A Volvo segue seu plano de eletrificar todos os seus carros. Já fez isso com o XC40 no ano passado. E agora trouxe o C40, um crossover com cara de cupê, elétrico, recheado de tecnologia de alta qualidade, por R$ 419.950,00.
E outros como o XC60 e XC90 totalmente elétricos também estão chegando ao Brasil, mas algumas perguntas ficam no ar.
Como carregar seu carro elétrico morando em um apartamento? Ou em uma estrada? Já há rede suficiente para carregar todos esses veículos?
Claudia Carsughi fez um vídeo reels em seu Instagram com impressões sobre o novo Volvo C40, destacando alguns dados do veículo 100% elétrico. Acompanhe aqui:
É inegável a qualidade do produto que a Volvo entrega. É fato. No novo Volvo C40 Recharge é possível atingir uma autonomia de até 440 km. Essa autonomia poderia ser suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro ou até Curitiba.
Mas você confiaria de chegar em dessas duas cidades de chegar quase a seco, ou literalmente sem energia suficiente para chegar ao seu endereço de destino? Utilizando esses dois exemplos, o ideal é recarregar um pouco no Graal de Guaratinguetá, na Via Dutra ou no Posto Ongarato 500 de Cajati, na Rodovia Regis Bittencourt.
Em um teste feito por mim de São Paulo a Santos e vice-versa, consegui ir e voltar deixando a bateria com 44% de carga restante. Mas foi só parar em um shopping, por cerca de duas horas, para ter de volta mais 43%, totalizando 87%. Se organizar direitinho, o proprietário de um carro como esse nunca mais vai precisar abrir a carteira para gastos com combustível.
Hoje já é possível carregar em casa, na tomada 220 V da garagem. Mas na rua ou estrada, é necessário procurar um dos 1000 eletropostos disponíveis em todo o País. O mais fácil é procurar pelos aplicativos Google Maps ou Waze, que já te mostram os eletropostos mais próximos.
Veja aqui como é feito o carregamento: https://www.instagram.com/tv/CelU8GjFM8r/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de cerca de 440km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Com o sistema Google nativo, você descobre onde recarregar, qual o sistema disponível e se há vagas para carregamento. Prático, intuitivo e rápido, assim como no seu celular.
No interior espaçoso do novo C40 Recharge, você descobrirá soluções de armazenamento inteligentes para itens pessoais, bem como um bagageiro frontal para os seus cabos de carregamento.
Mas voltando a falar em teste-drive, dá para dizer que é uma delícia dirigir o Volvo C40 Recharge. O veículo literalmente chama a atenção por onde passa.
E dirigir o C40 é tão fácil quanto parece. Com o One Pedal Drive você pisa e ele acelera, ao tirar o pé, ele freia e para. O tempo todo gerando energia através de cinética, aumentando a autonomia do carro.
Não basta ser elétrico e tecnológico e ter a cara do futuro. Pensemos aqui o que faz o C40 Recharge ser um carro totalmente moderno com as demandas globais:
10 motivos para gostar do Volvo C40 Recharge
1) 100% livre de couro: revestimento com materiais feitos a partir de fontes sustentáveis que cobrem banco, volante, estofamentos e alavanca do câmbio
2) Tapetes feitos de garrafa pet recicláveis
3) Decoração Topografy, feita com plásticos recicláveis
4) Dois motores elétricos com 408 HP de potência e 67,3 kgfm de torque
6) Autonomia de 440 k/m com uma única carga
7) Funções acelerar e frear realizadas com um único pedal, que permite uma regeneração mais eficiente, ampliando a autonomia
8) Multimídia Google Automotive Services aciona funções apenas com comando de voz: ajustar de temperatura, definir um destino, tocar música e podcast
9) Sem botão de partida, que é acionada quando o condutor entra no carro com a chave na bolsa ou no bolso, afivela os cintos e aciona o câmbio na função D.
10) Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo
Com traços únicos e repletos de personalidade, o C40 teve em sua inspiração a arquitetura escandinava com influência da luz e da natureza. Tudo começa nas linhas laterais, com design feito para preservar o traço marcante e o espaço interno. O perfil lateral estreito cruzado traz uma nova silhueta à gama de automóveis Volvo, a promessa de um carro movido pela paixão.
Os aerofólios e spoilers traseiros bem evidentes trazem para o desenho do carro as linhas arrojadas e futuristas, que proporcionam maior aerodinâmica e autonomia através da menor resistência ao ar. O teto preto também é um elemento de design com a assinatura contrastante, que aprimora ainda mais o design dinâmico e arrojado do carro.
Volvo Cars está assumindo uma posição ética a favor do bem-estar animal com a meta de fazer todos os seus futuros carros totalmente elétricos sem couro, usando, em vez disso, materiais de alta qualidade feitos de fontes sustentáveis.
Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados.
Conheça mais detalhes do Volvo C40: