O último Grande Prêmio antes da pausa para as férias de verão da Fórmula 1 teve como grande vencedor Max Verstappen. Largando da 6ª posição – pagando punição de 5 posições no grid por troca da caixa de câmbio -, o piloto pôde comemorar sua sua 8ª vitória seguida na temporada (ou 10ª, se levar em consideração as Sprint Races) nesse GP da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps.
Antes da largada, o Race Control havia soltado uma previsão de 40% de chance de chuva durante a corrida, que tinha 44 voltas programadas. Isso até se efetivou, mas foi muito leve comparado ao clima nos dias anteriores.
Quem largou da pole foi Leclerc, posição herdada pela punição de Verstappen. O monegasco conseguiu segurar sua colocação na largada, com um tempo de reação de 0.13s contra 0.15s de Pérez, que também largou da primeira fileira. O piloto da Ferrari assegurou a liderança até a curva 4, quando o mexicano da Red Bull pegou velocidade e o ultrapassou na reta.
Já na volta 2, Verstappen era 4º após um incidente na largada envolvendo os dois pilotos à sua frente. Sainz espremeu Piastri no muro e ambos tiveram danos no carro, sendo que o australiano logo abandonou em pista, causando uma rápida bandeira amarela, enquanto o espanhol foi mais longe e trouxe o carro de volta à garagem da equipe na volta 25.
Drama at the start ?
Perez powers past Leclerc while Piastri and Sainz tangle at Turn 1 #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/sXBKlr5H6Z
— Formula 1 (@F1) July 30, 2023
Demorou um pouco mais que o previsto para Verstappen assumir a liderança da corrida, o que só aconteceu na volta 14 quando Pérez fez sua primeira parada, trocando do composto macio para o médio. Na volta seguinte, foi a vez do holandês ir com a mesma estratégia. Ele voltou em P2, mas ultrapassou Pérez já na volta 17 e foi traçando seu caminho rumo à mais uma vitória.
Na metade da corrida, com a chuva já sendo reportada na pista, alguns pilotos tomaram uma estratégia que parecia arriscada aos olhos dos espectadores: Stroll e Russell foram para o box para colocar pneus macios. Mas chuva foi leve e logo passou, vendo-se que as previsões das equipes estavam certas e a pista não molhou o suficiente para colocar pneus intermediários.
A partir da 28ª volta, os pilotos do top 5 começaram a ir para seus segundos pit stops. Hamilton, o primeiro a parar, era P4 e voltou em P5 após colocar pneus macios, mas na mesma volta conseguiu ultrapassar Alonso e retomar sua colocação; Leclerc também colocou o composto macio e voltou na mesma posição de antes, P3; o mesmo para Pérez, Verstappen e Alonso, que seguiram em suas respectivas posições até cruzarem a linha de chegada.
Verstappen e seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, começaram a trocar algumas farpas no rádio. Tudo começou na volta 15, quando o holandês questionou se ele e Pérez iriam com a mesma estratégia de pneus, recebendo a resposta de Lambiase para apenas seguir as instruções dele e usar a cabeça. Após o segundo pit stop do atual campeão, a mensagem do engenheiro no rádio se repete: “esses pneus tiveram muita degradação no primeiro stint, eu pediria que você usasse um pouco mais sua cabeça”.
Na penúltima volta, Hamilton, sem ter muito a perder, decide fazer um movimento muito inteligente e que faria a diferença na sua classificação no campeonato, já que está de olho na 3ª colocação de Alonso: parar para colocar pneus médios e buscar o ponto extra da volta mais rápida. Dito e feito, o heptacampeão voltou na mesma colocação e cravou sua última volta em 1:47.305. Com isso, ele está a apenas 1 ponto de Alonso no mundial.
Alguns destaques dessa corrida foram Alonso, que foi parar na brita durante a Sprint Race de sábado e abandonou a corrida, mas hoje finalizou em P5; Ocon, que vem de dois DNFs seguidos, mas terminou na zona de pontuação hoje e Tsunoda, que vem fazendo o possível com o carro fraquíssimo que tem (lembrando que a AlphaTauri ocupa o último lugar no campeonato de construtores) e acumulou mais um ponto para a equipe hoje.
Confira o resultado completo do GP da Bélgica:
1- Max Verstappen
2- Sergio Perez (+22.305s)
3- Charles Leclerc (+32.259s)
4- Lewis Hamilton (+49.671s)
5- Fernando Alonso (+56.184s)
6- George Russell (+63.101s)
7- Lando Norris (+73.719s)
8- Esteban Ocon (+74.719s)
9- Lance Stroll (+79.340s)
10- Yuki Tsunoda (+80.221s)
11- Pierre Gasly (+83.084s)
12- Valtteri Bottas (+85.191s)
13- Zhou Guanyu (+95.441s)
14- Alexander Albon (+96.184s)
15- Kevin Magnussen (+101.754s)
16- Daniel Ricciardo (+103.071s)
17- Logan Sargeant (+104.476s)
18- Nico Hulkenberg (+110.450s)
NC- Carlos Sainz (DNF)
NC- Oscar Piastri (DNF)
A Fórmula 1 estará de volta em 27 de agosto para o Grande Prêmio da Holanda, que será disputado no circuito de Zandvoort após as férias de verão da categoria!
Confira como está a tabela do Campeonato Mundial antes da pausa da Fórmula 1:
1- Max Verstappen (Red Bull Racing) – 314 pontos
2- Sergio Perez (Red Bull Racing) – 189 pontos
3- Fernando Alonso (Aston Martin) – 149 pontos
4- Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) – 148 pontos
5- Charles Leclerc (Scuderia Ferrari) – 99 pontos
6- George Russell (Mercedes-AMG) – 99 pontos
7- Carlos Sainz (Scuderia Ferrari) – 92 pontos
8- Lando Norris (McLaren) – 69 pontos
9- Lance Stroll (Aston Martin) – 47 pontos
10- Esteban Ocon (Alpine) – 35 pontos
11- Oscar Piastri (McLaren) – 34 pontos
12- Pierre Gasly (Alpine) – 22 pontos
13- Alexander Albon (Williams) – 11 pontos
14- Nico Hulkenberg (Haas) – 9 pontos
15- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 5 pontos
16- Zhou Guanyu (Alfa Romeo) – 4 pontos
17- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 3 pontos
18- Kevin Magnussen (Haas) – 2 pontos
19- Logan Sargeant (Williams) – 0 pontos
20- Nyck De Vries (AlphaTauri) – 0 pontos
21- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – 0 pontos