A Ford selou uma parceria com o Senai-SP para lançar o Ford Academy, com a criação lá dentro de um espaço multifuncional. Esse centro tem como função difundir novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros da marca.
Além disso, com base no tripé de ESG (sigla em inglês de Governança ambiental, social e corporativa), o evento de hoje serviu também para que a marca anunciasse o lançamento do programa de responsabilidade social Ford < Enter >, que vai capacitar pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia, viabilizando o seu acesso a empregos qualificados.
“Estamos em um momento de grande transformação na indústria da mobilidade, com a eletrificação, digitalização, conectividade, novos hábitos de consumo, além das demandas sociais e ambientais. O Ford Academy é um grande centro de difusão de novas tecnologias, um ecossistema onde vamos compartilhar esse conhecimento com parceiros de todas as áreas, formar novos talentos, desenvolver soluções para o futuro e avançar na inovação com foco no consumidor”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Ecossistema completo
Localizado na unidade do SENAI-SP, no bairro do Ipiranga, na capital paulista o Ford Academy conta com salas de aula, estações para prática de novas tecnologias, sala de protótipos para futuros lançamentos, salas de reunião, além de ser a sede da Central de Engenharia de Serviços e Conectividade Ford.
“O Ford Academy é um verdadeiro ecossistema de inovação e conhecimento. Aqui encontramos o ambiente ideal para uma imersão na marca Ford, nos nossos produtos e nas novas tecnologias. Nosso objetivo é aprimorar cada ponto da jornada do consumidor e entregar uma experiência cada vez melhor com a marca”, destaca Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford. “E nada melhor do que a parceria com o SENAI-SP, reconhecido pela excelência no ensino e com uma diversidade de parceiros e conhecimentos, para estar ao nosso lado”, reforça.
Mais de 90 cursos com 400 horas de conteúdo são oferecidos com treinamentos ministrados por professores do SENAI-SP com dedicação exclusiva, com o cuidado de manter o mesmo conteúdo que a Ford oferece globalmente.
O Ford Academy conta ainda com a Central de Engenharia de Serviços e Conectividade, com diferentes núcleos que trabalham para facilitar a vida do cliente. Um deles é o Acompanhamento Preventivo Inteligente, com profissionais que monitoram os dados dos veículos conectados dos clientes que permitiram seu compartilhamento, e entram em contato proativamente para orientar na solução de alertas do veículo. Outra área é o Centro de Assistência Técnica, que dá suporte aos técnicos da rede para o atendimento de veículos em serviço. Já o time de Engenharia de Serviços é dedicado ao desenvolvimento de acessórios, literatura técnica, ferramentas, softwares e equipamentos de diagnóstico para futuros lançamentos.
Ford < Enter >
A Ford é uma das marcas que, aqui no Brasil mais investe na política de ESG e, como disse no início, o programa Ford < Enter >, vai formar profissionais para o mercado de tecnologia que hoje já é carente de pessoas especializadas no mundo todo e são números que só tendem a crescer.
Segundo a pesquisa Escassez de Talentos 2022 realizada pelo ManpowerGroup com mais de 40 mil empregadores em 40 países, o Brasil está entre os dez com maior dificuldade em preencher vagas qualificadas, principalmente no segmento de Tecnologia da Informação & Dados. Outro estudo, da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), estima que em 2025 haverá um déficit de mais de 500 mil profissionais para atuar na área de tecnologia.
“A educação é a principal ferramenta para o acesso a empregos de qualidade. Com o programa Ford < Enter >, vamos dar nossa contribuição para que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de acesso a vagas qualificadas no mercado de trabalho, obtenham mobilidade social e econômica e alcancem o sonho de ter uma vida melhor”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Para o ano que vem, o programa vai oferecer 200 vagas de formação comportamental e técnica, totalmente gratuito e que não exige conhecimento prévio de tecnologia. Em seis meses, os alunos vão participar de 440 horas de aulas presenciais ministradas pelo SENAI-SP, parceiro estratégico da Ford.
Além da formação em front-end, porta de entrada no mercado de tecnologia, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Os alunos também terão ajuda de custo para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social.
Ao fim do curso, os estudantes irão receber um certificado e alguns serão selecionados para uma etapa adicional de aprendizado, a formação back-end. Eles terão ainda apoio de um time de especialistas na busca de oportunidades de trabalho e preparação para entrevistas.
Os pré-requisitos para participar são ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. Pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQI+ e mulheres cis e trans serão priorizadas no processo seletivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fordenter.ford.com.