Afivelem os cintos por aí. Hoje é dia de contar a história de dois esportivos nacionais que fizeram sucesso na década de 80 e se tornaram um sonho de consumo da molecada. Além deles também existiam as opções da Volkswagen e Chevrolet, ainda mais rápidos e com estilo de sobra.
A década de 80, em especial, foi muito interessante para todos aqueles que apreciam um bom carro esportivo. Isso porque nós tínhamos algumas opções com diferenciais reais seja de mecânica ou estilo que faziam uma diferença na hora de pisar fundo no acelerador. Além dos chamados “esportivados” esses traziam um DNA ligado à diversão ao volante.
Começamos pelo modelo da Fiat. O Uno 1.5 R chegou ao mercado apenas em 1987. Se levarmos em conta concorrentes como Gol GT e o Escort R3 ele tinha uma sensível desvantagem. Porém desde o início se destacou pela excelente comportamento dinâmico e também o estilo externo bastante agressivo.
Como diferenciais as rodas no estilo “disco de telefone”, faixas laterais com o nome da versão e a tampa preta do porta-malas. Isso tudo chamava a atenção nas ruas por conta da proposta principal do carro. Mecanicamente temos o motor de 1,5 litro com 85 cv que traz comando de válvulas mais bravo e carburador de corpo duplo.
Escort XR3 e Uno 1.5 R (Foto: Renato Bellote)
Já o Escort XR3 da terceira geração começou a ser vendido em 1984. Logo que chegou ao mercado se destacou pelo estilo visual com faróis de longo alcance, os inéditos lavadores de faróis e as rodas com o desenho muito singular. No ano de 1988, que é o exemplar da matéria, temos a chegada da quarta geração com destaque para o estilo mais limpo e novas rodas chamadas de turbina.
Guiar o modelo da Fiat é bem divertido pois ele traz um câmbio de cinco marchas com uma relação bem curta. Somado a isso a suspensão independente nas quatro rodas e amortecedores um pouco mais firmes faziam dele um excelente carro para percursos sinuosos.
Já o Escort XR3 trazia várias mudanças internas no motor CHT Fórmula, entre elas válvulas e carburação diferenciados. Dessa forma entregava 86 cv e trazia uma ideia de esportividade um pouco mais confortável. E aí, qual o seu preferido?