A JAC Motors não é mais a mesma. E ainda bem que seja assim. Resultado do desenvolvimento da parceria Volkswagen-JAC Motors, na China, o novo sedã elétrico da JAC veio para o Brasil para disputar ou pelo menos incomodar os sedãs gigantes premium. Sendo maior em dimensões, com mais motor, mais veloz e mais barato, há o que se comemorar 12 anos depois como a JAC Motors melhorou sua imagem de carros mais ou menos para carros muito confiáveis.
Naquele tempo, março de 2011 chegava ao Brasil as primeiras unidades do J3, a gasolina, com preço de chinês e qualidade inferior. Mas hoje é incrível como os chineses chegaram para surpreender, como estão vindo para solidificar o mercado de carros elétricos, com inovação e produtos de qualidade.
Melhor começar falando do estilo futurista, da tecnologia que o coloca em patamar elevado e do preço do sedã 100% elétrico E-J7, que está a R$ 252.900. Lembro que esse valor é bem mais em conta do que quando chegaram as primeiras unidades, a R$ 264.900.
Por esse valor, é atualmente R$ 12 mil mais barato do que no seu lançamento em março de 2022, quando passou a integrar o maior line-up de uma única marca no país, com modelos totalmente livres de emissões de poluentes. Já é o decimo veículo elétrico da JAC Motors, que tenta ser protagonista na eletrificação de seus veículos e consequentemente passar uma outra imagem de sofisticação e tecnologia.
E vem conseguindo aos poucos. Saiu aquele estereótipo de carro chinês de baixa qualidade e entra em campo um bólido com 193 cv de potência, 34,7 kgfm de torque e 4,77 metros de comprimento. Primeiro sedã 100% elétrico da JAC Motors no Brasil encara de frente os modelos premium do mercado nacional.
Ele é muito, muito rápido, nas arrancadas. O desempenho é um dos destaques do JAC E-J7: 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. Há outros importantes atributos para esse sedã de grande porte. Provido de sistema de regeneração de carga em dois níveis de atuação, o sedã JAC E-J7 é econômico: em média, o modelo percorre 12,5 kWh a cada 100 km.
Carga x Autonomia
Fazendo as contas, possui 402 km de autonomia com baterias de fosfato de ferro de lítio. O E-J7 precisa de apenas 50,1 kWh de baterias. Isso impacta no peso do carro, que é baixíssimo, praticamente o mesmo dos concorrentes a gasolina. Isso é equivalente dizer que essa autonomia daria para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro.
Mas obviamente não é bem assim. O melhor do carro elétrico é o consumo urbano, que certamente em transito nas grandes cidades consegue esse 100% de autonomia. Mas em estrada é diferente, porque, em geral, a velocidade é maior e mais alta, o que gasta mais bateria. Tanto é assim que a velocidade máxima é limitada eletronicamente a fim de preservar a carga das baterias, é de 150 km/h.
Sobre a questão da recarga, são necessárias seis horas para realizar uma recarga completa em um carregador do tipo AC. Caso a parada seja feita em um carregador rápido do tipo DC. a fabricante promete 80% da carga em apenas 30 minutos de uso.
Viagens
Paradoxalmente, esse fato da preocupação com a recarga foi o que fez eu desistir de fazer uma viagem de São Paulo a Paraty (RJ), de aproximadamente 295 quilômetros. Por que não seriam suficientes? Seriam se fossem confiáveis os pontos de recarga e a possibilidade de dificuldade de conseguir carregar o carro em Guaratinguetá (SP) ou Cunha (SP), para poder chegar tranquilo a Paraty.
Ou então pensar na volta, subir a íngreme serra, que gasta o dobro de kw, seja pela Rodovia Oswaldo Cruz ou BR-459. Sem dúvida, risco de perrengue da pane seca, de autonomia zero até o próximo ponto de recarga. Então, desista de pensar em viagens longas com um carro elétrico e curta o que tem de melhor.
Esportividade
Como todo motor elétrico, a vantagem do E-J7 é propiciar um torque plano. Não há rotação ideal. Você liga o carro e os 34,7 kgfm lá estão, totalmente disponíveis, desde a arrancada. Mais do que as vantagens óbvias na dirigibilidade, como maior valentia para encarar subidas íngremes, inclusive com o carro carregado, e realizar ultrapassagens mais seguras, outro traço herdado desse motor elétrico aparece na sugestão de esportividade.
O sistema multimídia oferece conectividade por Apple CarPlay e Android Auto e inclui tela vertical de 13 polegadas, como um tablet. Por ela, é possível regular a temperatura e velocidade do ar-condicionado e acessar as funções mais importantes do veículo, assim como consultar as informações sobre o veículo.
E há outra vantagem: por contar com suspensão independente nas quatro rodas, com destaque para o sistema Multilink na traseira, o sedã E-J7 possui aderência e estabilidade elogiáveis, mesmo em pisos irregulares. Associada ao temperamento mais aguçado do motor elétrico, ele proporciona uma dirigibilidade autenticamente esportiva.
Itens de série
Traz de série equipamentos como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, ar-condicionado digital, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, tampa do porta-malas com abertura elétrica e faróis com iluminação do tipo full LED.