A Ford já não fabrica mais fabrica mais carros no Brasil, todos que existem à venda no mercado são importados. No caso da Ranger, ela vem da fábrica de Pacheco, na Argentina e já é o 8º modelo a desembarcar por aqui. Esse número reflete o sucesso que ela faz por aqui, pois oferece ainda as versões XL-voltada para o trabalho, XLS-para uso misto, Black, XLT e Limites que oferecem mais sofisticação e Storm que é mais aventureira. Depois disso tudo, em março de 2022 veio a Ranger FX4.
Com visual agressivo, traz superfícies musculosas, na versão que avaliamos, snorkel e vem com detalhes de cores em preto que valorizam a esportividade. A grade dianteira traz o logotipo oval da marca em destaque no centro. Assim como a parte central inferior do para-choque, ela tem acabamento em preto brilhante, e se conecta aos faróis com máscara escura formando um conjunto harmonioso. Os faróis full-LED com projetores são exclusivos da versão.
A traseira exibe um distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto – outra característica única na linha. As lanternas têm máscara escurecida. O para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.
O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. Na lateral, os alargadores de paralama em preto fosco são projetados para enfrentar batidas de pedras no off-road. A faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.
Esse nome começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes – formado pela junção de Ford e 4×4. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo. A Ranger FX4 foi feita para os consumidores que querem uma picape off-road robusta, sem, no entanto, abrir mão do requinte e conforto de uma versão topo de linha.
Ela vem equipada com o motor Duratorq 3.2 turbodiesel, que entrega 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. Aliado a esse motor, está uma transmissão automática de seis velocidades, com tração 4×4 e bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão é igual à da Ranger Storm, que permite uma boa dirigibilidade tanto na rua quanto na terra.
Além disso, possui sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
Entre os itens de conforto, a picape oferece ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.
Andamos com ela por uma semana e, na minha opinião, ela é uma excelente opção para os amantes do 4X4 sem abrir mão do luxo da Ranger, embora eu prefira as versões Limited e Black, pois eu priorizo o conforto para o uso urbano. E para quem pensa em comprá-la hoje, basta desembolsar R$ 309.335,00, o mesmo valor da Ranger XLT.