Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Avaliação: Fiat 500e, um ícone italiano que virou 100% elétrico

por Claudia Carsughi 28/01/2023
por Claudia Carsughi 28/01/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Sucesso na Europa desde seu surgimento, em 4 de julho de 1957, o Fiat 500 já vendeu mais de quatro milhões de unidades do modelo original e mais de dois milhões após seu relançamento em 2007, totalizando mais de seis milhões de unidades comercializadas.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa precisava voltar a olhar para a mobilidade urbana, porém com enormes restrições econômicas. Assim, na Alemanha surgiu o Fusca e, na Itália, o Fiat 500. Carros pequenos, baratos de custo e manutenção, fizeram sucesso pois entregaram o que o momento precisava. O Fiat 500 foi lançado com motor de 479 cm3 e dois cilindros, entregando 13 cavalos de potência.

Aliás, para quem não sabe a origem do nome, ela vem exatamente do motor, que era de quase 500 cv, por isso, “cinquecento”, em italiano. A primeira versão tinha as maçanetas no meio, na altura da coluna B pois as portas abriam para a frente.

Em 2007 passou por uma remodelagem e foi relançado, com o design muito próximo do atual. Em 2009 foi a vez do Brasil tê-lo disponível, com novidades como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade). Além disso, foi o primeiro modelo a oferecer no Brasil o sistema Hill Holder, sete airbags de série e foi o primeiro carro de 3,55 metros a receber 5 estrelas do EuroNCAP.

E, como o mundo caminha para a eletrificação, o pequeno notável não podia ser deixado de lado e assim surgiu o Fiat 500e (criado pelo brilhante engenheiro Claudia Demaria), 100% elétrico, desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV. Com autonomia de até 320 km, seu motor elétrico entrega 87 kW, equivalente a 118 cv de potência a 4.200 rpm, com torque de 220 Nm. Como todo carro elétrico, o torque é entregue imediatamente, o que permite que ele faça de 0 a 100 km/h em 9 segundos e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

Com novo design, pela primeira vez não traz na grade frontal o logotipo da Fiat, ocupando-a com o nome 500. Na parte interna traz couro em duas cores, espaço para quatro pessoas e oferece três diferentes modos de condução, para permitir ao motorista escolher se quer guiar com tranquilidade ou se precisa ficar de olho na economia de bateria.

500eavaliaçaoelétricoeletrificaçãoFiatFiat 500vídeo
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Novo Honda Civic está entre os melhores híbridos do mercado
Próximo
Avaliação: Renegade inicia e ajuda a manter sucesso da Jeep por 7 anos seguidos

Você também pode gostar...

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue