Esse sábado é todo do heptacampeão! Após liderar o TL3 nessa manhã, Lewis Hamilton cravou a pole position do GP da Hungria após um ano e meio sem conquistar esse triunfo. A sua última pole havia sido no GP da Arábia Saudita de 2021, penúltima corrida do calendário naquele ano.
Com a mudança de regulamento a partir da temporada de 2022, a Mercedes não conseguiu acertar o projeto do seu carro para disputar o campeonato, mas fez algumas aparições no pódio, inclusive com uma vitória de Russell no GP do Brasil ano passado.
Porém, a equipe vem mostrando um ganho de força novamente nos últimos GPs com as atualizações que trouxe para o W14. Com essa pole, Hamilton soma para o recorde que anteriormente já era seu: são 104 para a conta.
A partir desse Grande Prêmio, começou a valer a nova regra de pneus para a classificação. Os pilotos devem obrigatoriamente usar apenas pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3.
Q1
A pista foi aberta para o início da classificação pelas Alpines de Gasly e Ocon, dois dos três pilotos que não terminaram a última corrida na Grã-Bretanha.
Após todos os pilotos darem sua primeira volta rápida, o topo da tabela foi ocupado por Bottas, deixando Verstappen na segunda colocação. Depois disso, o terror dos pilotos deu as caras novamente: limites de pista, porém em pontos diferentes do circuito. Primeiro Magnussen na curva 5, depois Piastri na 12, Albon na 4, Sargeant na 11 e Zhou, também na 5. Porém, diferente de como foi na Áustria, no Hungaroring esse problema é mais “contornável”.
Faltando menos de 1 minuto para o fim da sessão, as Mercedes se preparavam para a dar uma última volta rápida na pista, onde qualquer erro ou problema custaria o avanço para a próxima sessão já que Hamilton estava na zona de eliminação. Ele conseguiu melhorar seu tempo e subir para P7, mas não foi o mesmo para o companheiro de equipe Russell.
Our 2022 pole-sitter George Russell is out of qualifying!!!!
And Toto Wolff is not a happy man ?
Poor table ?#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/zbJhSvuJNS
— Formula 1 (@F1) July 22, 2023
Ao final, o timing da equipe alemã não foi bom. Muito tráfego na pista, assim como o “acordo de cavalheiros” sendo deixado de lado enquanto todos se ultrapassavam no setor final antes de abrirem suas voltas. Russell, que havia sido pole nessa mesma pista em 2022, não melhorou seu tempo e ficou apenas em P18.
Para a surpresa geral, quem liderou a tabela foi o piloto da Alfa Romeo, Zhou. Destaque também para Ricciardo, que em seu retorno na Fórmula 1 pela AlphaTauri no lugar de De Vries, ficou à frente do companheiro de equipe, Tsunoda.
Os eliminados do Q1 foram: Albon (+0.011s do P15), Tsunoda (+0.012s), Russell (+0.121s), Magnussen (+0.300s) e Sargeant (+0.342s).
Q2
Após as primeiras voltas do Q2, Verstappen teve seu tempo deletado por ultrapassar os limites de pista na curva 5, assim como Stroll, porém o incidente do canadense se deu na curva 12. Com esse cenário, quem passou a fazer uma dobradinha nas primeiras colocações foram as McLarens de Norris e Piastri, respectivamente.
Max Verstappen has his lap time from Q2 deleted for track limits ?
Over 8 minutes remain in the session! #HungarianGP #F1 pic.twitter.com/dKXSSEXBJm
— Formula 1 (@F1) July 22, 2023
A sessão correu sem muitas movimentações relevantes, até os cronômetro marcar cerca de 5:35 para o fim da sessão e Verstappen voltar à pista, que estava completamente vazia, para garantir seu lugar no Q3 e escapar da incômoda zona de eliminação. Ele conseguiu o melhor tempo no primeiro setor, mas não obteve o mesmo resultado para os dois últimos setores e se colocou, então, em P2 entre as McLarens.
Com o cronômetro já zerado, quem estava com a corda no pescoço dessa vez era a Ferrari. Leclerc conseguiu se salvar e se colocar em P6, mas empurrou Sainz para a zona de eliminação. O espanhol ficou a apenas 2 milésimos de se classificar para próxima sessão.
Os eliminados do Q2 foram: Sainz (+0.002s do P10), Ocon (+0.140s), Ricciardo (+0.301s), Stroll (+0.443s) e Gasly (+0.516s).
Q3
Sergio Pérez foi o primeiro a ir para a pista para a última parte da classificação. Desde o GP de Miami o mexicano não se colocava no Q3, então aproveitou a oportunidade para usufruir de todo o tempo possível no circuito. Ele marcou um tempo de 1:17.142, que logo foi superado por Norris, com 1:16.904.
Mas se enganou quem achou que ficaria por aí. Verstappen logo fez 1:16.612, o melhor tempo do fim de semana até então. Em seguida, Hamilton se colocou em P2, apenas 0.126s atrás do atual campeão mundial.
It's looking close between Hamilton and Verstappen! ?
Who's snatching pole?! #HungarianGP #F1 pic.twitter.com/pIJxWeOjv4
— Formula 1 (@F1) July 22, 2023
Os minutos finais da classificação foram promissores. A disputa para a pole claramente estava entre Verstappen, Hamilton e Norris. O primeiro dos três a cruzar a linha de chegada foi o holandês, que não conseguiu o primeiro e terceiro setores bons, portanto não melhorou seu tempo. Norris conseguiu melhorar, mas o suficiente apenas para se colocar em P2.
Hamilton vinha com os dois primeiros setores verdes e já levantava as esperanças de todos os seus torcedores no circuito e em casa. Não teve um bom terceiro setor, mas provando todas as qualidades que tem, conseguiu superar Verstappen por 3 milésimos, com um tempo de 1:16.609, e levar a pole para casa!
Com a pole position em Hungaroring, Hamilton quebra mais um recorde: ele é o primeiro piloto na história da F1 a ter nove poles no mesmo circuito.
“Esse último um ano e meio tem sido doido. Perdi minha voz por comemorar tanto dentro do carro! Esse sentimento é incrível, me sinto muito grato por estar aqui pois a equipe tem trabalhado tão duro, temos forçado muito nesse tempo para finalmente conseguir a pole. É como se fosse a primeira vez”, declarou Hamilton. “Tem sido muito desafiador para todas as pessoas da equipe. Foram altos e baixos, uma grande montanha-russa. Mas nenhum de nós perdeu a fé, todos nós estivemos unidos, focando em tentar conduzir o carro na direção certa.”
Confira o resultado completo da classificação para o GP da Hungria, que será disputado nesse domingo (23) a partir das 10h:
? QUALIFYING CLASSIFICATION ?
Lewis Hamilton takes his first pole of the 2023 season!#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/6r3qDXdX97
— Formula 1 (@F1) July 22, 2023