Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Shelby Dakota: um puro-sangue entre as picapes com 4 exemplares no Brasil

por Renato Bellote 05/10/2024
por Renato Bellote 05/10/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Picapes. Sem dúvida nenhuma um dos temas que eu mais gosto de falar. Seja pela versatilidade, a história sempre rica de modelos e versões ou simplesmente por ter tido oportunidade de andar nesses veículos de trabalho e lazer que fazem tanto sucesso no mercado mundo afora.

Inicialmente pensadas para o trabalho duro as caminhonetes foram recebendo melhorias e atualizações com o passar dos anos. Deixaram de ser apenas veículos comerciais para se tornarem carro de família, diversão e até mesmo projetos com preparação mecânica e estilo mais rebuscado.

Pelo menos nas últimas três décadas a ideia de picapes esportivas ganhou força. Surgiram modelos e versões de alto desempenho com um trabalho mais aprimorado de suspensão, mecânica e também acabamento.

Uma das mais bem-sucedidas nesse sentido foi a Ford F-150 Lightning, que marcou época pelo estilo mais rebuscado, suspensão rebaixada e também por deixar vários concorrentes, entre eles conhecido esportivos, comendo poeira. A Ford aprendeu bem a fórmula e fez a Raptor na sequência, como proposta ligeiramente diferente mas diversão de sobra.

Mas hoje vamos falar da precursora das picapes esportivas. A Shelby Dakota marcou época por reunir características que chamaram bastante atenção do mercado: faixas laterais, o motor V8 exclusivo pra ela e tiragem limitada a 1.500 exemplares.

Shelby Dakota

Shelby Dakota (Foto: Renato Bellote)

Carroll Shelby, o mago dos motores que ficou conhecido pela vitória nas 24h Horas de Le Manse o desenvolvimento de modelos como Cobra e GT40 foi chamado para desenvolver e colocar o seu nome nesse novo modelo da Dodge. A Dakota da primeira geração tinha opções de quatro ou seis cilindros e recebeu o conhecido 318 V8 com 5,2 litros e l75 cv por conta da taxa de compressão mais baixa da época.

Guiar esta caminhonete esportiva clássica é bem divertido. Não é uma potência fora do comum nem um grande trabalho dos de suspensão. Mas ela traz diferencial de deslizamento limitado e o comportamento dinâmico que se esperava na época estava um pouco acima da concorrência. Nesta tiragem limitada apenas quatro delas chegaram ao Brasil.

garagem do belloteShelbyshelby dakotavídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Anfavea projeta cenários flexíveis para carros híbridos e elétricos até 2040
Próximo
Citroën Basalt chega como o SUV mais acessível do Brasil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência