Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Picape Ford F-150 atrai pelo porte e equipamentos exclusivos

por Fernando Calmon 05/05/2023
por Fernando Calmon 05/05/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ford F-150 Platinum

Ford F-150 Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

Demorou até entusiastas de picapes de grande porte serem atendidos com mais modelos importados pelos próprios fabricantes. Primeiro foi a Ram, agora a F-150 e no segundo semestre a Silverado. A picape da Ford apresenta um histórico de 46 anos de liderança no seu segmento de topo na América do Norte.

Os preços são proporcionais ao seu tamanho: Lariat por R$ 479.990 e Platinum R$ 509.990. Primeira avaliação da versão Platinum no campo de provas da Ford em Tatuí (SP) confirma tratar-se de uma picape bem acima dos padrões convencionais. Motor V-8 de 405 cv e 56,7 kgf.m (o mesmo do Mustang, porém “amansado”), câmbio automático de 10 marchas e uma posição de guiar ímpar, o que inclui até pedaleira com ajuste elétrico de altura, garantem desempenho sob controle total do motorista.

Massa em ordem de marcha, apesar de utilização de alumínio de especificação militar na carroceria (alívio de 200 kg), é nada menos de 2.517 kg. No entanto há oito modos de condução e quatro de tração na F-150, incluindo um sistema automático de tração 4×4 exclusivo nesta categoria. Todos os obstáculos de diferentes terrenos fora de estrada foram superados sem esforço.

Ford F-150 Platinum

Ford F-150 Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

Na pista de asfalto para alta velocidade comprovou a superioridade de um motor a gasolina sobre um a diesel: acelera mais rápido, bem mais silencioso e com grau de vibração e aspereza bastante inferior. Claro, o consumo de combustível é maior e para deixar de comprometer o alcance – até 1.000 km – a Ford optou por um tanque de combustível de 136 litros. Embora essa configuração pese no bolso, não deve ser a preocupação maior para quem pode desembolsar meio milhão de reais por uma picape.

Ford F-150 Lariat

Ford F-150 Lariat (Foto: Divulgação/Ford)

O conceito predominante é praticidade no uso do veículo no trabalho: assistência elétrica para abrir e fechar a tampa da caçamba que tem acesso facilitado por uma escada com apoio de braço, estribo elétrico e no interior a alavanca de câmbio é rebatível para o console se transformar numa mesa plana de trabalho.

Por fim, se a capacidade de carga de 700 kg não é empecilho para o típico comprador do modelo, por outro lado permite ao motorista guiar com CNH do tipo B exigível para automóveis, já que a massa em ordem de marcha é inferior a 3.500 kg.

f-150FordPicape
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

Anterior
Mercedes-Benz Cars & Vans inaugura centro logístico
Próximo
Em teste, Toyota Hilux GR-Sport dá show e mostra toda a esportividade

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência