
Hyundai HB20S 22/23 (Foto: Divulgação/Hyundai)
Logo após o lançamento no mês passado da nova versão do Hyundai HB20, chega agora às lojas o HB20S. A versão sedã também passou por um facelift e está mais segura e tecnológica, além de mais bonita. Em relação à versão hatchback, ela traz outras opções de cores internas em tons de cinza, além de rodas diamantadas de 16” com design exclusivo.
Por se tratar de um carro sedã, traz um recurso batizado de Smart Trunk, que permite abrir o porta-malas por aproximação, bastando que o motorista se aproxime do carro com a smart key no bolso. Nesse momento o carro vai emitir uma alarme sonoro, destravar e abrir automaticamente o porta-malas.
As mudanças no visual o renderam um carro maior em 65 mm, sendo 50 mm na parte dianteira e 15 mm na parte traseira. Ganhou, como no hatchback, nova grade, para-choque que abriga as luzes de seta e para-lamas e capô mais horizontais. As luzes traseiras se conectam através de uma faixa que que também acende, formando a assinatura de luz única.
As mudanças internas de conectividade seguem a mesma linha da versão hatchback, com destaque para a partida remota do motor, disponível a partir da versão Platinum, que oferece o conforto de ligar o motor e climatizar o carro à distância, usando a chave presencial. Para acionar o motor, basta pressionar o botão para travar as portas do carro e em seguida manter pressionado o botão de partida remota por três segundos.
O pacote de segurança da Hyundai, o SmartSense, ganhou funções adicionais para a nova família HB20, que são explicadas no vídeo que está no final desta matéria.
O novo Hyundai HB20S vem equipado com os motores Kappa 1.0 (aspirado) e Kappa 1.0 TGDI (turbo), três cilindros com 12 válvulas para entregar o desempenho de um motor maior com o consumo de um motor compacto, seguindo o protocolo de emissões L7. O motor Kappa 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada tradicional. Com injeção direta, turbocompressor e intercooler, a potência do motor é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, e segue firme até 3.500 rpm.

Hyundai HB20S 22/23 (Foto: Divulgação/Hyundai)
São seis cores de pintura externa disponíveis para o novo HB20S: Branco Atlas e Preto Onix, nas opções sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas opções metálicas, e o tom perolizado azul Sapphire.
Versões e preços
Hyundai HB20S 22/23 1.0 Comfort MT – R$ 85.890
Hyundai HB20S 22/23 1.0 Limited MT – R$91.390
Hyundai HB20S 22/23 1.0 TGDI Comfort AT – R$105.290
Hyundai HB20S 22/23 1.0 TGDI Platinum AT – R$111.790
Hyundai HB20S 22/23 1.0 TGDI Platinum Plus AT – R$120.990

RAM Classic Night Edition (Foto: Divulgação/Stellantis)[/caption]
O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então.
Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.
Contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas. Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.
Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
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RAM Classic Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)[/caption]
As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal.
O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.
Transmissão
A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. O sistema é inteligente e seguro. Por exemplo, ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).
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RAM Classic Laramie e Night Edition (Foto: Divulgação/Stellantis)[/caption]
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.
Equipamentos
O interior da Ram Classic tem uma longa lista de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.
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Há acabamentos emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED, a praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Caso do assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos e, ainda mais interessante, uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.
Vale citar ainda os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro. Impermeáveis e removíveis, eles podem receber, por exemplo, latas de bebidas e pedras de gelo para mantê-las na temperatura ideal ou até aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.
Em relação à segurança, a Ram Classic está com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.
Caçamba
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RAM Classic Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)[/caption]
Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.
Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.">