A Ford prometeu 10 lançamentos para 2023 e está cumprindo. Chega ao mercado a Ranger Raptor, uma picape desenvolvida pela divisão de esportivos da marca, a Ford Performance por R$ 448.600.
Ela está posicionada entre a Ford Ranger Limited com pacote opcional que custa R$ 339.990 e a F-150 Lariat que custa R$ 479.990. A Raptor apareceu pela primeira vez em 1967 no antigo Bronco, para a corrida Baja 1000 no deserto mexicano. Em 2009 foi mostrada como conceito no Sema Show, em 2009 veio na F-150 até chegar a 2022 que surgiu como um projeto totalmente independente.
A construção da Raptor foi feita visando performance e para isso ela vem com um exclusivo motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv de potência, 59,45 kgfm de torque e que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, sendo a picape mais rápida do mercado tanto no off-road como na estrada.
A esse motor vem acoplada uma transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da B&O.
A suspensão teve sua estrutura reforçada e o maior curso do segmento: 256 mm na dianteira (32% maior) e 290 mm na traseira (mais 18%). Ela é do tipo Double- Wishbone na dianteira, com braços de liga de alumínio, e Watts Link na traseira, com mola helicoidal.
O sistema de segurança também é um dos pilares da Ford e a Raptor traz um pacote com frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão. Dispõe ainda de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags.
Na parte interna os bancos são escuros com detalhes em laranja, assim como no volante e direção esses frisos se repetem trazendo um ar de esportividade ao cockpit.
As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão e as rodas de liga leve de 17” exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road”.
Oferece também a maior capacidade de imersão da categoria, são 850 mm com o alternador, a entrada de ar e os componentes elétricos protegidos contra a entrada de água, em posição elevada e isolados. A carroceria foi otimizada para superar obstáculos, com ângulo de entrada de 32°, ângulo de saída de 27°, ângulo de transposição de rampa de 24° e vão livre do solo de 272 mm. Possui também capacidade de aclive máximo de 45° e inclinação máxima lateral de 35°.
As cores oferecidas são cinco: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.
Ela tem cinco anos de garantia e já está disponível em toda a rede de concessionárias da Ford com prazo de entrega das primeiras unidades até o mês de fevereiro.