
Fiat Toro Volcano 2025 (Foto: Divulgação/Stellantis)
Em substituição ao anterior turbodiesel de 2 litros, o novo 2,2-litros igual ao da Rampage e do Commander atende os novos limites de emissões em vigor desde janeiro. Agora entrega 200 cv e 45,9 kgf·m ante 170 cv e 35,7 kgf·m. Não houve nenhuma mudança visual em relação ao modelo 2024. Com essa atualização, a picape se tornou mais ágil e eficiente, para uma condução mais vigorosa e prazerosa. Primeira avaliação foi no Circuito Panamericano (pista de testes da Pirelli), em Elias Fausto/SP, a 111 km da capital paulista.
No asfalto, a Fiat Toro mostrou a resposta ao acelerador mais imediata, o que torna ultrapassagens e retomadas mais seguras e ágeis. Com a nova motorização, passa a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 s na versão Volcano e 9,8 s na Ranch, avanço considerável em relação ao modelo anterior. A evolução deve-se, sobretudo, ao turbocompressor com turbina de geometria variável, além claro de 10% de aumento da cilindrada. Velocidade máxima passou de 190 para 201 km/h.
O câmbio automático de nove marchas da Toro também recebeu novo conversor de torque e teve a relação de diferencial alongada em 14%. Isso resultou em trocas mais suaves. A suspensão traseira foi ajustada com molas de pré-carga diferente, o que melhorou o comportamento em piso irregular. Diâmetro dos discos de freio passaram de 305 para 330 mm.
Na avaliação off-road, o novo motor tornou a picape mais previsível, principalmente em saídas de curvas. O ganho de potência contribui significativamente para melhor controle de trajetória, em especial quando a frente da picape tende a sair. Consumo de combustível declarado, referência Inmetro: 10,5 km/l, cidade e de 13,6 km/l, na estrada.
Preços: R$ 206.990 a R$ 224.990.