Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Caoa CheryIndustria Automobilistica

CAOA Montadora completa 16 anos de atividade com 400 mil carros produzidos

por Claudia Carsughi 03/05/2023
por Claudia Carsughi 03/05/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Caoa Chery Tiggo 8 - Fábrica

Foto: Divulgação/Caoa

Em 2007 a CAOA inaugurou seu início como montadora no Brasil na cidade de Anápolis, em Goiás. Até hoje, já produziu mais de 400 mil veículos. Em 2017, a CAOA assinou uma cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos SUVs da Caoa Chery. Em apenas um ano da parceria, os números de vendas da marca cresceram mais de 130%.

Com investimentos iniciais que ultrapassaram 1,2 bilhões de reais, a planta começou sua produção com a camioneta HR, líder de vendas durante os últimos 15 anos. Das linhas de montagem também saíram importantes veículos que marcaram gerações no Brasil como SUV Tucson, produzido a partir de 2010, que inaugurou o segmento de SUV’s no País e logo se tornou o preferido dos consumidores brasileiros. Somente nos primeiros dez meses de mercado, foram comercializadas 15 mil unidades.

Em 2011, a CAOA anunciou a entrada em um novo segmento, dando início a produção do caminhão leve HD78. Na sequência, em 2013, foi a vez do IX35 ter suas primeiras unidades produzidas em solo nacional. Com a produção do moderno SUV New Tucson no Brasil a partir de 2016, o País tornou-se o único a comercializar as três gerações da família ao mesmo tempo: o Tucson, o IX35 e o New Tucson. Em 2017, a CAOA Montadora também iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido pelo time de engenheiros da CAOA para ampliar ainda mais os atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente custo-benefício do seu antecessor, o HD78.

Em novembro de 2020, a CAOA, dando continuidade na expansão da planta, divulgou investimentos de R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento de novos produtos e negócios, direcionados rumo ao processo de eletrificação no País.

A fábrica está atualizada com o que há de mais moderno em tecnologia e opera com patamares elevados de qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões de produção estabelecidos por seus parceiros globais. A área de Body Shop conta com modernos robôs, enquanto o Paint Shop e o Trim Shop utilizam ferramentas de ponta em todo o processo de pintura e montagem final de cada automóvel, além de todas as unidades passarem pelos mais diversos e rigorosos testes de qualidade antes de chegarem ao consumidor final. A planta também é reconhecida por ser uma das primeiras a produzir carros híbridos no Brasil.

De acordo com Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente e CEO da CAOA, a fábrica chegou aos 16 anos com uma base muito sólida. “Ela foi a concretização de um sonho ousado que meu pai, Dr. Carlos Alberto, idealizou e, hoje, compete a nós dar continuidade nesse projeto que é desenvolver e produzir em nossa planta um novo carro 100% brasileiro. Meu pai viveu a maior parte de sua vida se dedicando exclusivamente à CAOA e a fábrica fez crescer ainda mais a importância da empresa para o Brasil. Nesses últimos anos, produzimos não somente veículos, mas contribuímos para o crescimento de uma região, melhoramos a vida de várias famílias, capacitamos muitos profissionais e trabalhamos para deixar nossa marca de forma positiva no estado de Goiás e, sem dúvida, nossos colaboradores e parceiros tiveram importante papel nessa história de sucesso que é a CAOA Montadora. Tornamos a empresa mais diversificada, valorizando a inclusão social, além de gerar igualdade de oportunidades para todos. O que construímos até aqui, serviu de alicerce para ações que estamos desenvolvendo hoje e nos orientam para o futuro. A CAOA está pronta para oferecer o que há de melhor e mais moderno para nossos consumidores, resultado disso é o nosso pioneirismo em apresentar uma nova linha totalmente eletrificada e flex para o mercado brasileiro.”

Atualmente são produzidos na planta os modelos CAOA Chery: Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, além dos novos veículos Híbridos Flex Tiggo5X Pro Hybrid, Tiggo7 Pro Hybrid. Da moderna e versátil linha de produção, também saem os modelos Hyundai: New Tucson e HR.

CAOACaoa CheryfábricaHyundai
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Governo pode tirar indústria automotiva do buraco, mas situação é mais difícil
Próximo
Carro elétrico pode rumar a beco sem saída por falta de minérios

Você também pode gostar...

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo