Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Dodge Dakota R/T: mais esportiva com o câmbio manual

por Renato Bellote 17/08/2024
por Renato Bellote 17/08/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Picapes. Um segmento automotivo que mudou bastante ao longo dos anos recebendo melhorias em termos estéticos, de motorização e principalmente de segurança. Com o passar dos anos os veículos de trabalho se tornaram verdadeiros carros de passeio.

Se tem algo que a Dodge entende é caminhonete. Os modelos iniciais na década de 20 já despertavam o interesse dos compradores por conta da resistência para o trabalho pesado. Aliás, essa era a função principal durante décadas. Eram como os pequenos caminhões.

Mas a partir da década de 70 os fabricantes notaram que havia uma diferença no público consumidor. Não somente aqueles que buscavam trabalho mas também para o lazer. Muitos consumidores sequer usavam a caçamba. Dessa forma as caminhonetes de luxo se tornaram um segmento disputado pelas marcas. No Brasil esse fenômeno também aconteceu nas décadas de 80 e 90.

A Dodge voltou para o país no final dos anos 90 e instalou a sua fábrica no Paraná. O destaque foi a produção de uma opção média que já fazia muito sucesso nos Estados Unidos: a Dakota. Inicialmente oferecida com duas opções de motorização logo ganharia mais duas nessa briga pelo mercado.

Dodge Dakota R/T

Dodge Dakota R/T (Foto: Renato Bellote)

Uma das quesões mais interessantes sobre a Dakota é a versão R/T, de road and track, que fez sucesso por aqui nos anos 70. Era também uma opção equipada com motor V8 de 5,2 litros, com 318 polegadas cúbicas e que também tinha um toque de nostalgia muito grande por aqui.

A versão mais esportiva trouxe apenas opção de transmissão automática de quatro velocidades. Para uma piape funcionava bem. Mas sempre existem os insatisfeitos e essa foi a ideia justamente do projeto que eu mostro pra vocês nessa semana.

Com a transmissão de cinco marchas ficou mais divertido guiar o modelo, especialmente com o melhor aproveitamento do V8 e a curva de torque. Vale destacar também um sistema de escape mais otimizado que deixou o ronco diferenciado. Os detalhes vocês conferem no vídeo.

caminhonetedodgedodge dakotagaragem do bellotePicapevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Carros elétricos enfrentam dificuldades tanto na Europa como nos EUA
Próximo
Peugeot 2008 tem boa dirigibilidade e preços nem tanto

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência