A Ford dá início em setembro às vendas do Novo Territory, um SUV moderno. O SUV está sendo lançado de forma quase simultânea em mais de 60 mercados. O modelo chega na versão Titanium, pelo preço de R$ 209.990.
“A Ford tem mais de 55 anos de tradição e inovação global em SUVs”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. “O Novo Territory é um veículo que incorpora toda essa experiência e chega para reforçar o nosso portfólio”.
O Novo Territory tem linhas mais aerodinâmicas e esportivas. Traz grade dianteira hexagonal, conjunto óptico com faróis e lanternas full-LED e rodas de 19 polegadas.
O SUV tem, sob o capô, o 1.5 EcoBoost de ciclo Otto, que entrega 169 cv de potência (a 5,5 mil rpm), 25,5 kgfm de torque (entre 1,5 mil e 3,5 mil rpm)e transmissão automática de dupla embreagem banhada em óleo de sete velocidades. são quatro modos de condução: Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo.
O novo recebeu uma calibração exclusiva para o estilo de condução e combustível do Brasil. Ele funciona acoplado a uma nova transmissão automática de sete velocidades, com dupla embreagem banhada a óleo.
Com tração dianteira, o Novo Territory acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, faz a retomada de 80 a 120 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada em 180 km/h. É equipado com sistema start-stop e roda 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.
A suspensão dianteira é independente, do tipo MacPherson, e tem amortecedores com batentes hidráulicos. A suspensão traseira é independente multilink. A capacidade de imersão é de 670 mm.
Lá dentro o modelo recebe painel de instrumentos digital de 12,3”, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de dual zone com saídas traseiras, bancos de couro com ajuste elétrico e assentos ventilados, câmera 360°, farol alto automático, central multimídia com tela de 12,3”, carregador por indução e luz ambiente configurável, entre outros.
Na segurança, tem assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de ponto cego, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes.
São seis opções de cores: Azul Metálico, Cinza Catar, Vermelho Vermont, Marrom Roma, Preto Toronto e Branco Bariloche. As rodas de liga leve de 19”, com pneus 235/50, possuem desenho com fundo escuro e face diamantada.
Na dimensões, são 4,63 m de comprimento, 1.93 m de largura (2.17 m com os espelhos), 1.70 m de altura e 2.72 m de entre-eixos. No porta-malas cabem 448 litros (1.422 litros com o rebatimento do banco traseiro).
O Novo Territory foi desenvolvido pelos centros globais de produto da Ford com a participação da engenharia da América do Sul. “Esse programa incluiu a rodagem de mais de 100 mil km e 10 mil horas de testes de todos os sistemas do veículo para atender as condições de uso da região”, afirma Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
O Novo Territory traz também carroceria de estrutura reforçada, freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente de descida e monitoramento de pressão dos pneus, além das tecnologias de assistência já mencionadas.
Direção elétrica com controles no volante, seletor de marcha rotativo, freio de mão eletrônico com auto-hold e teclas de comando de áudio e chamadas no console são outros recursos presentes no SUV.