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BMWIndustria AutomobilisticaMINI

Grupo BMW: X3 e MINI Aceman, simultaneamente

por Fernando Calmon 03/03/2025
por Fernando Calmon 03/03/2025
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BMW X3

BMW X3 (Foto: Divulgação/BMW)

O novo X3 M50 XDrive, na quarta geração, evoluiu bastante. Estilo mantém-se fiel à marca, inclusive as quatros saídas de escapamento funcionais. O SUV médio-grande tem 2.865 mm (mais 10 mm) de entre-eixos, 4.755 mm de comprimento (mais 34 mm), 1.920 mm de largura (mais 29 mm), 1.660 mm de altura (25 mm a menos), massa em ordem de marca acima de duas toneladas (exatos 2.057 kg) e ótimo porta-malas de 570 L.

BMW optou por um sistema híbrido básico, de 48 V, 18 cv e 20,4 kgf·m. O pequeno alternador-motor, associado ao clássico e potente seis-cilindros em linha, 3-litros turbo a gasolina, entrega o total de 398 cv e 59,1 kgf·m. Há ainda o modo boost, muito útil em ultrapassagens. Aceleração de 0 a 100 km/h em convincentes 4,6 s.

Suspensões são adaptativas, rodas de 21 pol. e freios bem dimensionados para a proposta de um SUV desse porte e desempenho, em viagem de primeira avaliação. Precisão do volante igualmente de alto nível, assim como as respostas do câmbio automático epicíclico de oito marchas. Nos modos Sport e Sport Plus não faz troca automática no limite de rotações do motor, mantendo a marcha, o que demonstra o caráter “M” do modelo.

Navegação com realidade aumentada é bastante interessante, com ajuda de câmeras. Centralização de faixa de rolagem boa e precisa. Preço: R$ 624.950.

Mini Aceman

Mini Aceman (Foto: Divulgação/BMW)

MINI Aceman, um elétrico totalmente novo e de estilo atraente, oferece duas opções de motorização: 184 cv/29,6 kgf·m (R$ 254.990) e 218 cv/33,6 kgf·m (R$ 304.990). Apresenta dimensões compactas: comprimento, 4.075 mm; largura, 1.754 mm; altura, 1.507 mm; entre-eixos, 2.606 mm (portanto, pouco espaçoso) e porta-malas de apenas 300 L.

A massa das baterias limita seu desempenho, especialmente em rodovias. Aceleração de 0 a 100 km em 7,6 s e 7,1 s, respectivamente. Alcances médios, padrão Inmetro, de 253 km e 270 km, impõem limites às viagens. Internamente, o mostrador único central tem seu charme, mas pouco prático. Navegação de realidade aumentada impressiona e suspensões bem calibradas desatacam-se.

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Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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