Nem bem chegou e o sedã do Golf GTI já está com fila de espera de 90 dias. Produzido e lançado no México em março, o novo Jetta GLI já deveria estar nas concessionárias brasileiras, a R$ 216.990.
Nesse valor, é a melhor opção para quem busca um carro com pegada esportiva e nervosa, já que o único concorrente direto seria o Toyota Corolla GR-S, mas com motorização inferior ao Jetta GLI. Mas já se esgotou rapidamente com as pré-vendas e agora precisa ser encomendado.
Além da reestilização, o sedã esportivo chega melhor equipado, agora com tecnologias semi-autônomas e novidades mecânicas, como a adoção do novo câmbio DSG automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. O único opcional é a cor metálica ou perolizada.
No autódromo do Circuito Panamericano, em Elias Fausto, no interior de São Paulo, pudemos conferir que a maior novidade está na adoção da transmissão automatizada DSG de dupla embreagem com 7 marchas, que aposenta a antiga caixa de 6 velocidades. O torque máximo permanece nos 35,7 kgfm, disponíveis já a partir de 1.500 rpm.
O bravo motor 2.0 turbo (conhecido pela sigla 350 TSI) ganhou 1 cv e agora entrega potentes 231 cv. Jetta GLI precisa de 6,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 249 km/h.
Design
No exterior, o GLI recebeu faixa de linha em full LED, que emoldura a grade vermelha com detalhes em “colmeia” na cor preta. O perfil lateral distinto do Jetta com linhas arrojadas casa a nova frontal, com as caixas de rodas traseiras alargadas.
As molduras das janelas são pretas, seguindo o tom esportivo do modelo. Na parte traseira, o novo difusor, também no design em “colmeia”, cerca o novo de escape, agora com ponteiras mais ovaladas, entregando um som ainda mais característico ao GLI. A iluminação traseira full LED, assim como segue em frente.
O sedã conta com duas cores novas exclusivas, o Vermelho Kings e o Azul Rising, ambas metálicas. A oferta ainda oferece o Branco Puro e o Cinza Puro como opções contínuas e o Preto Mystic como personalizado.
Interior
Na cabine, o Jetta GLI está mais refinado, com espaço de carga interior e com amplo espaço de carga. O entre-eixos de 2,68 metros entrega conforto de sobra para passageiros no banco traseiro. O novo design também aumentou em 38 mm o cumprimento do Jetta, agora com 4.747 mm no total.
O porta-malas tem capacidade para 510 litros, enquanto o tanque de combustível abriga 50 litros.
O cockpit é um ambiente focado no motorista e surge renovado com tonalidades escurecidas, que contrastam com os novos detalhes horizontais em vermelho no painel, feito material “soft-touch”.
Outros destaques são os acabamentos de portas com costuras ajustadas, seguindo uma tendência de costuras nos bancos e não volantes, características únicas do GLI. A cabine ainda recebe uma iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez núcleos disponíveis.
Nas mãos de quem está no comando do GLI está o novo volante revestido em couro. Agora, com controles inéditos “touch”, apresentados em modelos como ID.3, ID.4 e ID. Buzz, apresenta nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos. Logo atrás, aletas suportam uma troca de marcha mais esportiva para o câmbio DSG.
O painel recebeu o VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas, 100% desenvolvido no Brasil e já comercializado em mais de 70 países. Além da conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, uma central conta com diversos aplicativos disponíveis para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone.
O Jetta GLI vem com um HD interno de 10 GB, também para apps e músicas. Além disso, todas as configurações do carro e cabine são feitas diretamente no VW Play, integrando os controles em um único lugar.
E uma central conectada ao Active Info Display, painel de instrumentos digitais configuráveis com 10,25 polegadas. Os grafismos na cor vermelha são exclusivos do GLI e apresentam diferentes modos de visualização dos mostradores e modos de exibição do veículo.
O sedã ainda possui uma variedade de recursos de conforto e chuva como acessórios automáticos, espelhos laterais, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de retrovisor automático, carregador para smartphone C, ar-condicionado digital Climatronic de zonas e acesso sem chave com partida por botão.
Equilíbrio
No conjunto de tração, o diferencial de limitação com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ), que monitora os dados de velocidade e força G lateral. Com isso, o sistema faz ajustes precisos para manter um equilíbrio ideal de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda com maior capacidade de tração na curvatura.
Esse recurso, inédito no mercado, aumenta a velocidade em curvas e o prazer de dirigir esportivamente. O motorista pode configurar o comportamento do disponível (Eco, de quatro modos Sport e Individual), que ainda usa, na resposta de marcha e na velocidade das trocas disponíveis.
O sistema de direção progressiva tem assistência elétrica e relação variável, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. A direção da cremalheira se mantém mais espaçados em relação ao centro, comparado a uma direção comum, respondendo rapidamente ao conjunto entrar em uma curvatura ou ajudando a reduzir o esforço para a direção total da direção, como em uma baliza. Em velocidades mais altas, a direção ajusta a relação, para entregar uma reação direta e precisa de condução.
Esse conjunto fica completo com as novas rodas de liga-leve diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18. O GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na frente e discos de 300 mm na parte traseira.