Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat Uno 1.5 R x Ford Escort XR3: a esportividade dos anos 80

por Renato Bellote 22/03/2025
por Renato Bellote 22/03/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Afivelem os cintos por aí. Hoje é dia de contar a história de dois esportivos nacionais que fizeram sucesso na década de 80 e se tornaram um sonho de consumo da molecada. Além deles também existiam as opções da Volkswagen e Chevrolet, ainda mais rápidos e com estilo de sobra.

A década de 80, em especial, foi muito interessante para todos aqueles que apreciam um bom carro esportivo. Isso porque nós tínhamos algumas opções com diferenciais reais seja de mecânica ou estilo que faziam uma diferença na hora de pisar fundo no acelerador. Além dos chamados “esportivados” esses traziam um DNA ligado à diversão ao volante.

Começamos pelo modelo da Fiat. O Uno 1.5 R chegou ao mercado apenas em 1987. Se levarmos em conta concorrentes como Gol GT e o Escort R3 ele tinha uma sensível desvantagem. Porém desde o início se destacou pela excelente comportamento dinâmico e também o estilo externo bastante agressivo.

Como diferenciais as rodas no estilo “disco de telefone”, faixas laterais com o nome da versão e a tampa preta do porta-malas. Isso tudo chamava a atenção nas ruas por conta da proposta principal do carro. Mecanicamente temos o motor de 1,5 litro com 85 cv que traz comando de válvulas mais bravo e carburador de corpo duplo.

Ford Escort XR3 e Fiat Uno 1.5 R

Escort XR3 e Uno 1.5 R (Foto: Renato Bellote)

Já o Escort XR3 da terceira geração começou a ser vendido em 1984. Logo que chegou ao mercado se destacou pelo estilo visual com faróis de longo alcance, os inéditos lavadores de faróis e as rodas com o desenho muito singular. No ano de 1988, que é o exemplar da matéria, temos a chegada da quarta geração com destaque para o estilo mais limpo e novas rodas chamadas de turbina.

Guiar o modelo da Fiat é bem divertido pois ele traz um câmbio de cinco marchas com uma relação bem curta. Somado a isso a suspensão independente nas quatro rodas e amortecedores um pouco mais firmes faziam dele um excelente carro para percursos sinuosos.

Já o Escort XR3 trazia várias mudanças internas no motor CHT Fórmula, entre elas válvulas e carburação diferenciados. Dessa forma entregava 86 cv e trazia uma ideia de esportividade um pouco mais confortável. E aí, qual o seu preferido?

escortescrot xr3FiatFordgaragem do belloteunouno 1.5 rvídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Santander e GAC Motor firmam parceria para financiamento de veículos da marca no Brasil
Próximo
Porsche Taycan Turbo GT tem aceleração quase de F-1

Você também pode gostar...

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Automec consolida-se ao atrair público e negócios

Novo motor mostra evolução do Jeep Commander

Mustang Manual: a celebração da esportividade em edição limitada

Rápidas do mercado: Aliança Volkswagen e Uber para veículos autônomos

O que Ayrton Senna significa para mim

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Novo motor mostra evolução do Jeep Commander

    07/05/2025
  • 2

    Carros da China dominam México com ajuda da GM

    08/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Automec consolida-se ao atrair público e negócios

Novo motor mostra evolução do Jeep Commander