital de 12,4”.
O sistema de modos de direção oferece ainda três opções distintas: Normal para uma condução equilibrada no dia a dia, Esportivo com maior esforço ao volante para uma sensação mais conectada, e Conforto com menor esforço para manobras e uso urbano.
O escapamento com ajuste de válvula ativo permite controlar a sonoridade do motor em quatro modos: Normal para um ronco equilibrado, Silencioso para reduzir o ruído, Esportivo com um ronco levemente mais alto e esportivo, e Pista para o ronco mais intenso e com menor restrição, ideal para uso em circuitos.
A suspensão adaptativa Magneride oferece quatro modos distintos: Normal para conforto diário, Esportivo com rigidez equilibrada focada na dirigibilidade, Pista com rigidez otimizada para performance extrema, e Pista Drag para melhor desempenho em arrancadas. Esta tecnologia utiliza um fluido viscoso eletromagnético e sensores que realizam até 1.000 leituras por segundo para ajustar instantaneamente a suspensão, garantindo a melhor resposta em cada situação.
A dirigibilidade do Mustang GT Performance Manual é aprimorada por diversas soluções técnicas, incluindo a suspensão Magneride, a distribuição de peso de 55% na dianteira e 45% na traseira, barras estabilizadoras herdadas do Mach 1 com maior rigidez, freio de drifting e freios Brembo de alta performance. O veículo também conta com detecção automática de buracos, que reduz o risco de danos a pneus e rodas.
Por dentro, esportividade, requinte e conforto
Interior do Mustang MT (Foto: Divulgação/Ford)
O interior do Mustang GT Performance Manual combina tecnologia e conforto. A esportividade é reforçada pelos bancos Recaro, que oferecem o devido suporte para uma condução dinâmica. Um emblema exclusivo numerado no interior ecoa a raridade desta edição.
O painel de instrumentos digital de 12,4” é totalmente configurável, e o sistema multimídia Sync 4 com tela de 13,2” oferece conectividade sem fio, entradas USB A e C, carregador por indução e comando de voz.
O sistema de som Bang and Olufsen B&O de 900W com 12 alto-falantes (incluindo subwoofer) proporciona uma experiência sonora imersiva. Outras comodidades incluem GPS embarcado, ar-condicionado com comando na tela, entrada e partida sem chave e volante com aquecimento.
Em termos de segurança, o Mustang GT Performance Manual está equipado com sete airbags, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e à ré, assistente de manutenção em faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.
Faça fila!
A Ford estabeleceu uma prioridade para a aquisição desta edição limitada: a primeira fase será destinada aos atuais proprietários de Mustang, seguida pelos donos de outros veículos Ford e, por fim, aberta ao público geral.
A pré-venda está prevista para maio, com as primeiras entregas a partir de julho, marcando a chegada de um verdadeiro ícone da esportividade em sua forma mais pura e exclusiva.