Um Jeep Renegade é bem fácil de localizar na rua, não importa a distância ou o clima. Isso foi mantido e reforçado na linha 2023, com uma evolução no estilo tão querido pelas clientes da marca.
Desde que em março de 2015 foi lançado no Brasil, o modelo SUV Renegade fabricado na cidade de Goiana, no Estado de Pernambuco, cativou um público apaixonado pela Jeep. Atraia principalmente novos aventureiros, que queriam ter o seu primeiro veículo 4×4, de visual mais diferentão.
E esse modelo, que praticamente não mudou quase nada, de carroceria quadradinha, ainda chama a atenção pelo visual. Faz um sucesso danado, com pouco facelift nos últimos anos.
São quatro versões, com preços entre R$ 134.190 e R$ 173.690. A versão mais vendida é a Longitude, de R$ R$ 149.490, que o Portal Carsughi acaba de avaliar. O Jeep Renegade fechou o mês com 5.420 unidades emplacadas. O modelo brasileiro é exportado para diversos países da América Latina, como México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Guatemala, El Salvador e Paraguai.
Ainda que sejam tímidas as mudanças visuais, trouxeram inovações que foram incorporadas e resultaram em mais troféus para a marca. O Renegade Longitude foi eleito a Melhor Compra 2022 pela Quatro Rodas, tanto na categoria de SUVs de até R$ 170 mil como na geral, sendo o grande vencedor da premiação.
Vendas de SUVs
Não é novidade que o mercado de SUVs está cada vez mais concorrido e disputado, ainda sim há algo que não muda: a Jeep do Grupo Stellantis segue sendo a marca número 1 da categoria. Mais do que isso, conquistou o feito pelo sétimo ano seguido. Só de Renegade já são mais de 400 mil unidades vendidas.
Mesmo com o mercado cada vez mais competitivo, Juntando Renegade, Compass e Commander, a Jeep liderou o segmento em todos os meses de 2022. E já há rumores que a fábrica também esteja pensando em lançar no Brasil um subcompacto, portanto menor que o Renegade.
A marca que mais vendeu SUVs em 2022 emplacou mais de 137.444 veículos, o que corresponde a 20% da fatia do segmento. Como se não bastasse, o Compass e o Commander foram líderes de suas categorias praticamente em todos os meses do ano e encerraram com 42,4% e 35,2% de share dos seus segmentos, respectivamente. Além disso, os SUVs da Jeep garantiram uma posição entre os TOP 10 modelos mais vendidos no ranking geral de automóveis
Conquistar o topo do pódio por sete anos seguidos, mostra não só a confiança do brasileiro na marca, mas também um verdadeiro ‘case’ de sucesso na história do mercado nacional. Ainda mais quando o assunto é ser a número 1 no maior segmento automotivo no país, o de SUVs. “Em 2023, esforços não irão faltar para continuarmos essa trajetória de sucesso”, destaca Everton Kurdejak, vice-presidente sênior das Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.
A família Jeep aumentou, com novos membros especiais, como o Compass 4xe híbrido plug-in, que deu início a uma nova fase eletrificada da Jeep no Brasil e o Gladiator, picape com maior capacidade fora de estrada que marcou a estreia da marca na categoria. O Renegade por sua vez ficou mais moderno, ajudou a consolidar os números da marca e ainda ganhou um novo motor.
Além dos lançamentos, outro fato marcante de 2022 é que o Commander, em seu primeiro ano completo de mercado, se consolidou como líder absoluto entre os DSUVs. “Tudo isso fortalece a presença da marca no país, que é um dos mercados mais importantes para a Jeep. Neste ano que se inicia, seguiremos trazendo inovações para continuar surpreendendo”, afirma Alexandre Aquino, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.
Eficiência
Voltemos ao Renegade, com mais capacidade off-road, tecnologia e performance com novo motor T270 ficou mais moderno, capaz e eficiente do que nunca. O visual também foi atualizado dentro e fora da cabine com tecnologias avançadas, mais segurança. Tudo isso, claro, sem abrir mão da capacidade off-road que é marca de todos os Jeep.
A nova linha do Renegade passou a contar com outra novidade: a Jeep Healthy Cabin, tecnologia global com o foco de desinfecção da cabine, que atua com filtro de ar N95+Bio na cabine e remove mais partículas com impurezas do ar, além de manter a performance HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning).
Salto de qualidade
O grande salto de qualidade ocorreu quando a Jeep recheou o Renegade de equipamentos e colocou o motor 1.3 como protagonista, assim como já tinha feito no Compass, aposentando o antigo e gastão 1.8 aspirado de 139 kg. Com o novo motor 1.3 T270, o Renegade ganhou fôlego. São 185 cv e 27,5 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
Tecnologia
Conta com faróis full-LED, frenagem automática de emergência, assistente de centralização de faixa, quadro de instrumentos digital e central multimídia de 8,4 polegadas com integrações sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Consumo
Sobre o consumo, o Jeep Renegade Longitude flex com etanol faz 7,5 km/l na cidade 12,3 km/l na estrada. Com gasolina, chega a 10 km/l no ciclo urbano e 16,5km/l nas rodovias.