Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

VW Passat LS: um clássico dos anos 80 com veneno de época

por Renato Bellote 23/11/2023
por Renato Bellote 23/11/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Volkswagen Passat revolucionou o mercado brasileiro quando chegou por aqui no ano de 1974. Até então a marca alemã apostava apenas nos modelos equipados com os confiáveis motores boxer refrigerados a ar e sua conhecida resistência.

No início o próprio setor de marketing da empresa teve bastante trabalho para convencer os consumidores de que o novo modelo era confiável. Vale lembrar que a Volkswagen dominava o mercado e as propagandas sempre focavam na falta de confiabilidade de modelos concorrentes equipados com motores refrigerados a água.

Mas estratégia deu certo e logo ele caiu no gosto dos brasileiros. Isso porque trazia uma qualidade de construção excepcional e superior a do seus concorrentes diretos. Além disso mostrou que os motores de 1,5 litro e 1,6 litro também tinham confiabilidade mecânica de sobra.

Nessa época a Dacon, uma conhecida preparadora e customizadora paulista, já estava bastante consolidada no mercado transformando modelos de rua com um toque especial, com rodas, preparação mecânica e teto solar.

Volkswagen Passat LS

Foto: Renato Bellote

Este exemplar de 1981 traz uma mescla das duas coisas: o estilo de alguns acessórios de época, como os famosos olhos de gato, além das rodas da Variant II, nesse caso alargadas para 15 polegadas. Vale destacar o spoiler dianteiro da versão TS que também foi muito usado pela molecada na época.

Mas a preparação mecânica é o grande destaque deste carro. O motor de 1,5 litro recebeu coletor de admissão Santilli, escapamento com saída 4X1 e carburação Weber 40, uma receita clássica da época e que fazia a alegria dos jovens aos finais de semana. Além disso um comando de válvulas mais alto, 288°, ajuda a complementar esse conjunto.

Guiar o LS é como entrar em uma máquina do tempo. O acerto de suspensão, transmissão e o som do escape acabam sendo contagiantes. E o toque especial da preparação sempre faz a diferença quando a ideia é acelerar um pouco mais. E aí, qual sua preparação de época favorita?

garagem do bellotePassatpassat lsvídeoVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Porsche Cayenne S e seu empolgante motor V-8
Próximo
Ford traz Ranger Raptor, a picape esportiva mais rápida do mercado, por R$ 448.600

Você também pode gostar...

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Avaliação: série Renegade Willys 10 anos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva