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BYDIndustria Automobilistica

Picape Shark híbrida plugável é estratégica para BYD crescer

por Fernando Calmon 28/10/2024
por Fernando Calmon 28/10/2024
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Picape BYD Shark

Picape BYD Shark (Foto: Divulgação/BYD)

Em um movimento alinhado aos seus planos de rápido crescimento no mercado brasileiro, a BYD lançou uma picape média híbrida plugável, a Shark, cujas especificações técnicas impressionam. Motor a gasolina turbo de 1,5 L, 183 cv/26,5 kgf·m. Há mais dois motores elétricos: dianteiro, 231 cv e traseiro, 204 cv; 31,6 kgf·m e 34,7 kgf·m, na mesma ordem. De acordo com o fabricante, os 437 cv (torque combinado não se pode calcular) — permitem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 s.

Indicadores muito melhores que os mais de 10 modelos hoje oferecidos, quase todos com motores Diesel, cujas vantagens tradicionais são robustez e economia de combustível. Agregam, além de arraigada e dominante preferência entre os compradores, tradição de durabilidade e adequação ao perfil de uso do veículo.

No quesito economia de combustível — pelo menos até surgir uma picape híbrida a diesel — os números da Shark (tubarão, em inglês) empolgam e obviamente previsíveis, segundo a homologação Inmetro: 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada. Mesmo com apenas 57 litros no tanque roda 1.400 km, na cidade e 1.134 km, em estrada. A líder do segmento, Hilux, consegue apenas 10,1 km/l e 11,3 km/l, na mesma ordem, com alcance de 808 km e 904 km, respectivamente. O tempo de recarga até 80% da bateria é de pouco menos de uma hora.

Principais dimensões: comprimento, 5.457 mm; largura, 1.971 mm; altura; 1.925 mm. Há amplo espaço interno graças ao entre-eixos de 3.260 mm. Bancos em couro, sendo os dianteiros elétricos, tela multimídia giratória de 12,8 pol. e conexão Apple CarPlay e Android Auto são os destaques. Capacidade de carga de 790 kg é 21% inferior às picapes deste porte. Já o volume da caçamba, 1.200 litros, inclui três tomadas para equipamentos externos.

BYD Shark

Foto: Divulgação/BYD

Em um primeiro contato no autódromo Ayrton Senna, Goiânia (GO), com pista molhada, a tração 4×4 mostrou-se eficiente. Corrigiu instantaneamente todos os desvios de trajetória, inclusive em frenagens. Na pista off-road desempenhou muito bem graças ao ângulo de ataque de 31°, ângulo de saída de 19,3° e vão livre do solo de 210 mm, considerando ainda sua massa de 2.665 kg. Há três programações de tração: Lama, Areia e Neve. Porém, concorrentes oferecem até seis opções. Silêncio a bordo é um ponto alto graças ao motor de ciclo Otto, neste aspecto incomparável ao Diesel.

Preço promocional de lançamento, R$ 379.800,00, é alto e pode limitar as vendas.

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Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Sobre Claudio Carsughi

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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