Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Kadron Tropi: buggy turbinado e diversão de sobra

por Renato Bellote 04/05/2024
por Renato Bellote 04/05/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Hoje eu começo a matéria com uma pergunta: você já andou em um buggy? Esse tipo de veículo despojado e totalmente divertido nasceu nos Estados Unidos, na ensolarada Califórnia, ainda na década de 60. Seu criador foi Bruce Meyers, falecido recentemente, que aproveitou o clima e o estilo de vida para pensar em algo cheio de estilo.

Em termos estruturais era um veículo leve e com mecânica barata e de simples manutenção. Nesse sentido os motores refrigerados a ar da Volkswagen, com disposição boxer, logo se mostraram perfeitos para o projeto, visto que tinham a manutenção barata, já citada, e também um centro de gravidade mais baixo.

Não demorou muito tempo para que a ideia também chegasse ao Brasil. Afinal, por aqui já tínhamos um clima de sol, calor e um estilo de vida bastante próprio, especialmente em cidades litorâneas como o Rio de Janeiro, naquela época “Cidade Maravilhosa” e sem os problemas de insegurança que temos hoje.

Buggy Kadron Troppi

Foto: Renato Bellote

A Kadron, uma tradicional empresa paulistana de acessórios automotivos, patenteou o primeiro projeto de buggy do Brasil. O Tropi foi desenhado pelo genial Anísio Campos e trazia um estilo ligeiramente diferente do tradicional porém esbanjando criatividade. Uma de suas características mais atraentes era o jogo de faróis dianteiros, escondidos dentro do design da dianteira e não saltados como a maior parte deles.

Um detalhe muito interessante sobre esse modelo dizia respeito à fibra de vidro. O trabalho todo da carroceria era feito pela Puma Veículos, da criação ao tratamento todo do material. Com esse processo ele trazia bastante qualidade com aval de uma das empresas com mais experiência nesse tipo de material no país.

Tecnicamente o chassi utilizado era o mesmo do Fusca porém encurtado em 25 cm. Por essa razão, com o entre-eixos curtos, ele se tornava um brinquedo divertido de acelerar. Outra coisa relevante em todo veículo desse tipo é justamente o baixo peso, ou seja, a relação de peso e potência é sensacional.

O exemplar da matéria recebeu o kit turbo para apimentar ainda mais os passeio de final de semana. Com pressão baixa ele serve apenas para aumentar a empolgação ao volante De qualquer forma fica o meu conselho para todo autoentusiasta após ler este texto: dirija um buggy!

buggygaragem do bellotekadrontropivídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Salão de Pequim mostrou força das marcas chinesas
Próximo
Stellantis terá um total de 10 lançamentos este ano

Você também pode gostar...

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa