A CES (Consumer Electronics Show) 2023, conhecida feira mundial realizada na cidades de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos, acabou ontem e mostrou, em diferentes áreas, as tendências globais em tecnologia para notebooks, computadores, inteligência artificial, robôs e veículos, entre outros.
E foi exatamente lá que a marca Ram apresentou seu conceito de veículo elétrico a bateria (BEV), começando pela Ram 1500 Revolution, e confirmou que toda linha Ram vai oferecer soluções eletrificadas com tecnologia de ponta disruptiva nos próximos anos e a Ram 1500 Revolution BEV Concept é o primeiro veiculo a inaugurar esse futuro, saindo à frente da concorrência no segmento das picapes EV e sendo lançada em 2024.
“A Ram 1500 Revolution BEV Concept é o nosso sinal mais claro até agora de que estamos no início de algo extraordinário na Ram e aponta diretamente para onde estamos indo em nossa jornada eletrificada”, disse Mike Koval Jr., CEO da marca Ram. “Na Ram, redefinimos o que as picapes podem ser e faremos isso novamente, superando o que os concorrentes estão oferecendo, oferecendo as melhores picapes elétricas do mercado”.
Design pioneiro
A equipe de design exterior da Ram fez um excelente trabalho, criando um conceito moderno que mostra força sendo, ao mesmo tempo, sustentável. A frente da picape tem o emblema “R-A-M” em destaque, unindo os faróis em LED. As portas foram redesenhadas oferecendo um grande ângulo de abertura, proporcionando conforto ao terem eliminado a coluna B. Na frente, ainda tem os ganchos de reboque pivotantes.
Com a eletrificação, a Ram 1500 Revolution BEV oferece abertura elétrica do porta-malas dianteiro, além da tampa do bocal de carregamento das baterias, situada no para-lama dianteiro esquerdo, a tampa traseira, maçanetas de porta embutidas, estribos laterais e um estribo traseiro com difusor ativo.
O bocal de abastecimento acende e pisca durante o carregamento. Um sinal sonoro indicará que ele está conectado e que o processo começou. O carregamento pode ser em corrente alternada (AC) de nível 1 e nível 2 na metade superior e carregamento rápido em corrente contínua (DC) na metade inferior do bocal.
Na parte interior, ela ficou mais espaçosa, com maior comprimento de cabine e assentos rebatíveis na terceira fila.
Caso seja necessário, o apoio de braço do console central se converte individualmente em uma superfície de trabalho. Somando as opções da divisória central e dos assentos removíveis, a 1500 Revolution BEV Concept oferece várias configurações flexíveis de assentos. De baixo peso, os bancos apresentam cintos de segurança integrados, alças de apoio e alto-falantes com a capacidade de rebater por inteiro, juntamente com modos de reclinação estendida, trabalho, conferência e implantação dos assentos extras. O volume interior amplamente maior beneficia os passageiros da segunda fileira e da terceira fila removível, que desfrutam de espaço semelhante ao de uma limusine.
Meio ambiente
A sustentabilidade foi um foco fundamental durante o desenvolvimento da Ram 1500 Revolution BEV Concept, com materiais únicos e engenhosos vistos em todo o interior. Exemplos disso incluem o acabamento “Greyslate Nanostone”, que é resiliente e leve, e o couro “Apple”, um subproduto da indústria da maçã que é naturalmente livre de animais e crueldade. A Ram 1500 Revolution BEV Concept também apresenta um piso de textura única que é composto por borracha reciclada e partículas de cortiça que aumentam a durabilidade e a funcionalidade.
O DNA de picape continua forte ao oferecer capacidade de tração nas quatro rodas sendo alimentada por dois módulos elétricos de transmissão (EDMs), posicionados na frente e atrás do veículo, maximizando o espaço interior e permitindo o enorme porta-malas dianteiro.
A Ram 1500 Revolution BEV Concept pode adicionar até 160 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos com carregamento rápido de corrente contínua (DC) de 800 V a até 350 kW.
Outro ponto que merece destaque na Ram 1500 Revolution BEV Concept é a suspensão pneumática ajustável com três modos diferentes: entrada/saída, aerodinâmica e off-road.