Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HyundaiIndustria Automobilistica

Hyundai HB20S: segurança e comodidade na medida certa

por Vagner Aquino 05/02/2023
por Vagner Aquino 05/02/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Hyundai HB20S

Foto: Vagner Aquino/Portal Carsughi

Sedã tem bom comportamento, porta-malas espaçoso e desempenho dentro da média; preço ainda é entrave na versão topo de linha, que custa quase R$ 124 mil

Hoje em dia, muita gente não liga para carro. O que já foi considerado uma das paixões nacionais (bem como o futebol), hoje não passa de um simples meio de transporte que deve render conforto e segurança para a locomoção diária ou mesmo para viagens de fim de semana. O Hyundai HB20S é um desses modelos que não precisa de muito para agradar. É relativamente barato, confiável e confortável, afinal, pra quem viaja, nada como ter 475 litros no porta-malas à disposição. E a tampa abre por aproximação.

Mas nem por isso o modelo chega a ser um best-seller. Números da Fenabrave apontam que o HB20S fica atrás até de sedãs compactos como o aposentado Volkswagen Voyage. Dessa maneira, o modelo vendeu, no Brasil, 1.684 unidades durante o mês de janeiro. Para se ter ideia, o concorrente Chevrolet Onix Plus emplacou 6.164 unidades no período, de acordo com os dados da associação.

Ainda com vendas não tão boas, o HB20S agrada logo de cara. Na versão topo de linha Platinum Plus, o sedã da Hyundai já deixa evidente os seus predicados. Tem luzes iluminadas por LEDs, rodas de liga-leve com 16 polegadas e a imponente lanterna que cruza toda a parte traseira do carro e, ao contrário do irmão hatch, se ilumina de ponta a ponta.

Hyundai HB20S

Foto: Vagner Aquino/Portal Carsughi

Do lado de dentro, os bancos revestidos com couro são confortáveis. O tom claro, pouco comum no Brasil, principalmente em carros de entrada, é um charme à parte. Já o painel tem o mesmo design da versão anterior (modificada em agosto do ano passado).

Ademais, a lista de equipamentos inclui itens de segurança como controles de estabilidade e de tração, monitoramento de pressão nos pneus e assistente de partida em rampas. Para mais comodidade a bordo, tem um eficiente sistema multimídia. O equipamento não tem dos visuais mais modernos, mas é bem fácil de manusear. A tela de 8 polegadas permite espelhar smartphones Android e Apple sem o uso de fios.

Hyundai HB20S

Foto: Vagner Aquino/Portal Carsughi

Conectado

Bem como na linha anterior, há conexão com a internet. Mas a Hyundai estendeu a gratuidade dos serviços de forma retroativa para todos os usuários. Vale por três anos.

E não para por aí. O modelo tem até botão SOS para emergências, assistente pessoal e controles de diagnóstico remoto por meio do aplicativo Bluelink. Com o celular, dá para, por exemplo, comandar algumas funções do carro.

Vida a bordo

Hyundai HB20S

Foto: Vagner Aquino/Portal Carsughi

E é durante a convivência que as qualidades do HB20 se destacam ainda mais. O espaço fica dentro da média dos concorrentes. Em 2,53 metros de entre-eixos, leva cinco adultos com certa folga. Bom para o momento da viagem, afinal, com tanto espaço no porta-malas, nem é preciso recorrer ao habitáculo. Aliás, nem pode, porque quem transportar bagagem em desacordo com a lei – fora do porta-malas, porta-luvas e porta-objetos – comete infração grave, que rende 5 pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 195,23, conforme manda o artigo 248 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mas, voltando ao HB20S, importante destacar o comportamento do modelo ao volante. O câmbio automático de seis velocidades agrada pelo funcionamento comportado. Não tem trancos. E tem aletas atrás do volante para trocas sequenciais. Pouca gente usa, mas é um plus. No mais, o conjunto de suspensões também merece elogios, bem como a manobrabilidade. É do tipo mais molinho, mas nada de parecer bobo.

Hyundai HB20S

Foto: Vagner Aquino/Portal Carsughi

Sem modificações em relação à linha anterior, o motor turbo Kappa, com 1,0 litro, três cilindros e alimentação flex é compacto, mas não deixa a desejar. Desenvolve até 120 cv de potência máxima tanto com gasolina quanto com etanol. É um tanto mais forte que o propulsor do GM Onix Plus, que tem as mesmas configurações e gera até 116 cv. O torque também é maior no Hyundai: 17,5 mkgf contra 16,8 mkgf do exemplar da montadora norte-americana.

O consumo é razoável. Durante a semana de avaliação, fez 9,3 km/l de média (combinado, cidade e estrada), com etanol no tanque. De acordo com o PBVE, do Inmetro, os números, com o derivado da cana-de-açúcar são os seguintes: 8,9 (cidade) e 10,3 (estrada). Entretanto, com gasolina, ficam em 12,2 (urbano) e 14,3 (rodoviário). Tirou nota B.

Preço

O maior problema do HB20S é, portanto, o preço. A configuração topo de linha Platinum Plus não sai por menos de R$ 123.790, de acordo com a tabela da Hyundai. Para comparação, o Chevrolet Onix Plus custa R$ 114.290. Desse modo, o modelo da marca sul-coreana fica só um pouco mais barato que o Honda City, por exemplo, que está uma categoria acima, mas custa R$ 125.600 na configuração intermediária EXL, que tem motor 1.5 16V de até 126 cv e porta-malas de 519 litros.

Além do visual bem mais interessante, o conteúdo também ficou mais vasto no HB20S atualizado. Tem três entradas USB e carregamento wireless para smartphones, ar-condicionado automático e digital, além de partida remota do motor. No sedã, agora, a Hyundai oferece, de série, seis airbags – e não mais quatro, como antes. Por fim, tem, ainda, direção elétrica progressiva, tomada 12V no console e sensor de estacionamento traseiro.

avaliaçaoHB20HB20SHyundaiseda
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
A temporada de Fórmula 1 de 2023 está chegando; confira as datas de lançamento dos carros
Próximo
Janeiro ruim confirma retração do mercado de veículos

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência