Sedã tem bom comportamento, porta-malas espaçoso e desempenho dentro da média; preço ainda é entrave na versão topo de linha, que custa quase R$ 124 mil
Hoje em dia, muita gente não liga para carro. O que já foi considerado uma das paixões nacionais (bem como o futebol), hoje não passa de um simples meio de transporte que deve render conforto e segurança para a locomoção diária ou mesmo para viagens de fim de semana. O Hyundai HB20S é um desses modelos que não precisa de muito para agradar. É relativamente barato, confiável e confortável, afinal, pra quem viaja, nada como ter 475 litros no porta-malas à disposição. E a tampa abre por aproximação.
Mas nem por isso o modelo chega a ser um best-seller. Números da Fenabrave apontam que o HB20S fica atrás até de sedãs compactos como o aposentado Volkswagen Voyage. Dessa maneira, o modelo vendeu, no Brasil, 1.684 unidades durante o mês de janeiro. Para se ter ideia, o concorrente Chevrolet Onix Plus emplacou 6.164 unidades no período, de acordo com os dados da associação.
Ainda com vendas não tão boas, o HB20S agrada logo de cara. Na versão topo de linha Platinum Plus, o sedã da Hyundai já deixa evidente os seus predicados. Tem luzes iluminadas por LEDs, rodas de liga-leve com 16 polegadas e a imponente lanterna que cruza toda a parte traseira do carro e, ao contrário do irmão hatch, se ilumina de ponta a ponta.
Do lado de dentro, os bancos revestidos com couro são confortáveis. O tom claro, pouco comum no Brasil, principalmente em carros de entrada, é um charme à parte. Já o painel tem o mesmo design da versão anterior (modificada em agosto do ano passado).
Ademais, a lista de equipamentos inclui itens de segurança como controles de estabilidade e de tração, monitoramento de pressão nos pneus e assistente de partida em rampas. Para mais comodidade a bordo, tem um eficiente sistema multimídia. O equipamento não tem dos visuais mais modernos, mas é bem fácil de manusear. A tela de 8 polegadas permite espelhar smartphones Android e Apple sem o uso de fios.
Conectado
Bem como na linha anterior, há conexão com a internet. Mas a Hyundai estendeu a gratuidade dos serviços de forma retroativa para todos os usuários. Vale por três anos.
E não para por aí. O modelo tem até botão SOS para emergências, assistente pessoal e controles de diagnóstico remoto por meio do aplicativo Bluelink. Com o celular, dá para, por exemplo, comandar algumas funções do carro.
Vida a bordo
E é durante a convivência que as qualidades do HB20 se destacam ainda mais. O espaço fica dentro da média dos concorrentes. Em 2,53 metros de entre-eixos, leva cinco adultos com certa folga. Bom para o momento da viagem, afinal, com tanto espaço no porta-malas, nem é preciso recorrer ao habitáculo. Aliás, nem pode, porque quem transportar bagagem em desacordo com a lei – fora do porta-malas, porta-luvas e porta-objetos – comete infração grave, que rende 5 pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 195,23, conforme manda o artigo 248 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Mas, voltando ao HB20S, importante destacar o comportamento do modelo ao volante. O câmbio automático de seis velocidades agrada pelo funcionamento comportado. Não tem trancos. E tem aletas atrás do volante para trocas sequenciais. Pouca gente usa, mas é um plus. No mais, o conjunto de suspensões também merece elogios, bem como a manobrabilidade. É do tipo mais molinho, mas nada de parecer bobo.
Sem modificações em relação à linha anterior, o motor turbo Kappa, com 1,0 litro, três cilindros e alimentação flex é compacto, mas não deixa a desejar. Desenvolve até 120 cv de potência máxima tanto com gasolina quanto com etanol. É um tanto mais forte que o propulsor do GM Onix Plus, que tem as mesmas configurações e gera até 116 cv. O torque também é maior no Hyundai: 17,5 mkgf contra 16,8 mkgf do exemplar da montadora norte-americana.
O consumo é razoável. Durante a semana de avaliação, fez 9,3 km/l de média (combinado, cidade e estrada), com etanol no tanque. De acordo com o PBVE, do Inmetro, os números, com o derivado da cana-de-açúcar são os seguintes: 8,9 (cidade) e 10,3 (estrada). Entretanto, com gasolina, ficam em 12,2 (urbano) e 14,3 (rodoviário). Tirou nota B.
Preço
O maior problema do HB20S é, portanto, o preço. A configuração topo de linha Platinum Plus não sai por menos de R$ 123.790, de acordo com a tabela da Hyundai. Para comparação, o Chevrolet Onix Plus custa R$ 114.290. Desse modo, o modelo da marca sul-coreana fica só um pouco mais barato que o Honda City, por exemplo, que está uma categoria acima, mas custa R$ 125.600 na configuração intermediária EXL, que tem motor 1.5 16V de até 126 cv e porta-malas de 519 litros.
Além do visual bem mais interessante, o conteúdo também ficou mais vasto no HB20S atualizado. Tem três entradas USB e carregamento wireless para smartphones, ar-condicionado automático e digital, além de partida remota do motor. No sedã, agora, a Hyundai oferece, de série, seis airbags – e não mais quatro, como antes. Por fim, tem, ainda, direção elétrica progressiva, tomada 12V no console e sensor de estacionamento traseiro.